Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing de Conteúdo e E-mail Marketing: Juntos para engajar seu público

18/01/2017 às 12:35 Hospedagem de Sites Marketing

Marketing de Conteúdo e E-mail Marketing: Juntos para engajar seu público

Não importa se você é um veterano e ‘’manja’’ muito de marketing digital e conteúdo, tem horas que você não está inspirado e precisa de exemplos para criar ‘’rotas criativas’’. Fora que tudo muda muito rápido, não é? O que é ótimo hoje, amanhã pode ser ruim. Por isso, é sempre bom pensar em novos meios para aperfeiçoar todo o trabalho e, no caso do e-mail marketing, transmitir uma mensagem otimizada, sobretudo quando se trata de convencer pessoas a aderir a determinado produto ou serviço.

Veja também nosso post: Dicas para aumentar a conversão com o E-mail Marketing   

Sabemos que artimanhas genéricas e usuais já estão saturadas e ninguém aguenta mais os mesmos termos e palavras. Isso leva a crer que a empresa/pessoa em questão que divulga tal informação não está interessada em fazer um marketing de conteúdo interessante e que garanta ótimos resultados. Uma prática comum e que é péssima é focar sempre em algo único como regra geral em todas as campanhas, mantendo quase sempre tudo aquilo que as pessoas já viram/leram.

De certa forma, isso incomoda. Não mostra originalidade e nem engajamento para unir um marketing de conteúdo ao e-mail marketing. E, claro, isso pode afetar negativamente e ser o motivo principal para a taxa de rejeição alta e pouca conversão. Logo, voltamos à reflexão do início do post: mesmo se um profissional entende muito de marketing, mas não está disposto a se atualizar, focando sempre nas mesmas estratégias, isso pode ser prejudicial e acabar com todo o trabalho em longo prazo. 

Esse é um problema comum em muitas empresas. A experiência nem sempre é um ponto fundamental, isso em qualquer área. É preciso que a pessoa responsável pelo marketing em todos os níveis esteja aberta a transformar essa ferramenta em métodos efetivos. Se algo não dá certo, por que não mudar? Se o conteúdo não funciona de tal forma, por que não investir em outra abordagem? Pois é! O pior não é errar, falhas sempre acontecerão, e sim insistir nisso como se fosse a ‘’receita única’’ de sucesso – e mesmo vendo que não é e não funciona mais. Complexo, mas que tem solução, ainda bem.

O que precisa ficar claro é que podemos unir um bom marketing de conteúdo a todos os serviços, sobretudo com o e-mail marketing, com a proposta principal de engajar o público e gerar muitos ganhos para uma loja virtual ou site. Isso é um ótimo diferencial atualmente e que realmente conquista os clientes. Oferecer um conteúdo de qualidade deve ser prioridade para todos os comerciantes e desenvolvedores. Pensar como o cliente recebe tal informação é fundamental, por isso, é péssimo transmitir qualquer coisa, com erros, com pouca relevância e que ninguém quer ler. 

Então, quais são as estratégias que dão certo? Bom, há dicas que podem fazer toda a diferença, unindo um ótimo marketing de conteúdo ao e-mail marketing e fazendo essa ferramenta trazer excelentes resultados. Quais? É o que vamos tratar no próximo tópico!

Produzir conteúdo relevante é tão difícil assim?

A relevância é exclusiva para cada consumidor e deve chegar à pessoa certa no momento certo. Concentre-se em produzir algo que seu público vai apreciar e confiar o suficiente para literalmente ‘’comprar’’ a ideia. É claro que produzir conteúdo é um grande problema para quase todos, mas solução pode vir de várias formas: com a contratação de redatores profissionais ou manter os funcionários (ou você mesmo) com atribuição de tarefas em tempo otimizado, sem pressão para produção. 

Já para torná-lo relevante, o texto deve transmitir os valores da proposta e o que você quer realmente comunicar aos clientes, com métodos convincentes e escrita orgânica, na promessa de respostas às perguntas deles, sempre de maneira educada e mostrando todos os pontos da divulgação. Você nunca deve forçar uma situação e subestimar a inteligência da pessoa, mas mostrar um benefício e formas de engajamento de modo natural. Ele vai saber que o e-mail tem uma meta de venda, mas pensa que pode se surpreender com algo que realmente chame atenção e encante – essa é a palavra, o encantamento, e você deve trabalhar para fazer com que os consumidores se sintam assim sempre.

''Reutilizar'' para produzir um bom conteúdo: já pensou nisso?

Já pensou que informações de seu site no geral podem ser reutilizadas em suas mensagens de e-mail, dando um plus no e-mail marketing? Pois é. Na verdade se trata de integrar tudo em todos os meios, podendo ser uma causa única ou com diversas vertentes. O importante é sempre se preocupar com dados de qualidade e que tragam uma ótima estrutura. 

Tire mais as suas dúvidas em: Dicas de como criar um conteúdo viral

No caso de um blog, transmitir os conteúdos mais populares é uma forma de reforçar a conteúdo, tanto quebrando aquele estilo formal que muita gente pensa que é regra na construção de um e-mail, quanto investindo em interatividade e novas maneiras de transmissão. Hoje em dia as pessoas querem ler coisas novas, na linguagem que estão acostumadas a ver nas redes sociais, sem aquele texto engessado que não pega bem em muitos casos. Portanto, focalizar no desenvolvimento de ideias mais ricas valoriza o trabalho em muitos ângulos diferentes.

Que tal usar conteúdo gerado pelos próprios usuários?

O conteúdo gerado pelo usuário inclui muitas coisas, como fotos, vídeos, comentários e interações no geral. Você pode usá-los em suas campanhas de marketing por e-mail para falar diretamente com outros consumidores sobre seu produto ou serviço. É uma tática importante tanto para que os clientes possam se conectar uns com os outros quanto para perceberem que você se preocupa com o que têm a dizer. 

Ah, mas eu ainda não tenho feedback suficiente para usar. O que acha, então, de usar as redes sociais? Elas incentivam a inclusão de elementos visuais, mas tem mais de um tom de conversação fácil, com muitas histórias para compartilhar e se inspirar. Um método interessante que gera até ideias de marketing de conteúdo e que podem linkar para um tema que está em alta no momento, afinal, tudo que é tendência está nesse meio. E é claro que não precisa esperar que os seguidores façam isso. A ideia é instigá-los a participar e considerar suas opiniões. Segundo especialistas, é um modo interessante e que mostra a total interação das empresas com seus clientes. A originalidade conta muito, especialmente para os novatos. 

Portanto, nada melhor que unir um marketing de conteúdo interessante e original ao e-mail marketing se desprendendo de amarras que não levam a nada e só atrapalham. A ideia é sempre estar ligado e criar sua própria identidade e personalidade, para ser conhecido pelas coisas boas e vantagens. Pode não parecer uma tarefa fácil, mas aos poucos conseguimos grandes resultados. A questão é testar e mudar sempre. Que tal começar a pensar nisso agora?

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: