Dicas rápidas para aumentar a conversão com o E-mail Marketing!

Dicas rápidas para aumentar a conversão com o E-mail Marketing!

Categoria: Email Marketing

13/06/2016 às 10:03

Dicas rápidas para aumentar a conversão com o e-mail marketing

 

E-mail marketing é uma estratégia primordial para toda empresa. Fidelizar um cliente é um desafio diário que, quando dá certo, traz muitos benefícios para qualquer grupo. Por isso é preciso pensar em campanhas e alternativas para melhorar cada vez mais a conversão de pessoas comuns em potenciais compradores.

Não é fácil encontrar a receita perfeita para aumentar o número de cliques e o interesse do cliente em acessar a publicidade e comprar um produto, porém, sempre há estratégias ideais e dicas rápidas para aumentar a conversão com o e-mail marketing.

 

O cliente é o mais importante

Quem não gosta de se sentir importante recebendo uma mensagem personalizada, uma promoção ou uma mensagem com novidades exclusivas? O problema acontece quando esse nível extrapola e passa dos limites. Ninguém merece acessar o e-mail e se deparar com a caixa de entrada lotada de mensagens de Spam todos os dias. É aí que todo o plano de e-mail marketing vai por água abaixo, e a taxa de conversão pode ficar inexistente.

A primeira coisa a fazer é se colocar no lugar do cliente. Todos somos clientes, logo, o que não é bom para a gente dificilmente será bom para o outro. Pensar na estrutura do serviço é um passo primordial, avaliando o que dá certo e o que não é bem-aceito. É óbvio que, se sua taxa está baixa em todos os aspectos, é um forte motivo para se preocupar – e claro, mudar.

 

Como melhorar o E-mail Marketing?

Para funcionar perfeitamente e gerar bons resultados para a empresa, o E-mail Marketing segue um processo de 4 etapas. É nessa hora que, por meio das métricas, devemos analisar um por um.

A taxa de entrega é o primeiro passo: o cliente precisa receber a mensagem, independente dos níveis seguintes.

A campanha diz muito nessa hora. O que mais vemos por aí são coisas genéricas, com um assunto tão clichê que ninguém perde tempo lendo. O destaque é primordial, lembre-se que palavras podem conquistar pessoas tanto quando a linguagem oral. Ninguém quer se sentir mais um: a empatia sempre vale a pena, além de um texto intimista e pessoal, como se você estivesse falando com a pessoa diretamente.

As redes sociais estão aí para provar que uma linguagem básica e direta está em alta. Muita gente não tem paciência para aquelas mensagens engessadas e chatas. Por isso, investir em um bom texto é uma alternativa fundamental para aumentar a conversão.

É aí que chegamos na taxa de abertura. Segundo especialistas em Marketing Digital, 10% dos e-mails enviados que são lidos já representam uma boa métrica. Se você passar disso, então, pode comemorar: seu plano de E-mail Marketing está dando certo e tendo um bom destaque.

Porém, não adianta ter uma chamada incrível e uma mensagem ruim. O miolo deve ser tão importante quanto o assunto. Nessa hora, é interessante pensar em algo que faça sucesso no momento, algo que está em alta na web. Curiosidades também costumam chamar atenção!

Um exemplo bacana é focar em dias comemorativos. Embora possa parecer algo clichê, o que conta nessa hora é ir além do convencional que todas as empresas fazem. Ao invés do velho ‘’Nesse Dia das Mães, descontos de 20%’’ ou ‘’Aproveite o Dia das Mães com presentes exclusivos para ela’’, que tal a chamada “Qual tipo de mãe é a sua? ”

Prepare um texto legal e integre o assunto para a loja, pode ser no meio ou no final da publicação. A ideia é fazer o cliente gostar da mensagem e convencê-lo que será importante comprar algo para uma pessoa que ama e para ele mesmo. São inúmeras possibilidades, por isso a criatividade é essencial para melhorar a conversão na sua campanha do E-mail Marketing.

Vale também algumas dicas e regras: listas sempre fazem sucesso, por tratar do assunto rapidamente e de forma clara (10 coisas, 7 curiosidades…); já o texto deve ter em torno de 100 palavras para não cansar, além de uma linguagem direta, como se fosse um bate papo, sem muitos detalhes técnicos e de difícil compreensão.

O terceiro passo é taxa de cliques. Chegar nesta etapa já é uma grande vitória em meio a tanta concorrência e spam gerado na rede. Além do texto, o design deve ser atraente e profissional. O cliente precisa levar a sério e entender que é algo interessante para ele.

Nessa hora, há dois pontos fundamentais que te levam à derrota ou à vitória: o e-mail precisa carregar rapidamente. Ninguém gosta de esperar e provavelmente vai desistir se a imagem demorar para abrir. Aposte no código HTML e fotos com boa qualidade, mas em tamanho pequeno.

O outro ponto é o layout. Hoje em dia, muita gente acessa o e-mail por smartphones e tablets. Pensar em algo só para computadores é um erro péssimo e que pode acabar com todo o seu trabalho. A mesma estratégia é imprescindível para o site.

É aí que chegamos à etapa final e mais importante: a taxa de conversão. Agora, é papel do site garantir que o cliente tenha confiança e encontre tudo o que foi prometido anteriormente. Mantenha sempre a página de acordo com o e-mail para melhorar a familiaridade, além de um carregamento rápido para evitar aborrecimentos.

Tudo deve ser bem prático, por isso a integração do e-mail marketing com o site é essencial para garantir a compra e melhorar a taxa de conversão. Além disso, um bom layout pode incentivar o cliente a passar mais tempo navegando na página e garantir mais vendas.

Segundo especialistas, a conversão acima de 1% já é de grande ganho para a empresa. Quando a venda é de um produto caro, faz ainda mais diferença. Mas, para isso, é importante seguir todas as etapas adequadamente, sempre com bom senso e se colocando no lugar do cliente.

 

 

Fique atento!

Evite ficar espalhando spam por aí, é um método ruim que mais prejudica do que ajuda sua marca. Respeito também é essencial: ofereça a opção para o cliente sair do mailing caso se sinta incomodado com as mensagens.

Por último, acompanhe e revise as métricas com frequência. Pense sempre no novo e em maneiras de se destacar. Assim, você pega o jeito e consegue melhorar a conversão na sua campanha do E-mail Marketing de forma inteligente e eficaz.

 

Ainda não tem Email Marketing acesse nosso site e confira nossos planos de Email Marketing a partir de R$45.

Talvez você goste

Top