Dicas de como criar um conteúdo viral

Dicas de como criar um conteúdo viral

Categoria: Marketing

08/11/2016 às 13:48

Dicas de como criar um conteúdo viral

 

Se você tem um negócio e anda se perguntando sobre como criar conteúdo viral a fim de torná-lo mais conhecido, veio parar no lugar certo. Hoje, além de abordarmos questões relacionadas a como criar conteúdo viral na internet, procuraremos também contextualizar o leitor, reforçando dados através de pesquisas científicas e mostrando o passo a passo que pode tornar um conteúdo viralizável.

Veja também nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog   

Está preparado? Então continue com a gente!

Por que viralizar?

Fazer um conteúdo viralizar é importante por diversos motivos. Um conteúdo viral é praticamente impossível de ser ignorado. Ele causa tantas sensações e emoções que o leitor acaba sentindo-se na obrigação de compartilhá-lo com sua rede de amigos.
E isso é ótimo para as empresas, que acabam divulgando a marca, disseminando conteúdo e ainda sendo relevante para os seus consumidores.


Quais conteúdos viralizam?

Quando pensamos em como criar conteúdo viral na internet, logo imaginamos um mar de números: likes, comentários, menções, compartilhamentos, compartilhamentos sobre compartilhamentos etc. Mas por que alguns de seus conteúdos causam esse alvoroço todo e outros simplesmente são abandonados pelo público?

Apesar de parecer tudo meio aleatório, existe uma lógica científica bastante interessante por trás disso, e é justamente dela que vamos falar a partir de agora!

Quando pensamos em como criar conteúdo viral, é preciso refletir sobre alguns aspectos da criação de conteúdo na web.


Blog Post

Os blog posts estão no topo da lista. São dinâmicos, fáceis de ler e podem condensar ideias interessantes, criando no usuário uma vontade incontrolável de compartilhá-lo em alguma de suas redes sociais.

Quizzes

O que dizer dos quizzes? As pessoas simplesmente adoram respondê-los e compartilhá-los para provar seu conhecimento sobre determinado assunto!

Vídeos

quando pensamos em como criar conteúdo viral na internet, não podemos ignorar os vídeos. 68% dos usuários mobile acreditam ser esta a solução perfeita para o consumo de conteúdo na web.

Infográficos

informações relevantes, bem distribuídas e com apelo visual sempre fizeram sucesso na internet.



Quais os motivos que levam as pessoas a compartilhar conteúdo na internet?

Agora que já falamos um pouco sobre quais tipos de conteúdos viralizam, vamos falar das razões científicas que fazem com que as pessoas compartilhem conteúdos na internet.  A lista é um pouquinho longa, mas vale a pena prestar muita atenção. Seu conteúdo será propenso à viralização caso:


    1. Seja engraçado
    2. Seja incrível
    3. Seja inacreditável
    4. Seja emocional
    5. Seja dramático
    6. Seja embaraçoso
    7. Seja Útil
    8. Seja bonitinho ou fofo
    9. Seja divertido
    10. Seja provocativo
    11. Esteja de acordo com nossa visão de mundo
    12. Seja reflexivo
    13. Não esteja na mídia tradicional
    14. Faça outra pessoa sorrir


Seu conteúdo contém alguma característica citada aqui? Então ponto para você, pois ele está mais próximo de ser viral!

Além disso, é legal dizer que, de acordo com Johan Berger, em seu livro “Contagious - Why Things Catch On”, pessoas compartilham conteúdos para posicionarem-se como descoladas, inteligentes ou divertidas. Esta é uma excelente sacada, já que dá a você o poder de pensar como o seu leitor antes mesmo de produzir um conteúdo.
O que poderia vir da sua empresa que, se compartilhado pelo público, o fará parecer mais descolado, inteligente e/ou divertido?

Se sua meta é aprender sobre como criar conteúdo viral, talvez refletir sobre essa questão seja algo realmente importante!


Mas o que fazer para criar um conteúdo Viral?

Bem, agora que já vimos qual tipo de conteúdo viraliza e porquê, chegou a hora de tratarmos especificamente sobre como fazer um conteúdo viralizar.

Seja útil

Conteúdos que trazem ideias úteis estão entre os mais compartilhados da internet. Antes de disponibilizar uma peça de conteúdo, pergunte-se: como isso ajuda o meu público?

Conte uma história

A essa altura do campeonato, você provavelmente já ouviu falar de storytelling, certo? Conte uma história cativante com o seu conteúdo, isso toca o seu leitor e aumenta as chances de viralizar sua peça.

Encontre um contexto

Segundo o mesmo livro de Johan Berger já citado aqui, falar sobre temas cotidianos soa mais interessante para as pessoas do que eventos esporádicos. Se você quer criar um conteúdo viral, encaixe suas produções nas tendências do momento, surfe as ondas da internet.

Faça diferente

Como já dissemos, pessoas gostam de compartilhar conteúdo que as diferencie das outras, seja tornando-as mais divertidas, descoladas ou inteligentes. Sendo assim, nada de criar mais do mesmo. Esforce-se para diferenciar o seu conteúdo e, dessa maneira, cativar o público.

Chame a atenção

Ao falarmos sobre como criar conteúdo viral, não temos como deixar de tocar no assunto “moeda social”, a moeda utilizada pelos usuários para gerar impressões positivas em seus amigos e familiares.
Sendo assim, trate de criar conteúdo interessante e que chame a atenção, só assim haverá o interesse do leitor em compartilhá-lo.

Evoque sentimentos

E, por último, quem é que consegue ficar imóvel perante um conteúdo que cause uma explosão de emoções? Sejam eles positivos ou não, os sentimentos são os fatores que mais contam no momento de fazer um conteúdo viralizar na internet.

 

Esperamos que tenham gostado.

Até Mais!
 

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top