Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Freela: Os pecados capitais no atendimento ao cliente

31/05/2019 às 15:27 Redes Sociais

Freela: Os pecados capitais no atendimento ao cliente

Seguir uma carreira de freelancer significa que você deve enfrentar diversos obstáculos que não enfrentaria em outros tipos de trabalho.

Quando você trabalha por conta própria, precisa fazer as tarefas de toda uma empresa por si só, desde a captação de clientes até a realização do trabalho, passando, é claro, pelo atendimento.

E essa costuma ser uma das partes mais difíceis para alguns que não tem muita experiência em se comunicar. Porém, já que essa também é uma das partes mais importantes da carreira de um freela, fizemos uma lista com os pecados capitais no atendimento ao cliente.

Quer saber quais são? Confira agora!

Baixa qualidade do serviço

O primeiro e mais básico pecado capital no atendimento ao cliente de um freela é a baixa qualidade do serviço prestado. Quando você se compromete a finalizar um trabalho, é necessário assegurar que o que você faz vai ser bom para o seu cliente.

Em outras palavras, de nada adianta fazer o trabalho apenas por fazer, você precisa entender como isso pode beneficiar quem procura seus serviços e fazer com que a qualidade dele atinja esses objetivos.

Quanto melhor for a sua entrega, mais clientes você vai conseguir e mais oportunidades de avançar em sua carreira você terá.

Conheça o nosso serivço de E-mail Marketing! Nós possuimos preços a partir de R$45,00 mensal com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes). Confira já todas as vantagens!

O não cumprimento de prazos

Outro grande erro que nunca deve ser cometido é o não cumprimento de prazos na hora de entregar um determinado trabalho.

Tudo precisa estar combinado entre o freelancer e o cliente antes que o trabalho se inicie: Os prazos, os detalhes sobre o trabalho e o pagamento.

Apenas após isso estar conversado de maneira correta é que você deve começar. Isso porque, se você acha que não consegue cumprir os prazos estipulados, muitas vezes é melhor nem começar ou então convencer o cliente de que você precisa de mais tempo.

O que você não pode fazer em hipótese alguma é aceitar um trabalho que sabe que não vai conseguir entregar a tempo. Pense nisso.

Fazer mais do que realmente consegue

Essa dica tem uma relação direta com o que acabamos de falar sobre o não cumprimento de prazos.

Todos os detalhes entre você e o cliente devem estar conversados e você precisa saber exatamente o quanto consegue e se consegue realmente realizar aquele tipo de trabalho.

Assim como o não cumprimento de prazos, o não cumprimento de todas as tarefas que você prometeu pode comprometer a sua imagem não apenas com esse cliente, mas com todo o mercado.

E esse é um dos grandes pecados capitais no atendimento ao cliente de um freela.

Falta de comunicação

A falta de comunicação é um dos grandes problemas quando falamos em atendimento ao cliente. É verdade que tudo deve estar conversado antes do trabalho iniciar, mas muitas vezes dúvidas podem surgir ou até mesmo ideias e sugestões que você queira dar ao cliente.

Ao invés de simplesmente colocar essas ideias no trabalho, o mais recomendado é entrar em contato com o cliente o perguntando se isso é viável ou não.

Quanto mais informações você tiver, mais satisfeito ficará o seu cliente, o que é extremamente positivo para a sua imagem no mercado.

Saiba a hora de dizer não

Outra dica que tem a ver com a quantidade de trabalho que você aceita fazer. Existem muitos casos em que os seus clientes simplesmente pedem coisas que você não vai conseguir fazer.

Conversar com eles e saber dizer não é importante. E não estamos falando de simplesmente falar que não vai fazer o trabalho, mas sim explicar por que não é possível fazer tantas coisas em um prazo curto, por exemplo, ou então negociar datas e demandas para que a entrega saia com uma qualidade maior.

Lembre-se: A comunicação é a chave para qualquer relacionamento dar certo, inclusive o do freela com o cliente.

Leia também: O que é e-mail marketing?

Não leve para o lado pessoal

Quando trabalhamos como freelancers, muitas vezes deixamos as formalidades que uma empresa possui, de lado.

Isso pode ser benéfico em diversos sentidos, porém, quando surge algum problema, quando o cliente possui alguma reclamação ou quando você precisa corrigir erros, você não deve levar esses assuntos estritamente profissionais para o lado pessoal.

Uma de suas principais tarefas como freelancer é saber fazer essa divisão, o que é saudável para a sua carreira e para a sua vida.

Mantenha sua palavra

O último pecado capital no atendimento ao cliente de um freela pode ser considerado um resumo de tudo o que falamos nesse artigo.

Quando uma coisa é combinada, você precisa cumprir esse acordo, seja em o prazo, de valores, de entrega ou qualquer outra coisa.

É esse tipo de detalhe que faz com que você não seja só mais um freelancer no mercado, mas uma referência de profissionalismo e de qualidade.

Considerações finais

Seguir as dicas dessa lista com certeza vai te ajudar no que diz respeito a comunicação e a qualidade do seu serviço, mas uma grande dica que podemos dar aqui é não se limitar apenas a ela.

Entenda o que os seus clientes desejam de você, saiba qual é a imagem que você passa para eles e use isso a seu favor.

Você também pode se interessar: Como aumentar a conversão com e-mail marketing

É muito importante entender quais são os principais pecados capitais no atendimento ao cliente de um freela.

Essa pode ser a chave para o sucesso ou o fracasso de sua carreira, por isso é necessário se dedicar muito tempo a desenvolver habilidades que façam com que o seu relacionamento seja o melhor possível.

Se um freelancer precisa realizar as tarefas de uma empresa toda sozinho, a falha em uma das tarefas pode comprometer todas as outras.

Evite cometer esses erros e, o mais importante, sempre continue tentando avançar em sua carreira. Os erros sempre acontecem, mas saber corrigi-los é o que faz com que você possa evoluir.

Gostou de nosso post? Compartilhe: