Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Plugins e Funções para personalizar o painel WordPress dos seus clientes

08/09/2018 às 16:56 WordPress

Plugins e Funções para personalizar o painel WordPress dos seus clientes

Entregar um projeto de um site ou blog em WordPress é muito bom, ter o cliente satisfeito com o resultado, trazer mais um cliente para a lista de futuros projetos, aumentar o portfólio, mas e se você puder deixar tudo melhor ainda? Veja como nesse pequeno guia.

Trazer personalizada para os seus projetos é um diferencial na hora de atrair a atenção dos seus clientes para futuros contatos.

Painel WordPress

Mostrar preocupação em trazer recursos que facilitem a adaptação desses usuários iniciantes na plataforma é sempre uma maneira de tornar mais simples o seu suporte a ele, menos dificuldade são menos perguntas, e todos saem ganhando.

Você pode usar alguns plugins na hora de realizar essa tarefa, pode criar sua própria versão desses plugins, adaptadas para as suas necessidades e de seus clientes, da sua persona, ajustar seu tema para contribuir mais ainda para esses ajustes através de funções específicas, como: 

  • Remover paineis desnecessários,
  • Criar paineis necessários,
  • Incluir informações úteis,
  • Criar menus de ação rápida,
  • Remover itens que podem ser complicados para ele e que nem serão usados.

Criando a sua identidade, Fancy Admin UI

Se tratando de alterações visuais, o Fancy Admin UI é uma excelente escolha por trazer uma tarefa simples, criar uma interface visual personalizada e com cores que podem representar o seu negócio, a sua identidade visual, use dessa vantagem para criar algo exclusivo, que seja um diferencial visual e versátil na hora de entregar o seu painel administrativo.

Por ser um plugin código aberto, você pode usar o seu código como base e criar o seu fork dele, o que servirá para todos os seus futuros projetos.

Simplificando o painel administrativo, Adminimize

Se você gerencia o site do seu cliente e ele apenas realiza postagens e alguma outra tarefa mais simples, com o Adminimize você pode entregar um painel mais limpo, com menos itens no menu, o que vai trazer menos dúvidas na hora de usar esses recursos.

Você pode criar uma grupo de usuário específico para os clientes e com regras personalizadas para eles com níveis de acesso. 

Bônus

Você pode criar um novo grupo de usuário através da função add_role(), e definir as suas permissões e limitações, ajustando o que é necessário a rotina do cliente.

/**

 * Incluir grupo de usuário personalizado

 * functions.php

 */

add_role(

    'editor_basico',

    __( 'Editor Básico (Cliente)' ),

    array(

        'read'         => true,  // true allows this capability

        'edit_posts'   => true,

    )

);

Para mais detalhes e regras, consulte a documentação oficial: https://codex.wordpress.org/Roles_and_Capabilities

Crie painéis úteis

Através de painéis personalizados você pode criar itens importantes para guiar seus clientes, ter links para seus contatos, para itens de ajuda, telefone ou qualquer outro elemento que seja indispensável para manter a boa experiência do cliente com o seu projeto.

Através de uma simples função você pode criar esses elementos:

/**

 * Crie painéis personalizados

 * functions.php

 */

function isb_custom_dashboard() {

        echo '<p>Obrigado por concluir seu projeto conosco!<br/>

        Esse é o nosso painel informativo com contatos importantes.<br/><br/>

        <strong>Me envie um e-mail:</strong> <a href="mailto:freelancer@exemplo.com.br">freelancer@exemplo.com.br</a>.</p>';

}

 

function isb_dashboard_widgets() {

        global $wp_meta_boxes;

         wp_add_dashboard_widget('custom_help_widget', 'Informações úteis', 'isb_custom_dashboard');

}

add_action('wp_dashboard_setup', 'isb_dashboard_widgets');

Dessa forma você já pode mostrar ao seu cliente como criar um blog e também que não é difícil administrar essa plataforma tão usada por todos.

WP Help, uma base de conhecimento dentro do seu painel

Se você precisa sempre tirar as mesmas dúvidas dos seus novos clientes e até dos mais antigos, porque não criar uma base de conhecimento com todas essas perguntas e respostas direto no seu painel, dessa forma você economiza tempo e cria o habito de ter clientes que “se viram” sem se tornarem cegamente dependentes de você, o que algumas vezes gera uma quantidade excessiva de solicitações, muitas vezes não remuneradas e em momentos complicados.

Com o WP Help você precisa apenas cadastrar suas questões e elas serão exibidas de forma simples e rápidas em forma de páginas de acesso rápido, e o melhor, o plugin oferece um recurso de sincronização de uma fonte.

Ou seja, você pode criar a sua base de conhecimento em seu painel principal e usar ela para servir de fonte para o painel de cada cliente através da sua chave secreta.

Os tópicos são atualizados diariamente e com as customizações de permissão do plugin Adminimize você bloqueia o acesso as configurações, deixando assim o painel blindado contra alterações erradas.

Dica extra

Você pode incluir uma função simples no seu tema, fazendo com que os plugins do seu repositório pessoal não sejam desativados pelo painel, isso é uma pequena vantagem porque impede que seus clientes menos experientes acabem mexendo no que não devem e acabem desconfigurando alguma coisa, o código é bem simples, bastando apenas ajustar para os seus temas.

/**

 * Impede que os plugins sejam desabilitados

 * functions.php

 */

 add_filter( 'plugin_action_links', 'disable_plugin_deactivation', 10, 4 );

function disable_plugin_deactivation( $actions, $plugin_file, $plugin_data, $context ) {

// Remove edit link for all plugins

if ( array_key_exists( 'edit', $actions ) )

unset( $actions['edit'] );

// Remove deactivate link for important plugins

if ( array_key_exists( 'deactivate', $actions ) && in_array( $plugin_file, array(

'isbrasil-lab-ui/isbrasil-lab-ui.php',

'meu-segundo-plugin/plugin.php',

'meu-terceiro-plugin/plugin.php'

)))

unset( $actions['deactivate'] );

return $actions;

}

Alterando o caminho dos plugins você cria um painel personalizado só para os seus complementos, que como pode ser visto na imagem, não podem ser desabilitados pelo painel.

Conclusão

Criar um ambiente personalizado e funcional não é uma tarefa complicada, com poucos minutos você pode criar uma tática que irá gerar uma excelente relação com o seu cliente, trazendo praticidade e simplicidade ao seu painel e ao seu projeto como um todo.

As personalizações podem ser feitas dependendo do nível de conhecimento do cliente e quais os itens ele irá realmente usar, de ajustes básicos aos mais avançados você tem o controle total de todos os itens.

Gostou de nosso post? Compartilhe: