Entenda porque um logotipo bem elaborado é tão relevante para uma empresa

21/01/2019 às 11:35 Marketing

Entenda porque um logotipo bem elaborado é tão relevante para uma empresa

Um logotipo ajuda a refletir sua personalidade, atitude e o profissionalismo de uma empresa. Trata-se muito mais do que apenas um nome ou design, ele é vital para a relação da marca com o público e permite transmitir valores importantes de uma companhia.

No entanto, por mais que o logo seja criativo e bem trabalhado, é normal que ele demore um certo tempo até que ganhe uma forte identificação com o público. Sagi Haviv, sócio da firma de design gráfico Chermayeff & Geismer & Haviv (CGH), de Nova York, partilha desse conceito.

A CGH, pioneira no movimento moderno de design gráfico, é uma companhia de muita credibilidade em território norte-americano e foi responsável pela criação de grandes logos nas últimas décadas, como a National Geographic, a NBC e a Mobile, por exemplo.

“Nunca é amor à primeira vista”, diz ele. “Um bom logotipo, uma boa marca registrada, ganha significado e poder ao longo do tempo”, afirma Haviv. De fato, assim aconteceu com a mudança do logo do Instagram, por exemplo: de início causou rejeição – mas, depois as pessoas se acostumaram.

O objetivo mais relevante de um logotipo é ajudar os clientes a identificar a empresa de forma direta e de rápida associação com a marca. Não por acaso, logos de grandes multinacionais são memoráveis e simples, como é o caso da Apple e sua inconfundível maçã mordida.

No ramo do entretenimento online, um exemplo de logotipo simples e bem descritivo é o da Betway. Fundada em 2006, a empresa britânica é líder de mercado e carrega com ela um logo que é fácil de ser associado com a empresa. Além disso, a ortografia da marca facilita a soletração, aspecto muito importante que não deve ser ignorado na criação de uma identidade.

Para Robert Jones, professor de branding na Universidade de East Anglia, um bom logotipo diferencia as empresas de suas concorrentes.

“Seu logotipo é como as pessoas o reconhecem e ajuda a expressar como você é diferente de seus rivais — mais quente, mais verde, mais forte e assim por diante. E as pessoas precisam de uma imagem para olhar. Como disse Aristóteles, 'a alma não pode pensar sem uma imagem'”, afirma Jones.

“Mas (ao mesmo tempo), as pessoas avaliam você não somente com base na força de seu logotipo, mas na qualidade de seu produto ou serviço. Portanto, todas essas coisas reais são mais importantes”, completa o professor.

A necessidade de mudança surge com o tempo

Também é importante ressaltar que até mesmo os logos consagrados necessitam de reformulações com o avançar dos anos e as mudanças de conceito entre gerações.

Em 2015, após uma restruturação, a Google teve uma pequena mudança no seu logotipo pela primeira vez em 16 anos e a alteração suavizou algumas das características das letras coloridas da marca.

Segunda a Google, que completou 20 anos de existência no ano passado, a mudança ocorreu porque um número grande de pessoas acessa o site por meio de smartphones — em vez de computadores desktop.

“Essa não é a primeira mudança na nossa aparência e provavelmente não será a última, mas nós acreditamos que a atualização é um grande reflexo de todos os jeitos que o Google trabalha para você por meio da busca, Maps, Gmail, Chrome”, afirmaram os executivos da empresa.

Em 2011, a tradicional cafeteria Starbucks resolveu remover todas as palavras do logotipo da marca. De acordo com a própria empresa, as mudanças na alteração do símbolo da Starbucks ocorreram pela necessidade de expansão da marca em outros setores, como em supermercados e demais pontos de venda — não exclusivamente em lojas da rede.

Como encontrar um bom designer gráfico?

Pode parecer clichê, mas nem todo designer é igual. Antes de contratar um determinado profissional para criação de um logo, é necessário verificar exemplos de trabalhos feitos pelo mesmo, procurar se informar sobre características e estilo de trabalho e saber se ele tem um portfólio com ótimos exemplos de design de logotipo.

Também é importante, caso tenha acesso, conversar com empresas que têm logos criativos e pedir recomendações de profissionais que encaixarão com o propósito de sua empresa.

Ainda que alguns sites disponibilizam logos grátis para baixar de acordo com o desenho criado pelo usuário, o ideal é sempre buscar uma ajuda profissional, principalmente por se tratar de algo muito crucial em uma empresa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: