Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Google 20 anos: Confira as principais novidades do buscador

18/10/2018 às 11:20 Novidades

Google 20 anos: Confira as principais novidades do buscador

No fim do mês passado, o Google completou 20 anos de existência. A empresa se tornou referência no mercado e tem buscado implementar novas ferramentas para tornar a informação mais acessível para pessoas de qualquer lugar do mundo.

A ideia da plataforma é tornar o conteúdo, de fato, globalizado, universalizando o acesso à informação. Por isso, o Google tem adotado várias mudanças no algoritmo e na concepção do buscador.

O objetivo é fazer com que as pessoas possam fazer jornadas informativas através de pesquisas no Google, descobrindo novos termos, novos assuntos e apostando também com o estímulo ao conteúdo por meio de imagens e vídeos.

Essa nova estratégia do Google vem junto com novas mudanças e neste artigo vamos apresentar as principais novidades do buscador, confira abaixo:

Não tenha mais problemas com 502 bad gateway! Aprenda comor resolver!

Aprofundar o processo de pesquisa dos usuários

Nos últimos tempos, a experiência do cliente tem sido um dos fatores mais importantes para a relevância de sites para o Google.

E nessa lógica, os profissionais do buscador perceberam que boa parte das pesquisas realizadas no buscam não são soltas.

O usuário consumidor atual é bem mais exigente do que era antes da disseminação ampla do meio digital. Com isso, as pesquisas avulsas deixaram de ser comuns.

Hoje, quem faz uma pesquisa no Google, em sua maioria, busca ampliar seu conhecimento sobre um assunto, buscar uma solução para um problema, etc.

Para estimular e melhor a experiência dos usuários, o Google tem apostado em criar uma jornada e não apenas em fornecer pesquisas. Está é uma maneira de utilizar a ferramenta que pode ajudar um estudante ou um empresário a agregarem conteúdo e conhecimento.

Com isso, o Google implementou algumas novidades. Os cartões de atividades (Activity Cards), por exemplo, têm a intenção de retomar buscas feitas anteriormente como forma de religar o seu interesse a um assunto.

Os Activity Cards são segmentados e aparecem de acordo com as novas pesquisas realizadas pelos usuários. O Google deve lançar esse recurso em todo o mundo até dezembro. O Google também tem implementado a possibilidade do usuário fazer coleções.

Esse recurso acontece de maneira semelhante em programas como o Pocket.

Com o recurso, os usuários podem selecionar e guardar conteúdos que consideram interessantes, mas que por algum motivo não conseguem dar a atenção devida no momento ou que seja proveitoso guardar para reler num futuro próximo.

O Google ainda complementa o serviço, dando opções de conteúdos complementares para cada coleção salva pelos usuários. Isso é mais uma maneira de aprofundar as pesquisas e estimular a busca por uma jornada de conhecimento.

Por último nesse tempo, será possível ainda criar subtópicos que tendem a facilitar as buscas, com a oferta de conteúdos relacionados para proporcionar os usuários a chance de encontrarem respostas para suas dúvidas de maneira mais fácil.

Esse recurso tende a identificar os artigos mais relevantes para cada tema e dando aos usuários com conteúdo factual e evergreen mais relevante dentro do buscador.

Confira também: Melhor Hospedagem de Site.

Descobertas de conteúdo

Ainda com a intenção de melhorar a experiência do usuário, o Google deve passar a prover soluções que busquem auxiliar o usuário numa descoberta e não apenas numa simples pesquisa.

O Google anseia deixar de ser apenas um site de buscas e se tornar um site gerador de experiências renovadoras para os internautas.

Com isso, o feed do Google, ou seja, cada pesquisa realizada se tornará num portal para novas descobertas, mais amplo do que acontece atualmente.

Para isso, a ferramenta está se repaginando e busca no uso de imagens e diferentes formatos de conteúdos como vídeos e áudios, os recursos necessários para transformar a experiência do usuário.

Com os novos recursos, será possível acessar conteúdos relacionados com os temas que o usuário mais busca e ainda dar a possibilidade de tradução das páginas para que ele possa ler, ouvir e ver conteúdo traduzido do idioma original para seu idioma nativo.

Aposta no conteúdo em vídeo

O Google também está mudando sua aposta em formato de conteúdo. Agora, o foco da plataforma é incentivar a criação e a distribuição de conteúdo visual, principalmente em vídeo.

Isso se dá pela necessidade de deixar a busca e o consumo de conteúdo mais acessível a todos os usuários.

Dentre as estratégias que devem ser estimuladas para prover o fácil consumo de conteúdo estão o AMP Stories e o Feature Videos. O AMP Stories é um recurso inspirado no sucesso recente do Instagram Stories.

Iniciado no Snapchat e ampliado em Instagram e Facebook, os Stories devem ser lançados mundialmente pelo Google nos próximos meses.

De início, a ideia é disponibilizar o recurso para artistas, atletas e instituições popularmente conhecidas. Porém, a ideia é que num futuro próximo, o AMP Stories possa estar disponível para todos os usuários que acessarem o Google.

Já o Feature Videos é um recurso semelhante ao conhecido featured snippets. Com isso, a ideia é disponibilizar vídeos para os usuários da plataforma de acordo com os temas pesquisados por eles.

Com isso, é possível oferecer uma experiência mais completa para os usuários e utilizar o recurso mais bem avaliado por eles, o vídeo, para facilitar o consumo de conteúdo para usuários de qualquer lugar do mundo.

O Google vem se preparando para transformar o mundo das pesquisas na web, apostando em interatividade e na produção de uma experiência inovadora e completa para favorecer o consumo dos usuários.

Isso pode ajudar a igualar as oportunidades de descoberta e consumo de informação em diferentes partes do mundo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: