Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para lançar do zero sua marca no Instagram e fechar as primeiras vendas

25/04/2019 às 12:05 Ajuda

4 dicas para lançar do zero sua marca no Instagram e fechar as primeiras vendas

O Instagram é a rede social mais efetiva quando a questão é engajamento e vendas. Com recursos de sucesso como o Instagram Stories, a plataforma tem tudo para bater o Facebook em 2019 e se tornar a maior rede social do mundo.

E lançar a sua marca no Instagram é importantíssimo e o mais recomendado a se fazer neste ano.

A rede tem um grande potencial de crescimento rápido de seguidores, engajamento e geração de oportunidades de negócio. Mesmo assim, muitos empreendedores enfrentam dificuldades para crescer na rede social.

Marca Instagram

Utilizar o Instagram para divulgar sua marca pode ser o diferencial entre fechar muitas vendas ou nenhuma, afinal hoje a marca instagram têm se mostrado uma dos melhores canais de venda entre todas as redes sociais.

Então se você já não têm dúvidas sobre o que é preciso saber antes de abrir um e-commerce, poder começar a apostar nesta rede social.

É por isso que criamos este artigo. Nosso intuito aqui é lhe dar dicas para lançar o seu negócio do zero no Instagram e consegue os primeiros seguidores, e principalmente, fechar as primeiras vendas.

Quem tem e-commerce ou trabalha com serviços por assinatura pode e deve aproveitar o Instagram para começar a movimentarem seus negócios.

Veja nossa lista de dicas abaixo:

  1. Use todos os espaços possíveis para a inserção de links
  2. Crie uma hashtag para sua marca
  3. Siga usuários ativos nas páginas de seus concorrentes
  4. Aposte no marketing de influência

Use todos espaços possíveis para a inserção de links

O Instagram possui alguns locais estratégicos para a inserção de links e se você quer não só atrair mais seguidores, mas levá-los para o seu site ou outras redes sociais da empresa, é importantíssimo aproveitar todos estes espaços para a promoção do seu negócio.

Crie links para o seu dentro do Instagram. O principal espaço para inserção de link é a bio do Instagram.

E como só dá para colocar apenas um link na bio do Instagram, o ideal é que você escolha o link do seu site.

Porém, não basta colocar o link para o seu site. Apesar de estar bem visível para quem acessa o perfil, existe algumas formas de otimizar o engajamento.

Em todos os seus posts no feed e nos stories, utilize a hashtag #linkinbio para levar seu público para o link do seu perfil.

Dica de ferramenta: Linkin.bio

O Linkin.bio é uma ferramenta que permite a colocação de vários links dentro de um só. Funciona assim: o link principal aparece na bio do seu Instagram.

Ao clicá-lo, o usuário é direcionado para uma página onde pode ver o link específico que cada post feito no feed do Instagram. A ferramenta tem um plano gratuito que permite até 30 postagens por mês.

Crie uma hashtag para sua marca

Quando se está começando, é possível explorar todas as maneiras de promover a sua marca no Instagram. Uma boa dica é criar uma hashtag para sua marca.

Dessa forma, você pode usá-las nos stories, e principalmente, em todos os posts do seu feed. Assim, os clientes também terão acesso aos seus posts pela hashtag, já que agora podem segui-las no Instagram.

E para potencializar ainda mais a hashtag, incentive os seus clientes a utilizarem em postagens na rede social. Muitas vezes, nossos clientes até postam nossas empresas, nos marcam na publicação, e isso ajuda na divulgação.

Como criar uma hashtag

E claro, se o cliente está tão engajado com a sua marca, não custa nada adicionar a hashtag do seu negócio. Pode parecer difícil, mas qualquer um sabe como criar uma hashtag para seu negócio: pode ser o nome da sua marca, por exemplo.

A padronização de uma hashtag pode centralizar todas as menções a sua marca no Instagram, fazendo que usuários que ainda não a conheçam, possam conhecer mais e ver provas sociais (relatos de clientes) no Instagram, sem nem terem entrado no seu perfil.

Isso potencializa as chances de ganhar mais seguidores engajados e aumentar as vendas.

Siga usuários ativos nas páginas de seus concorrentes

Essa é uma dica fundamental para quem está começando a conta de uma marca no Instagram. Explore a rede e encontra as principais marcas concorrentes.

Com isso, cheque postagem por postagem, com certeza, você achará muitos usuários ativos, que curtem, comentam as publicações de seus concorrentes.

Estes usuários podem ser a chave para as primeiras vendas, para potencializar o engajamento e promover a sua marca.

Por serem ativos nos seus concorrentes, provavelmente eles devem ter o costume de consumi-los. E se você possui produtos e serviços semelhantes, por que não oferecer para estes usuários?

A nossa dica é que você siga alguns usuários individuais ativos no Instagram de seus concorrentes.

É lógico que nem todos eles vão seguir a sua marca de volta, e muito menos, olhar o seu perfil, curtir suas fotos, etc. Porém, uma boa parcela destas pessoas tende a fazer isso.

Como eles já seguem contas sobre o seu ramo de atuação, eles demonstram mais interesse pelo tema, e por isso, se o seu perfil possui uma boa bio e um bom conteúdo, as chances delem passarem a seguir a sua marca é grande.

Aposte no marketing de influência

Outra excelente maneira de atrair audiência é apostar no marketing de influência.

Os influenciadores digitais são personalidades da web, bastante presentes no Instagram, que criam conteúdo sobre um tema específico e possuem muitos seguidores.

Como sua marca está começando, o ideal é que você busque alguns micro influenciadores, pessoas com contas entre 5 e 100 mil seguidores no Instagram para facilitar a conversa e a aceitação da proposta.

Muitos influenciadores podem aceitar permutas e ações estratégicas para o segmento da sua marca.

Dessa forma, você gasta relativamente pouco em relação a uma campanha de anúncios no Instagram e pode ter um retorno extremamente positivo.

Basta achar o influenciador certo para promover seus produtos no feed e nos stories, fazer uma prova social dos produtos, promover um sorteio (atrelado a sua página), entre muitos outros de ação.

Essa é uma excelente maneira de aumentar o seu número de seguidores qualificados no Instagram e realizar as primeiras vendas do seu negócio através das estratégias utilizadas na rede social.

Como fechar o Instagram

Se por alguma razão você decidir que o Instagram não serve mais para sua marca, pode fecha-lo acessando a opção de "Editar Perfil" e rolar até o fim onde encontrará a opção "Desativar minha conta".

Gostou de nosso post? Compartilhe: