Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Criar uma rádio online: a importância do Auto DJ

25/07/2016 às 13:39 Streaming

Criar uma rádio online: a importância do Auto DJ

Se você está lendo isso, provavelmente faz parte do público que está interessado no tema… E nós temos ótimas notícias para você!

Nós já escrevemos sobre muitos assuntos nesse blog. Dentre todos os posts, alguns podem interessar bastante àqueles que pretendem começar uma rádio online.

É o caso, por exemplo, dos textos onde falamos sobre o que é streaming? – noção essencial para quem está desejando começar transmissões na internet - e sobre como transmitir um culto online.

A internet e a revolução da comunicação

Antes de falarmos sobre o poder de uma rádio online ou mesmo sobre o que é o Auto DJ, precisamos contextualizar um pouco a situação.

Se antigamente somente pessoas importantes conseguiam reunir recursos para fundar um canal de televisão ou rádio no Brasil, hoje em dia tudo ficou mais fácil.

A chegada da internet representa, para a televisão, aquilo que a própria representou para o rádio há algumas décadas: uma ameaça em potencial!

Por mais que os canais de TV ainda sejam amplamente assistidos no mundo todo, existe a clara tendência de que esse número seja cada vez menor.

Com a chegada das novas gerações então, cada vez mais dinâmicas e interativas, as inclinações aos serviços digitais só aumentarão.

Dito isso, não é errado dizer que a internet está “democratizando” os meios de comunicação.

Por exemplo: se antes só jornalistas tinham o poder de dizer o que sairia na mídia ou não, hoje qualquer um sabe como criar um blog passo a passo para falar sobre o que quiser e na hora que bem entender. E o melhor: ainda pode ganhar dinheiro com isso!

Esse é o poder da rede mundial de computadores.

Você radialista

Montar uma rádio não é fácil. Há alguns anos, quando a internet ainda não tinha uma qualidade tão boa, era preciso levantar torres de transmissão, alugar espaços, abrir empresas, contratar funcionários….

Enfim, você poderia até conseguir, mas o planejamento levaria anos!

Com a entrada das novas tecnologias no mercado, tudo mudou. Se hoje você consegue criar um blog em poucos minutos na internet, o mesmo acontece com a rádio online.

Se você está procurando saber como montar uma rádio online, tenha em mente que o processo, além de ser barato, também não apresenta complicações em suas operações diárias.

Como criar uma rádio online?

Como já dissemos acima, o maior medo de alguém que quer começar uma rádio são os custos que isso vai ocasionar.

Imagine: só para começar é preciso contratar um espaço, levantar uma grande estrutura que ficará responsável por captar e transmitir sinais, montar uma equipe técnica qualificada, pensar em locutores… Ufa! Só de começar a pensar nisso já dá para desanimar da ideia.

Mas não se preocupe…. Quando falamos assim, ainda estamos tratando das velhas noções sobre como funciona uma estação de rádio

Com a chegada da internet, a necessidade de uma grande estrutura técnica praticamente desapareceu.

Com alguns pequenos equipamentos em casa, aliados a um notebook de qualidade, você já conseguirá iniciar as transmissões. Tudo isso graças ao streaming de áudio.

Quanto à formação da equipe, tudo fica ainda mais simples. Se antes você precisaria de diversos funcionários formando uma base técnica e operacional para que sua rádio continuasse no ar, hoje tudo está bem mais fácil.

Em primeiro lugar: por estar fazendo uma transmissão via streaming, considerada mais simples, você não precisará de técnicos e funcionários para te apoiar nessa atividade.

É claro que, se for do seu interesse, nada te impede de contratar uma equipe…. Tudo depende do seu objetivo.

Só estamos frisando que, se você quiser montar uma pequena estação em casa para iniciar as transmissões da sua rádio online, isso é possível!

Criar rádio online grátis com Auto DJ

Quando falamos em montar uma rádio online, precisamos entender o que mais importa nesse negócio: o conteúdo.

Não interessa se o sinal transmitido será ótimo, se o nome da rádio é bonito e nem se sua fanpage no Facebook tem muitas curtidas. Se o conteúdo transmitido por você não for bom, sua rádio online certamente não prosperará.

Mas como produzir um conteúdo de qualidade e 24 horas por dia quando se está iniciando um projeto sozinho ou com equipe reduzida? Finalmente chegamos até a questão do Auto DJ!

Sabe quando você sintoniza uma rádio às 3h30 da manhã e ela está no ar com algumas músicas legais? Pois bem…. Provavelmente isso está rodando no piloto automático!

Pense bem: para os horários da madrugada, com picos mínimos de audiência, por que uma rádio gastaria com funcionários sendo que pode deixar uma programação pré-programada através de softwares de computação?

É claro que em alguns casos a rádio pode até optar por manter funcionários madrugada adentro com transmissões ao vivo.

Nesse caso, a empresa provavelmente tem algum porte e pode bancar sem problemas os custos adicionais de uma ação como essa.

Já no seu caso, como preencher lacunas como essa? Ao montar uma rádio online, você provavelmente não terá muito dinheiro para contratar funcionários de modo que eles façam o seu trabalho quando você não estiver presente.

A lógica é a mesma para os seus momentos de folga…. Você não vai poder estar focado na rádio 24 horas por dia, certo?

Mas qual é a solução?

Bem, agora que já falamos do problema, vamos falar da solução.

Com o Auto DJ, você conseguirá programar toda a sua grade e deixá-la rodando em piloto automático.

Isso automatiza todo o processo, fazendo-o funcionar por dias a fio sem precisar da sua presença.

Além de músicas, você também poderá gravar programas e deixá-los agendados para entrar no ar… Da mesma forma que as rádios profissionais fazem!

Para isso, é muito importante que você contrate um serviço de streaming que ofereça a funcionalidade Auto DJ.

Você pode aprender a configurar o auto DJ do nosso suporte!

Gostou de nosso post? Compartilhe: