Como colocar uma webradio em seu site?

16/03/2018 às 12:43 Streaming

Como colocar uma webradio em seu site?

A música pode se tornar uma boa fonte de renda na web. A prova disso é que depois do surgimento dos serviços de streamings, as web rádios tem se proliferado na internet. Diferente das estações FM e AM, as rádios web são mais práticas, tem um custo bem menor e podem oferecer uma boa qualidade de audição.

Muitas rádios tradicionais, inclusive migraram para sua versão virtual na última década, além de as grandes rádios do mercado também estarem presentes na web. A programação é basicamente uma programação de FM com programas de variedades e músicas.

Além disso, criar uma web rádio para o seu site ou blog também pode ser mais um atrativo para conseguir mais leitores e assim ter mais lucros com programas de afiliados como o Google AdSense, e claro, com possibilidades diretas de publicidade.

Colocar um player em seu site é bem fácil e pode estimular os usuários a continuarem navegando em sua página ouvindo uma boa música. Quem curtiu a ideia pode aprender a colocar uma web rádio num site lendo este texto.

Confira também quais são os benefícios do streaming de vídeo.

Como colocar o player de uma web rádio em meu site?

O Auto Host DJ é um dos sites mais utilizados para gerar players de rádio gratuitamente. O site gera player grátis, gerando um código que pode colocar o seu streaming dentro do seu blog, basta que você cole o código dentro de sua página.

Também é possível utilizar o iRadeo para criar playlists de música que ficam todo em seu site. Para isso, basta fazer um cadastro em seu site e upar as músicas e arquivos de áudio desejados.

Para quem usa o WordPress, saiba que existem diversos plugins que lhe ajudam a colocar o player de sua web rádio dentro do seu site. O plugin mais utilizado para isso é o Radio Station. Este recurso lhe permite a adicionar usuários para gerenciar uma rádio, criar playlists, agendar programação. No player fornecido pelo serviço, os visitantes do seu site conseguem também visualizar o que estão ouvindo.

Outro plugin usado para esse fim é o 8tracks internet radio, que permite aos usuários criar playlists com músicas do Vimeo e do Youtube. O melhor desse recurso é que com ele não é preciso ter um servidor para fazer o upload das músicas.

Muitos serviços de streamings pagos também geram seus próprios códigos e fornecem um passo a passo para que os usuários consigam instalar os players em seus sites.

Como escolher um streaming de rádio?

O primeiro passo é descobrir, de fato, o que é um streaming de rádio. Bom, o streaming é uma tecnologia que permite a transferência de áudio e de vídeo pela internet. No nosso caso específico, estamos falando de áudio, estão falamos de arquivos de áudio que podem ser transmitidos em tempo real pela web.

O principal benefício desse serviço é que o usuário que visita o seu site não precisa baixar nenhum conteúdo para ouvir offline, ele precisa apenas estar conectado a internet para conseguir ouvir a programação de sua web rádio.

Depois de ganhar uma noção básica do que é um streaming de rádio, vamos falar sobre os principais fatores a serem levados em conta na hora da escolha de um serviço de streaming.

O primeiro fator é o tipo de mídia que será utilizada pelo streaming. No mercado, é possível encontrar planos de streaming que rodam em MP3, WMA, AAC e FLAC. O que muda de formato para formato é em relação a qualidade do áudio, peso do streaming e compatibilidade com sites e blogs.

O formato mais popular, hoje em dia, é o AAC, que garantem boa qualidade de áudio e é o padrão adotado pela Apple em seus produtos. Esse formato veio a substituir o MP3, que apesar de muito popular pode ter certas limitações, caso o equipamento usado para a transmissão não seja tão avançado.

O Segundo fator que deve ser observado é a qualidade do serviço que você deseja ou pode oferecer. Para definir isso, leve em conta os equipamentos para a transmissão.

É possível comprar um bom microfone e um bom fone de ouvido para a transmissão? É possível comprar uma mesa de som para regular a qualidade do áudio? Você possui uma internet banda larga de boa qualidade? Essas são algumas das principais perguntas para saber qual é a qualidade que você pode oferecer.

E por último, quando é a audiência esperada? Os streamings costumam ter um limite de transmissões simultâneas. Por exemplo, tem serviços que podem suportar até 5 mil ouvintes ao mesmo tempo, já outros podem ter suporte para apenas 1.000 ou mesmo 100 ou 200 ouvintes.

Para definir isso é importante levar em conta as características do seu público alvo. Saiba como seus ouvintes costumam ouvir rádio, se é pelo desktop ou pelo celular, se o seu site é responsivo. Tudo deve ser pensado para proporcionar a melhor experiência para seus ouvintes.

Outro ponto que deve ser levando em conta é a contratação de um plano de streaming, geralmente os streamings pagos são os melhores, até por que são serviços mais robustos que contam com suporte técnico e uma melhor qualidade no áudio e na transmissão simultânea.

Conheça os planos de streaming da ISBrasil

A ISBrasil oferece vários planos para streamings de áudio e vídeo. Para ter sua rádio online conosco é bem fácil, garantimos qualidade com custo baixo. Utilizando nossos streamings é possível criar e ter total controle sobre a programação de sua web rádio, em tempo real.

Garantimos qualidade de áudio a 128 Kbps, streamings nos formatos MP3 e ACC+, integração com seu site ou blog, Auto DJ para programação automática, além de painel WHMSonic e aplicativo personalizado de sua web rádio.

Oferecemos opções de streamings básicos que suportam entre 10 e 100 ouvintes simultâneos, até player mais avançados que suportam até 2.000 ouvintes em tempo real.

Gostou das dicas? Confira muito mais sobre nossos streamings e outros serviços em nosso blog.

Gostou de nosso post? Compartilhe: