Conheça as vantagens do cloud gerenciado

Conheça as vantagens do cloud gerenciado

13/06/2017 às 14:20Hospedagem de Sites

Cloud gerenciado: já ouviu falar nesse sistema? Ele está cada vez mais popular e tem chamado a atenção de muitos desenvolvedores, que se encantaram pelas possibilidades e vantagens do servidor em nuvem. Um tipo que parece complicado, mas é bem flexível e, mais do que isso, seguro, ideal para qualquer projeto – garantindo cópias otimizadas e backup essencial para qualquer site e similar.

Neste post, vamos falar mais sobre o cloud computing gerenciado. Muitas empresas estão investindo nesse serviço que facilita a vida dos clientes. Para quem é marinheiro de primeira viagem e não entende seus conceitos, vale muito a pena contar com esse auxílio em todo seu trabalho. Saiba mais, conheça as vantagens e decida se esse é um bom sistema para você.

O que é cloud gerenciado?

O gerenciamento de nuvem trata-se de um serviço de controle administrativo sobre nuvens públicas, privadas e híbridas. Uma estratégia de gerenciamento de nuvem bem implementada permite aos usuários manter o controle sobre esses ambientes dinâmicos e escaláveis, além de ajudar as organizações a atingir vários objetivos.

Primeiro, o gerenciamento da nuvem introduz capacidades de autoatendimento que eliminam os processos tradicionais associados ao provisionamento de recursos de TI. Os usuários podem acessar uma nuvem pública ou privada, revisar as instâncias atuais da nuvem ou criar novas, monitorar a utilização e os custos e ajustar as alocações de recursos. Com o relatório, os usuários podem acompanhar os orçamentos em nuvem e reduzir ou excluir instâncias não utilizadas para reduzir as despesas operacionais.

Em segundo lugar, o gerenciamento da nuvem permite a automação do fluxo de trabalho. Através da automação, as organizações podem transformar as políticas empresariais nas etapas possíveis para criar e gerenciar instâncias da nuvem, sem requerer intervenção humana. Além de criar, colocar e ajustar instâncias da nuvem, a automação do fluxo de trabalho ajuda as empresas a atender suas necessidades de relatórios, implantação e conformidade.

Em terceiro lugar, o gerenciamento da nuvem permite uma análise contínua das cargas de trabalho da nuvem e das experiências dos usuários (UX). Em um ambiente de nuvem privada, as organizações podem garantir que suas infraestruturas funcionem corretamente e oferecer uma base para tarefas como balanceamento de carga de trabalho e planejamento de capacidade.

O gerenciamento de nuvem requer ferramentas. Os provedores de nuvem pública geralmente desenvolvem ferramentas altamente especializadas para atender às capacidades de seus serviços. O sucesso de qualquer estratégia em nuvem depende do uso adequado de ferramentas e automação, mas uma equipe de TI competente da empresa responsável também é crucial.

Embora os administradores não gerenciem o provisionamento de nuvem ou tarefas relacionadas, uma empresa ainda precisa de experiência em nuvem para codificar suas políticas em fluxos de trabalho. Isso requer uma equipe de TI com conhecimento de ferramentas da nuvem e os objetivos de gerenciamento de nuvem do negócio. Para implantar uma nuvem privada ou híbrida, as empresas devem investir em treinamento em TI ou contratar novos funcionários.

As equipes de TI também devem monitorar as métricas da nuvem, tomar decisões críticas de infraestrutura, corrigir o endereço e vulnerabilidades de segurança e atualizar os conjuntos de regras empresariais que controlam a automação da nuvem. Embora a TI não execute a nuvem, ela executa as ferramentas que executam a nuvem. Por exemplo, as ferramentas podem facilmente realizar o balanceamento da carga de trabalho da nuvem sem qualquer intervenção manual de TI, mas o setor deve definir os limites de desempenho e as regras de migração usadas para governar esse processo.

Vantagens do cloud gerenciado

Flexibilidade

Os serviços baseados em nuvem são ideais para empresas com demandas de largura de banda crescente ou flutuante. Se as suas necessidades aumentar, é fácil aumentar a capacidade da nuvem, com base nos servidores remotos do serviço. Da mesma forma, se você precisa reduzir novamente, também é possível.

Recuperação

Grandes empresas investem em planos de recuperação robusta de seus dados, mas para as pequenas empresas que não possuem o dinheiro e os conhecimentos necessários, não dá para apostar nessa alternativa. É por isso que o cloud agora está ajudando mais organizações a reduzir essa tendência, implementando soluções de backup em nuvem e recuperação baseadas em nuvem que economizam tempo, evitam grandes investimentos iniciais e desenvolvem expertise de terceiros como parte do negócio.

Atualizações automáticas de software

Uma das vantagens da computação em nuvem é que os gerenciadores cuidam do sistema para você e lançam atualizações regulares de software - incluindo atualizações de segurança - para que você não precise se preocupar com o desperdício de tempo realizando esse serviço.  

Economia

A computação em nuvem reduz o alto custo do hardware. Você simplesmente paga pelo seu plano e desfruta de um modelo ideal para seus investimentos. Adicione a isso a facilidade de configuração e gerenciamento: seu projeto de TI será ótimo e produtivo.

Trabalhar remotamente

Com a computação em nuvem, se você tiver uma conexão com a internet, você pode trabalhar normalmente. E com os serviços de nuvem mais sérios que oferecem aplicativos para dispositivos móveis, você pode flexibilizar ainda mais o serviço.

Segurança

Computadores portáteis perdidos são vistos como um problema para muitos desenvolvedores. E potencialmente maior que a perda de um item caro é a perda dos dados sensíveis dentro dele. A computação em nuvem oferece maior segurança quando isso acontece. Como seus dados são armazenados na nuvem, você pode acessá-lo em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, não importa o que acontecer com sua máquina.

Ambientalmente amigável

Embora os pontos acima especifiquem os benefícios da computação em nuvem para o seu negócio, não se trata de um sistema único. O ambiente também é bastante amigável e pode se integrar a demais aparatos de todo seu trabalho. Então, não precisa se preocupar com seus antigos sistemas, basta aproveitar o máximo do cloud gerenciado e deixa-lo em boas mãos.

Quer aproveitar o máximo desse serviço? Conte com a ISBrasil para isso. A empresa conta com ótimos serviços de cloud computing e gerenciamento de servidores ideais para seu projeto, com todas as vantagens que listamos. Entre em contato e comece agora, testando ao máximo os recursos do cloud gerenciado. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: