Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

O que é Cloud Server?

O que é Cloud Server?

28/10/2016 às 14:39Hospedagem de Sites

O que é Cloud Server?

 

Se você está precisando de serviços de hospedagem e ainda não sabe muito bem o que é Cloud Server, este texto pode ajudar!  O conteúdo preparado pela ISBrasil hoje traz um pequeno guia que mostrará tudo o que há de mais importante a se entender sobre como funciona o Cloud Server e quais são as suas vantagens.

Veja também nosso Post: diferença entre VPS e servidor dedicado

 

O que é Cloud Server?

Antes de destrincharmos melhor o tema, mostrando mais sobre o que você e o seu negócio podem obter contratando o Cloud Server, vamos começar pelo básico: afinal de contas, o que é o Cloud Server?

Grosso modo, o Cloud Server (ou Cloud Computing, como também é conhecido) nada mais é do que computação em nuvem. 

A técnica basicamente consiste na utilização de inúmeras máquinas que formam um sistema interligado para processar e armazenar dados - processos que antes aconteceriam em uma única máquina.

Sendo assim, os recursos podem ser escalados, o que permite que as rotinas ganhem muito em performance e desempenho na hora de executar suas tarefas.

 

As diversas fatias do Cloud Server

Pense no Cloud Server como um “lugar” com diversos hardwares, processadores, HDs, RAMs etc. Quando tudo isso está performando junto, utilizando a capacidade total de maneira coletiva, forma-se o que conhecemos por “nuvem” (ou “cloud”).

A grande sacada do Cloud Server é que, ao contratar um servidor como este, não é preciso pagar por mais do que aquilo que você utilizará. Afinal de contas, cada negócio tem uma demanda diferente… 

Enquanto alguns precisam de uma ampla fatia da nuvem, outros só necessitam de uma mínima porção dela. E é importante que um sistema flexível como o Cloud Server consiga separar “porções” diferentes para necessidades diferentes.

 

 

Como funciona o Cloud Server

Se você está aguardando uma explicação mais específica sobre como funciona o Cloud Computing, vamos tentar uma resposta um pouco mais técnica.

Quando os servidores que fazem parte da nuvem processam todas as aplicações presentes neste espaço, utilizam, de uma só vez, a soma de toda a sua capacidade. Dessa maneira, todos os servidores envolvidos no processo estão atuando para além de sua capacidade (sempre utilizando a performance de outros servidores e, de alguma maneira, “emprestando” a sua performance a eles).

Além disso, nesta nuvem cheia de servidores que estamos traçando por aqui, existe pelo menos um servidor reserva em operação. Caso ocorra algum problema com algum dos outros servidores físicos envolvidos nas tarefas executadas, automaticamente o reserva precisará ser ativado.

Já os servidores cloud (presentes no servidor físico) que tiveram problemas, serão transferidos, a partir de então, para um servidor físico reserva, preservando sempre a disponibilidade do sistema.

A lógica é bastante sofisticada. É por isso que empresas de qualquer porte podem fazer uso da computação em nuvem, uma engenharia que só é possível por ter todos os seus servidores armazenados em um Storage.

 

VPS ou Cloud Server: diferenças e semelhanças

Apesar de muitas vezes propagandeados (erroneamente) como serviços parecidos, a VPS e o Cloud Server são soluções completamente diferentes.

Suas semelhanças podem até confundir um pouco, mas acredite: se você tem um negócio (e principalmente se ele está baseado em sua capacidade de construir uma forte presença online), precisa entender as diferentes possibilidades trazidas por VPS e Cloud Server e tomar a melhor decisão possível para o seu caso.

Isso pode ser crucial para o seu sucesso ou fracasso dentro da internet.

 

O que é VPS?
Já falamos muito sobre algumas vantagens do Cloud Server, então agora chegou a hora de abordarmos rapidamente alguns aspectos da VPS.

Caso você ainda não esteja familiarizado com a sigla, VPS significa “Virtual Private Server”. 

Uma VPS nada mais é que um servidor dedicado. Este, por sua vez, é dividido em várias partes, sendo que cada uma delas passa a atuar individualmente, trabalhando como um servidor só.

Resumidamente falando, uma VPS é uma máquina que executa diversas tarefas ao mesmo tempo, porém sempre disponibilizando espaço exclusivo para seus usuários.

Sendo assim, podemos afirmar que uma VPS pode ser uma solução com bom custo-benefício caso você tenha necessidades bastante específicas em relação a uma maior disponibilidade de recursos, por exemplo. Isso porque o Virtual Private Server oferece soluções melhores do que um servidor compartilhado.

Por outro lado, ao optar por esta solução você acabará percebendo que as opções de segurança e de configuração estarão totalmente a cargo de quem as utiliza, trazendo riscos principalmente em questões referentes à disponibilidade (já que pode haver problemas no hardware do servidor).

 

Cloud Server x VPS: o que escolher?

Bem como em diversas outras questões relacionadas à tecnologia, a resposta para esta pergunta é: depende.

Basicamente, não podemos dizer que uma ou outra opção é mais viável para 100% do público. Por outro lado, vamos a algumas considerações importantes:

Utilizar uma VPS pode ser legal caso o objetivo principal no momento seja economizar recursos. Por outro lado, se o seu site precisa lidar com tarefas não tão simples rotineiramente, o Virtual Private Server pode acabar não dando conta do recado.

Ao contar com a força e as vantagens do Cloud Server, você basicamente estará amparado por uma sólida estrutura tecnológica sob demanda. Por exemplo:

Digamos que, algumas semanas após a inauguração do seu website, ele tenha uma explosão de acessos... Inúmeros usuários estão executando diferentes tarefas por lá.

Bem, parece uma situação a ser comemorada, certo? 

Depende.

Se você criou o site há pouco tempo, é provável que ele ainda não esteja preparado para um número tão inesperado de acessos.

Neste caso, contar com o Cloud Server significa aumentar os seus recursos a qualquer momento - uma vez que a nuvem trabalha com diversos servidores e é ilimitada.

Já quem está contando com uma VPS, pode ter problemas referentes à disponibilidade.

 

Contratando um Cloud Server

Agora que você já aprendeu tudo sobre como funciona o Cloud Server, pode ser que esteja decidido(a) a contratar o serviço. Se for o caso, você pode fazê-lo com a ISBrasil, empresa de tecnologia que está há mais de 13 anos ajudando empresas de todos os portes a conquistarem uma maior presença na internet.

Dúvidas? Leia também: Revenda de hospedagem Linux   

Caso tenha mais dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco, estamos sempre à disposição!

Até Mais!


 

Gostou de nosso post? Compartilhe: