Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Backup em nuvem é seguro?

Backup em nuvem é seguro?

22/05/2017 às 21:10Hospedagem de Sites

Backup em nuvem é seguro?

Será que fazer backup em nuvem é seguro? Vale a pena contar com esse meio alternativo para não ter problemas futuros com seu site? Bom, o armazenamento de dados é extremamente importante e necessário para qualquer página, usando a nuvem (cloud), algum plugin, aplicativo ou meio físico. Então, essa tarefa será essencial para qualquer desenvolvedor. A questão é saber o que levar em consideração nessa tarefa e qual recurso vale mais a pena.

Neste artigo, vamos definir passo a passo como o cloud server pode te ajudar. O servidor na nuvem já é tendência em muitos sistemas atuais, justamente pela disponibilidade, facilidade, versatilidade e dinâmica, afinal, é bom aproveitar tudo o que a web pode nos oferecer. Saiba mais sobre qual a importância do backup na Hospedagem

 

O que é cloud server?

 Cloud Server (ou Cloud Computing), tecnicamente o servidor em nuvem, usa uma técnica que consiste na utilização de inúmeras máquinas que formam um sistema interligado para processar e armazenar dados. Nesse caso, os recursos podem ser escalados, o que permite que as rotinas ganhem muito em performance e desempenho na hora de executar suas tarefas.  O cloud server é formado por diversas fatias, com muitos hardwares, processadores, HDs, RAMs, entre outras ferramentas e sistemas. Quando tudo isso está funcionando junto e com o máximo desempenho, utilizando a capacidade total de maneira coletiva, forma-se o que conhecemos por “nuvem” (ou “cloud”).

Para muitos especialistas, a grande vantagem do Cloud Server é que, ao contratar um servidor como este, não é preciso pagar por mais do que aquilo que você utilizará, já que cada projeto tem necessidades diferentes. Enquanto alguns precisam de muito espaço, outros só necessitam de uma mínima porção da nuvem, tornando esse sistema totalmente versátil e flexível. Não é à toa que é tendência atualmente.

E o backup em nuvem, vale a pena?

Segundo o site PCWorld, o backup em nuvem é exatamente o que parece. Seus dados são armazenados em um repositório online, onde é acessível quando você precisar dele. Ele funciona da seguinte maneira: Você faz o download do programa para o seu PC, seleciona as pastas que deseja fazer backup e os dados carregados no serviço em um cronograma definido. Então, um problema acontece (a perda de dados) você tem uma cópia limpa, segura, salva e atualizada de seus dados escondidos em um servidor em algum lugar.

O backup em nuvem não elimina a necessidade de um backup local em algum disco rígido externo, mas fornece uma solução fácil para manter outro backup fora do site, ou seja, aquela história de ‘’vale mais prevenir do que remediar’’, contando sempre com uma boa alternativa para seus serviços. Encontrar um serviço é bastante fácil. Entre os mais famosos estão o Backblaze, Carbonite, Mozy, SpiderOak, entre muitos outros. A parte difícil para algumas pessoas, porém, é entender como usar o armazenamento em nuvem e familiarizar-se com seus detalhes e funcionalidades.

Backup em nuvem x sincronização em nuvem

É importante esclarecer a diferença entre um serviço de backup em nuvem e um serviço de sincronização como Dropbox ou Google Drive. Se você precisar de alguns arquivos sempre em sincronia entre vários PCs ou dispositivos móveis, seria melhor depender de um serviço de sincronização. Com um serviço de backup, você poderia definitivamente puxar arquivos individuais facilmente, mas a interface do usuário é geralmente um pouco pesada para que isso aconteça.

A maioria dos serviços de backup de armazenamento em nuvem oferece o que é essencialmente backup ilimitado, embora os limites se modifiquem em alguns casos. A única exceção a essa regra é SpiderOak, que define limites de armazenamento de dados, mas oferece um grau mais alto de criptografia e segurança do que a maioria dos serviços. Nessa linha, é bom ignorar qualquer serviço barato que limite seus dados a 500GB ou 1TB.

Aproveite o tempo para descobrir quais são as regras para o serviço de backup. Em geral, os serviços de backup online permitem que você salve quaisquer arquivos pessoais no seu PC. Alguns serviços também permitem que você faça backup de unidades conectadas como parte do preço, enquanto outros irão cobrar extra por ele.

Mesmo que seu plano não permita discos rígidos externos, isso não significa que você pode fazer backup de servidores domésticos ou de caixas RAID com vários discos rígidos. Você também precisará reconectar seus discos rígidos externos regularmente para evitar que seu conteúdo salvo seja excluído do backup em nuvem.

Criptografia + senha

Serviços de backup em nuvem tipicamente vão criptografar seus dados e, em seguida, codifica-los em seus servidores. Esse é um bom começo, mas a maioria dos serviços também oferece essa opção usando sua própria chave (uma senha).

Se você bloquear seus dados com criptografia extra, então só você tem a capacidade de "descriptografar" seus dados se cairem nas mãos de um terceiro, como um hacker. A desvantagem é que se você perder a senha perderá o backup e terá que começar tudo de novo.

Esses são provavelmente os maiores problemas a serem considerados quando você começa a usar o backup em nuvem. A única outra coisa a ter em mente é que seu primeiro backup geralmente leva muito tempo para terminar: pelo menos alguns dias, tudo depende da velocidade de upload da sua conexão, bem como de quaisquer limites de limitação do lado do serviço.

Entre os aplicativos que citamos, todos dão a possibilidade de criar uma senha para que você possa usar e manipular os arquivos. Porém, é preciso sempre tê-la em mente. Como você pode perceber, há pontos e pontos tanto nesse sistema quanto em outros. De qualquer forma, você nunca deve se esquecer de que mesmo com um backup em nuvem você ainda deve manter um backup físico, local de seus dados usando um disco rígido externo.

Em todo caso, vale a pena apostar no backup na nuvem. É seguro e versátil, flexível e dinâmico, mais uma opção para seus serviços. Se você tiver mais dúvidas sobre esse serviço e quer saber como funciona na prática, pode entrar em contato com a ISBrasil que te auxiliaremos a usá-lo. Vale muito a pena e é extremamente necessário manter seu site sempre protegido.

Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site com 30 dias grátis.

Gostou de nosso post? Compartilhe: