Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual a importância do backup na Hospedagem?

04/01/2017 às 10:43 Hospedagem de Sites

Qual a importância do backup na Hospedagem?

Qual a importância do backup na Hospedagem?

Seu site está em pleno funcionamento, com muitos acessos, sem grandes ajustes e um gerenciamento ideal. Imagine perder tudo isso? Não dá nem para pensar devido o tamanho deste desastre, não é? Pois saiba que, infelizmente, isso pode acontecer caso você ou a empresa que você contrata para gerenciar sua hospedagem não realize o famoso backup, aquele hábito de salvar tudo em um meio alternativo. Quando se tem um servidor, muita gente acha que ele não é necessário, mas este post visa mostrar a importância do backup na hospedagem.

Veja também nosso post: O que faz uma Hospedagem de Site ser de qualidade?

Muitas pessoas acreditam que fazer backup de um site é desnecessário porque seus dados são armazenados em um servidor remoto em vez de em um determinado computador. Infelizmente, a crença de que os dados do site estão seguros e protegidos apenas por isso pode levar a um problema sério em longo prazo. Especialistas são categóricos ao afirmar que qualquer servidor pode sofrer uma avaria que coloca TODOS os dados do site em risco – imagina o terror?! É importante entender que Backup é diferente de redundancia.

 

Quais os riscos ao ignorar o backup na hospedagem?

Quando você não analisa se a empresa que você contratou oferece backup, e se as regras atendem as suas necessidades você pode estar em risco sabia?

A perda de todo o conteúdo gerado já é difícil de ser recuperado, sobretudo se o site tem alta capacidade de postagens. Muitas páginas têm de um a três posts diários, logo, é muito texto em longo prazo. Se isso já dá uma certa dor de cabeça, imagine outros recursos, como design, por exemplo.

Muitas empresas que investem muito em projetos profissionais não deixam de apostar em segurança para garantir sua estabilidade e integridade. O backup é justamente para isso e caminha sempre ao lado de um grande investimento, pois nesse caso é primordial. O que os desenvolvedores precisam entender, porém, é que esse recurso não é específico apenas de grandes sites e portais, mas sim de todas as páginas, por menor que seja. Você odiaria perder o pouco que construiu por causa de um erro ou ameaça, não é? Então, a lógica é essa.

Da mesma forma, empresas e indivíduos que estão montando uma loja virtual para vender itens ficam sem clientes quando um site é perdido. Ao notar a falta de segurança da plataforma, os consumidores migram rapidamente para os concorrentes, pois ninguém quer acessar um site ruim e que não conta com recursos básicos e de proteção na realização de transações. Logo, esse é mais um risco péssimo e que ainda acaba com a reputação de seu projeto – e para retomar do zero, depois, leva a processo trabalhoso e burocrático.

Quais as ameaças para um site?

Muita gente imagina um evento ou ataque definitivo para que com que os dados do site sejam perdidos. A verdade é que os dados armazenados podem se tornar inúteis e inacessíveis apenas com pequenos danos e ameaças que causam muita dor de cabeça. Esses erros podem ocorrer quando as atualizações de software não são feitas ou pela instalação de um simples plugin, por exemplo.

Não dá para deixar tudo na conta do servidor e pensar que tudo será resolvido com eficácia, se você acredita nisso, solicite e faça testes periódicos se o seu backup está funcionando.

Você sabia que na ISBrasil realizamos testes periódicos do backup?

s erros acontecem e mesmo os sistemas mais robustos e confiáveis podem sofrer quedas inesperadas, favorecendo às ameaças, logo, nada está blindado. A rede se modifica constantemente e, embora tenha muita coisa boa, as ruins ainda prevalecem e surgem constantemente, infelizmente. Por isso, fazer backup dos dados é a única maneira de proteger contra a perda do texto, imagens e até mesmo design de um site.

Ataques maliciosos que comprometem os dados do site podem acontecer a qualquer um. Fazendo backup dos dados permite que você possa recuperar e retomar o site para seu estado original o mais rapidamente possível depois de qualquer ataque. Uma cópia pode salvar vidas e um trabalho de muito tempo, pode ter certeza disso!

Como fazer backup de um site?

Como uma pessoa pode garantir que seu site está protegido por backup? Existem várias opções para fazer backup de um site. Os backups manuais são métodos mais comuns, mas que consomem mais tempo. Trata-se de um procedimento que envolve simplesmente transferir os ficheiros para um computador local, porém, requer que os indivíduos se lembrem de atualizá-los regularmente, o que muita gente acaba esquecendo.

Outra opção, porém, é o backup feito pela empresa de hospedagem contratada, uma maneira simples, fácil, rápida e inteligente para ter todos os dados em segurança. Ele pode ser programado para mensal, semanal e até diário, dependendo da configuração do usuário. É importante se atentar se o seu plano de hospedagem de site conta com essa alternativa, já que deve ser primordial a todos. Para saber mais, entre em contato com a ISBrasil, conheça os planos e saiba como esse processo é feito na prática e beneficia sua página.

Não podemos deixar de citar também o armazenamento em nuvem, uma opção que está ganhando popularidade. A vantagem deste método é que os backups automáticos podem ser feitos para evitar desastres e falhas no caso de uma pessoa esquecer de fazer cópia após um número significativo de alterações a um site.

Qual a frequência ideal de backup na hospedagem?

O backup manual frequente e automatizado é uma boa escolha? Qual o tempo ideal? Bom, segundo especialistas, o problema disso é que o processo reduz o servidor e deixa o site mais lento. Logo, se você fizer todos os dias, acontecerão momentos em que será difícil proporcionar um acesso otimizado e uma boa experiência aos visitantes.

Portanto, backups semanais são suficientes para a maioria dos projetos, com um armazenamento de, pelo menos, uns três meses anteriores – ou de todo o site, como preferir, depende do conteúdo e de como você pretende fazer o gerenciamento.

Por outro lado, alguns sites são atualizados frequentemente o suficiente para ser necessário fazer backup em uma base diária. No entanto, nem todos necessitam desse processo com tanta constância. Deve-se encontrar um equilíbrio suficiente para unir a segurança com a qualidade de acesso, afinal, tanto um quanto o outro são prejudiciais. Logo, a melhor escolha é sempre contar com o backup automático de uma boa empresa de hospedagem para não ter problemas e manter o site em pleno funcionamento.

Perder um site devido a um acidente, ataque ou outro evento inesperado é péssimo, mas pode acontecer. Principalmente se você usa para ganhar dinheiro na internet, não dá para ficar à mercê das ameaças online. Faça uma boa escolha e nunca deixe de fazer backup, pois sua importância é primordial para qualquer página. Se tiver dúvidas, comente ou entre em contato com a ISBrasil.

Ate Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: