Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como usar as páginas de erro e manutenção a seu favor no WordPress

19/07/2017 às 10:00 WordPress

Como usar as páginas de erro e manutenção a seu favor no WordPress

Algumas vezes você pode sofrer com algumas páginas com links desatualizados e que vão apresentar os conhecidos erros de uma página não encontrada, o 404, você pode de alguma forma usar esses acessos perdidos de alguma forma positiva?

Se você ler esse artigo vai descobrir as melhores maneiras de redirecionar um tráfego que antes era perdido para conteúdos que podem atrair esses visitantes para um novo tema e não perder a viagem, essa tática não se limita apenas as páginas de erro, mas as de manutenções que você pode ter a necessidade de agendar.

Já falamos como aumentar seu tráfego através das redes sociais, você com certeza não quer perder essas visitas, o processo de correção é muito fácil de ser executado e você vai entender como algo tão simples pode ajudar a recuperar uma visita.

Porque você tem uma página de erro?

Nem sempre erros e problemas são culpa de sua hospedagem, já falamos de como escolher uma hospedagem para wordpress, mas as páginas de erro dependem das suas configurações de links permanentes, mudanças no título dos artigos, erros de digitação dos visitantes, esses são apenas alguns dos fatores que geram essas páginas de erro, links que já não existem mais, mas que podem estar em postagens de outros sites como referência, usuários que salvam esses links em seus favoritos, de uma forma ou de outra em algum momento você vai passar por esse problema, mas a forma de contorna-lo é o que vamos apresentar ao longo desse texto.

Como identificar as páginas de erro?

Acreditamos que a forma mais fácil de fazer isso é coletando estatísticas de acessos através de ferramentas como o Google Analytics, que é a ferramenta de análises mais popular do mundo. Com ele você pode identificar essas páginas de erro e entender porque seus visitantes chegaram até ela. Assim fica mais fácil para entender o que pode ser feito para solucionar esse problema.

Outra forma de capturar esses links quebrados é com a ajuda de plugins como Broken Link Checker e WP Link Status, através deles você cataloga seus links e verifica periodicamente se existe algum que apresenta algum erro, ambos são simples de usar e não requer configuração especial. Falaremos mais especificamente das páginas de erro por conteúdo que não está mais disponível, existem algumas outras mensagens ue podem ser exibidas, mas são mais complexas e a personalização delas não depende de sua instalação WordPress, então vamos manter o foco em uma informação de cada vez.

Corrigindo as páginas de erro

Identificando as páginas de erro, você tem duas opções muito interessantes, a primeira delas é a simples correção do problema, devemos levar em consideração que links quebrados por muito tempo podem gerar um impacto negativo para seus visitantes, além de te prejudicar nas buscas. Quando seus visitantes procuram um conteúdo e não o encontra, tendem aa não voltar mais por conta dessa decepção, e procuram o que precisam em outros sites. Já quando a correção do link não é possível, seja por erros de digitação o algum problema inesperado, você pode criar uma página personalizada em seu tema que fará esse trabalho de redirecionar seus usuários para artigos populares e que podem ser um ótimo substituto para o que vieram buscar.

Plugins para personalizar páginas de erro

Apesar de ser uma alternativa rápida, já falamos em algumas postagens sobre alguns bons motivos para não instalar dezenas de plugins desnecessariamente, as páginas de erro normalmente fazem parte de seu tema, a maioria deles já traz páginas básicas e você terá pouco trabalho, personalizar essa página é extremamente simples e você não precisará de instalações extras e não terá perda de desempenho ou ajustes complicados.

Páginas de manutenção também contam

Quando precisamos realizar alguns ajustes ou preparar novidades para um site ou blog em WordPress, plugins de manutenção como o WP Maintenance Mode, podem te ajudar de duas maneiras, criar uma página temporária que vai informar seus visitantes sobre a novidade, e oferecer informações que possam gerar uma nova visita, você pode criar uma assinatura de atualizações, direcionar visitantes para as redes sociais.

Conclusão

Em poucos minutos você pode fazer de um problema um recurso muito útil para aumentar a credibilidade entre seus leitores assíduos e os novos visitantes, corrigir páginas de erro e manutenção pode fazer com que você aumente seu público e assinantes de redes sociais e marketing com novos artigos, você não gasta nada e pode personalizar como for mais conveniente, conhecendo seu público você pode usar essa informação para criar uma página que converte.

Lembre-se de que não é possível garantir que essas alterações sejam a solução definitiva para o seu problema, você precisa ter uma base sólida quanto a otimização, motores de busca, visitantes regulares, dessa forma você consegue perceber o efeito positivo dessas melhorias, caso esteja em fase inicial de desenvolvimento pode levar algum tempo para que você consiga identificar melhoras no seu tráfego.

Gostou de nosso post? Compartilhe: