Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Criando formulários incríveis com o WordPress

10/08/2017 às 18:20 WordPress

Criando formulários incríveis com o WordPress

Algumas vezes precisamos criar formulários mais completos em nossas páginas, além de um simples contato.

Já vimos algumas vezes pessoas usando sites externos para seus formulários, ainda que isso seja um pouco mais “errado” de se fazer, já que o WordPress oferece suporte para esses recursos.

Formulários são sempre necessários para que você possa realizar um simples contato com o seu público ou até mesmo realizar pesquisas, quando você tem a possibilidade de criar diferentes formulários você abre possibilidades maiores para o seu blog. Se você trabalha com guest posts no WordPress vai ver que um formulário para o envio do artigo livre é muito fácil de ser criado.

WordPress.com

Se você ainda não conhece, o WordPress é um CMS gratuito que você pode instalar na sua hospedagem de sites.

Contact Form 7, simples e fácil de usar

Para tarefas mais simples, o plugin Contact Form 7 é sem dúvidas o mais indicado, é um projeto em constante atualização e correção, vem com a tradução para Português (Brasil), e o melhor, já vem com uma página pronta que você só precisa incluir na sua página de contato e começar a usar.

Por ser um plugin básico, as possibilidades se resumem a alguns campos que são úteis para contato e algumas informações a extras.

Ninja Forms

Sendo um plugin ainda mais completo, o Ninja Forms oferece diversas possibilidades de criação, além de add-nos que podem ser adicionados à parte, que são excelentes para quem usa serviços adicionais e deseja integração entre os serviços.

Como um ótimo recurso de prevenção contra spam, o plugin oferece a integração com a API do reCAPTCHA, que pode ser obtida gratuitamente, basta ter uma conta do Google.

A criação dos formulários é muito simples, em poucos cliques você tem todos os campos que você precisar e ainda conta também com um assistente de criação que oferece alguns modelos base para que você não perca tempo no processo de configuração.

Um grande recurso é a criação de formulários no modelo “arrastar e soltar”, que permite que você crie seus formulários de forma intuitiva e da forma que desejar.

Você pode configurar também se esses envios através do seu formulário serão enviado ao administrador ou apenas mantido no painel administrativo do WordPress, além das mensagens de sucesso no envio ou outros erros, que são completamente personalizáveis.

Porque não usar formulários externos?

Já falamos sobre otimização do WordPress diversas vezes, quando você precisa que as suas páginas carreguem o mais rápido possível deve evitar que muitas requisições sejam feitas, principalmente se for para um servidor que não é o seu, você não sabe o quanto ele é otimizado e isso será um ponto negativo se você está fazendo tudo certo com uma hospedagem com WordPress.

Então usar um recurso que faz parte da sua plataforma e o mais indicado se você quer continuar tendo um excelente desempenho no seu site ou blog.

Formulários externos e a entrega dos e-mails

Quando você usa formulários externos, pode se deparar com o problema da entrega das mensagens, por não estar no seu servidor, a qualidade do envio nem sempre é garantida dependendo do provedor desse formulário.

Criando seus formulários diretamente no WordPress você não corre esse risco, porque estando em qualquer um dos planos aqui na ISBrasil, você tem a garantia de que seus envios estão configurados e otimizados com as mais recentes regras de envio para maior qualidade e entregabilidade.

Dessa forma as suas mensagens não vão se perder ou deixar de ser enviadas, o que poderia gerar um grande incomodo, imagina um cliente solicitar orçamento e não obter uma resposta porque o e-mails não chegou até você?

Mantenha seu formulário simples e rápido

Integrar o seu formulário de forma rápida ao resto da sua página é uma tarefa importante, um problema dos formulários externos é que na maioria das vezes ele conta com padrões próprios, cores, tamanhos, fontes, e isso sempre acaba consumindo mais tempo de carregamento.

Wuando você usa os formulários diretamente no seu WordPress e usa por exemplo um dos plugins que indicamos, as possibilidades de personalização são muito maiores e você consegue incluir o mesmo tema que todo o site.

Dessa forma você aproveita nossas dicas de otimização de arquivos css e javascript para o seu front-end e mantém o foco na otimização do site para o SEO.

Conclusão

Não restam dúvidas de que o WordPress é altamente personalizável, ao longo dos artigos que escrevemos você pode acompanhar todas as dicas e possibilidades que essa plataforma oferece, aliada a uma hospedagem de site de qualidade, você pode atender a demanda de poucos ou centenas de clientes sem o menor problema.

Use esse artigo como base e comece a criar os seus formulários personalizados hoje mesmo, aproveite e veja nosso artigo que mostra como usar o WordPress para gerenciar os projetos de seus clientes, tem uma dica de painel do cliente que você não pode perder.

Gostou de nosso post? Compartilhe: