Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

WordPress: Como usar o Editor Clássico e desabilitar o Gutenberg

03/10/2018 às 16:25 WordPress

WordPress: Como usar o Editor Clássico e desabilitar o Gutenberg

Com as recentes atualizações da plataforma WordPress o editor de postagens sofreu uma grande mudança, trazendo o editor Gutenberg como padrão para as postagens, mas não agradou a todos os usuários.

Se você também não se acostumou com o novo editor, saiba que não está sozinho, são muitos os usuários que reclamam dessa mudança e buscam alternativas para publicar seus textos como sempre foi, por isso nesse guia rápido vamos falar do editor clássico e como habilitá-lo novamente no seu blog.

Gutenberg Editor, uma forma diferente de postar

Apesar de não ser um bicho de sete cabeças o novo editor ainda não caiu no gosto de todos, a sua simplicidade com poucos elementos e uma abordagem minimalista é sem dúvidas uma nova experiência para muitos, e se já foi complicado aprender a publicar com o editor anterior, o Gutenberg te fará ter que aprender novamente algumas coisas.

Uma nova experiência através de blocos

Agora toda a criação de textos se baseia em blocos de edição, possibilitando recursos como arrastar e soltar para reorganizar cada bloco, editar os parágrafos com um painel de ajustes próprio, além de oferecer opções interessantes como o drop cap, a letra captular.

Apesar de ser uma novidade e ainda ser algo a se adaptar, o novo editor não é uma opção ruim, apenas nova e ainda será questão de tempo se acostumar.

Talvez seja muito útil para alguns tipos de usuário, preocupados apenas com a sua tarefa de escrever sem distrações, o que é ótimo pois o Gutenberg também traz a opção de tela cheia.

Incompatibilidades do Gutenberg

Por ainda estar em fase final de testes, o novo editor ainda pode apresentar problemas com a integração de plugins que adicionem recursos ao editor, isso será corrigido sempre que possível e quando reportado aos seus desenvolvedores, nessa reta final todos estão realizando as últimas correções para tornar seus plugins 100% compatíveis com o Gutenberg e oferecer a melhor experiência de uso possível nesse novo editor.

Como voltar ao Editor Clássico?

Se por algum motivo você habilitou o editor Gutenberg e deseja voltar ao editor clássico, a tarefa não é nem um pouco complicada, você pode fazer a mudança em alguns cliques e sem dificuldade.

O primeiro passo é ativar o Editor Clássico, basta instala-lo caso não tenha feito, busque no repositório oficial através da opção Plugins > Adicionar novo do seu painel.

Agora você já pode desativar o editor Gutenberg e ativar o Editor Clássico.

Com isso você volta a criar e editar suas postagens como já está acostumado, lembrando que sempre que desejar poderá alternar entre os editores, basta ativar ou desativar qual for a sua preferência.

Conclusão

Qualquer um dos editores cumpre bem a sua proposta, apesar das abordagens diferentes e que ainda vão depender da adaptação dos usuários, o novo editor Gutenberg é sim uma melhoria, focando em uma escrita sem distrações e simples de formatar.

Para os mais conservadores o Editor Clássico estará sempre disponível, sendo habilitado em um clique e sem incômodos. Seja com o novo editor ou o clássico, você também pode ler algumas dicas para se tornar blogueiro e investir nessa carreira.

Gostou de nosso post? Compartilhe: