Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Dicas para se tornar blogueiro

11/10/2016 às 11:27 Marketing WordPress

Dicas para se tornar blogueiro

Quem viveu a época da ascensão da internet no Brasil, sobretudo em meados da década de 2000, lembra bem da popularidade dos blogs. As plataformas gratuitas são muito comuns, com conceitos criados sobretudo pelos mais jovens que viam nessa ferramenta uma forma de expor seus dilemas e ideias.Inclusive, já ensinamos o Passo a Passo para Criar um Blog.

Eram diversas opções sobre os mais variados assuntos, algo totalmente novo para uma geração que ainda estava se acostumando com o poder da web e como a transmissão de informação era rápida e atingia um número impressionante de pessoas em todos os lugares do mundo. Um blog de música, por exemplo, mostrava dados de um artista brasileiro que se tornava conhecido no Japão ou qualquer outro país.

Pois é. Felizmente a moda dos blogs cresceu e se aperfeiçoou com o tempo, chegando aos sites que conhecemos hoje em dia, com cada vez mais recursos e uma série de ferramentas em toda sua estrutura. O que permaneceu, claro, é a essência dessas plataformas, porém com novas formas de exposição e maneiras de ganhar dinheiro, sobretudo por meio de anúncios.

Com certeza você já deve ter pensado em criar seu próprio blog. Seja inspirado em algum blogueiro de sucesso (vários são até celebridades e faturam muito hoje em dia), para ganhar dinheiro com uma ideia ou simplesmente por hobby, ter um site para chamar de seu é desejo de muitas pessoas. O problema, porém, é que grande parte não sabe o que fazer e nem por onde começar.

Usar métodos básicos é bom em um primeiro momento, mas é preciso pensar futuramente, em todas as possibilidades para fazer disso algo além do convencional. Felizmente, há dicas essenciais para se tornar um blogueiro de sucesso. Preparamos um tutorial bacana que pode te ajudar bastante nessa empreitada. Siga e comece já!

Leia também sobre o erro 502 bad gateway.

Passo a passo para se tornar um blogueiro

Bom, primeiramente, você precisa ter em mente que é preciso seguir um longo ciclo para se tornar um blogueiro de sucesso. Mesmo que seus planos não sejam tão ambiciosos, vendo o blog apenas como um passatempo ou como forma de expor ideias, é bom focar em algo interessante e pouco genérico, indo além do que vimos atualmente na maioria das plataformas.

É interessante pensar que, conforme você investe em novas ferramentas, mais seu trabalho será conhecido por diversas pessoas, o que aumenta a popularidade e rende bons frutos. Não é fácil, claro, mas com foco e muita vontade dá para alcançar resultados expressivos e até fazer disso uma fonte de renda ou algo além de um simples hobby.

Essas alternativas são ótimas e quebram um galho para os iniciantes. O problema, porém, é que já são consideradas saturadas por muitos especialistas, que garantem que elas não trazem credibilidade, além de não terem recursos tão avançados e otimizados que um site perfeito precisa ter. De fato, é algo que ficou no passado e não é tão interessante atualmente.

Agora, é fundamental investir em um site profissional em todos os âmbitos. Veja o caso das blogueiras de moda, que ditam tendência e têm muitos acessos. Todas possuem um blog com cara de profissional, vinculando, inclusive, com uma loja virtual. Um conceito interessante que rende muito!

Por isso, é preciso ter em mente que um blogueiro vai muito além daquela coisa ligada a lazer como era antigamente. Hoje em dia, é profissão, e tal como qualquer outra função, é preciso de dedicação e trabalho. Logo, investir em uma página com todos os recursos para proporcionar uma ótima experiência de navegação aos usuários é essencial.

Sinta-se à vontade para tratar daquilo que você mais gosta, pelo menos inicialmente. Quando você fala de algo que entende e tem interesse, consegue transmitir a informação de forma clara e eficiente. Não importa se é algo específico, sempre há público para tudo, ainda mais na internet. Você pode conhecer pessoas que se importam e gostem do conteúdo em diversos cantos do mundo.

postando em um blog

A partir daí, vale a pena apostar em um domínio personalizado com o nome de sua página. Faz muita diferença! Assim, ela se tornará conhecida e fica com uma cara responsiva. Para isso, é só fazer um registro básico e um pagamento anual. Paralelo a essa opção, assinar um plano de hospedagem garante que seu site funcionará sempre, sem risco de spam, lentidão e outros problemas. Há muitas opções econômicas. Para saber mais, acesse o site da ISBrasil.

Depois disso, seu site já estará praticamente pronto. É só personalizar de acordo com seu gosto, há muitas ferramentas de design e modelos grátis que ficam bonitos. Já o conteúdo é algo à parte que depende muito do assunto e da forma de abordagem. Em todos os casos, porém, usar estratégias de SEO ajuda bastante, ainda mais para o ranqueamento do seu blog nas primeiras páginas do Google. Por aqui, já falamos de muitas opções para fazer seu site bombar e ficar mais conhecido, dê uma olhada nos posts antigos.

E não para por aí! O trabalho de um blogueiro segue um ciclo, até tornar-se conhecido e alcance um grande número de pessoas. Mantenha a frequência, integre a plataformas com as redes sociais (é um ponto básico e essencial!), insira anúncios e, claro, ofereça qualidade. Todo blog responsivo e sério gera confiança nos internautas e, com certeza, ganha cada vez mais destaque.

A ideia é pensar sempre em agradar com as melhores escolhes e indo além do convencional, proporcionando ótimas experiências a todos. Quem sabe você não se torna um blogueiro de sucesso e conhecido na mídia? A ISBrasil também pode te ajudar com hospedagem de site com 30 dias grátis para testar o serviço. Hoje em dia, não é impossível! Bom, se tiver mais alguma dúvida, deixe um comentário. Boa sorte!

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: