Qual é o melhor local para hospedar seu site em Wordpress?

Qual é o melhor local para hospedar seu site em Wordpress?

09/05/2017 às 13:11Hospedagem de SitesWordPress

Qual é o melhor local para hospedar seu site em Wordpress?

Quando se fala em hospedagem de blogs hoje em dia, é quase impossível não se falar também no tipo de formato que praticamente dominou o mercado por sua praticidade e qualidade, é claro que estou falando do Wordpress, uma das plataformas mais amadas por blogueiros mundo afora.

Mas como podemos escolher qual é o local mais adequado para hospedar o seu site em Wordpress? Diversas questões tem que ser discutidas e levadas em conta quando falamos nesse tipo de serviço. Escolher sua hospedagem de site, normalmente é algo que toma um pouco do seu tempo. Todos temos nossas dúvidas, dificuldades e  inseguranças na hora de tomar essa decisão e foi pensando nisso que criamos uma lista com alguns tópicos para você pensar qual é o melhor local e como hospedar um site

Quanto vai custar?

O preço importa. E quando digo que o preço importa, não quero dizer que o serviço mais barato é o que você deve escolher, muito pelo contrário. Contratar um serviço de hospedagem é um investimento e por isso é muito importante fazer com que esteja valendo a pena o dinheiro e a confiança que você investiu no serviço que contratou.

Por essa razão, o mais barato pode acabar saindo mais caro algumas vezes. Se você já teve um site alguma vez, provavelmente já se deparou com provedores de hospedagem compartilhada, que oferecem pacotes de serviços com preços baixos. De início, é até atraente pensar que você pode hospedar seu site com taxas extremamente baixas, mas logo você percebe que há pouca flexibilidade e muita superlotação. Assim que seu site cresce, você pode esperar um monte de problemas, como a limitação de largura de banda e tempos de resposta lenta. Tempos de resposta lentos acontecem porque a única maneira que as empresas de hospedagem podem oferecer pacotes para um preço tão baixo é colocando vários sites no mesmo servidor.

Mas será que não vale a pena de jeito nenhum contratar um serviço de hospedagem compartilhada? Eu diria que existem alguns casos em que contratar esse tipo de serviço vale a pena. Por exemplo, quando você monta um site de portfólio apenas para deixar seu contato e apresentar um ou outro trabalho seu, seu site não vai receber tantas visitas e nem terá tantas páginas a ponto de deixar irritado quem está navegando por lá. São raras as exceções, mas elas existem, então é bom pensar nos seus objetivos gerais para poder pensar no melhor local para hospedar seu site em Wordpress.

Como o servidor te permite fazer backups?

Esse é um dos principais pontos a se pensar quando você for contratar um serviço para hospedar o seu site. Ter um site em constante segurança é o que vai permitir que ele tenha um bom funcionamento, e também que você esteja mais tranquilo quanto à ataques ou vírus que seu site pode contrair. A principal dica é pesquisar entre todos os serviços como é feito o backup e o acesso ao histórico de seu site. No caso de seu site ser hackeado, backups são uma das suas ferramentas mais importantes. Ter a capacidade de restaurar o seu site para um estado anterior ao hacekado, pode tornar muito fácil eliminar os vírus e malwares do seu site e ter o seu site de backup rapidamente. O mais recomendado é escolher um serviço que faça o backup do site diariamente e mantenha os backups por pelo menos 30 dias. Isto é importante porque pode ser que seu site seja hackeado por dias sem você perceber, por isso, se você tiver backups mais antigos, pode ser muito benéfico.

Como é feito o suporte?

No case de seu site ser hackeado, é extremamente importante que você seja capaz de reagir rapidamente. Geralmente, quanto mais rápido você se recupera do ataque, menor o impacto para você e para os seus usuários. Em muitos casos, você precisará do seu host do WordPress para ajudar com toda a recuperação. Por isso é muito importante que, antes de contratar um serviço de hospedagem para seu site em Wordpress, você pesquise sobre a rapidez e a qualidade do suporte dos seu anfitrião, de que formas você pode contatá-lo e quão competentes são seus recursos de suporte. O ideal e mais recomendado é que você escolha um serviço de hospedagem que forneça suporte telefônico imediato quando necessário, ou seja 24 horas por dia, 7 dias por semana, e que seja competente no que faz, é claro.

Para quem é seu site?

Aqui chegamos em um ponto decisivo para você escolher o local certo para hospedar o seu site em Wordpress. Com todos os aspectos que já falamos aqui, você tem que pensar no que o seu site oferece, qual seu objetivo e para quem ele vai servir. Diferentes tipos de serviços oferecem vantagens diferentes e cobram preços diferentes. O que você deve pensar aqui é que, assim como falamos no início do texto, nem sempre o servidor mais barato é melhor, mas também nem sempre o mais caro e com mais vantagens vai ser o certo para você. Isso porque, se seu site for apenas um blog com textos e imagens, pode ser que ele não precise de tantas vantagens e proteções quanto um site de vendas, por exemplo.

Saber para quem e qual o objetivo de seu site é essencial para que tudo funcione bem e para que você possa melhorar cada vez mais o seu site de acordo com as suas necessidades, nada a mais e nada a menos.

Não é fácil saber logo de cara o lugar ideal para hospedar o seu site em Wordpress, muita coisa tem que ser levada em conta, muitos fatores estão em jogo e você sempre vai querer a melhor qualidade e um bom preço. Espero que com as dicas e com os tópicos que abordamos aqui você possa pensar mais profundamente nessa questão que, de início, pode parecer simples, mas faz toda a diferença para o bom funcionamento do seu site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: