Como hospedar um site?

Como hospedar um site?

Categoria: Hospedagem de Sites

27/07/2016 às 11:58

Como hospedar um site?

 

Hospedagem de site? O que é isso? É realmente necessário recorrer a esse serviço para meu site na internet? Existe hospedagem grátis? Quais são as vantagens e as melhores empresas para investir? Essas são as principais dúvidas de quem pensa em ganhar dinheiro na internet montando seu primeiro blog.

Em meio a tantas questões e para facilitar a vida dos ‘marinheiros de primeira viagem’, preparamos um tutorial completo com todas as respostas para quem não sabe para que serve a hospedagem. Confira o passo a passo desde a ideia inicial até chegar a esse ponto crucial e necessário para qualquer plataforma na web!

Quer saber "O que é hospedagem?" Leia esse post e saiba ainda mais!

 

Quero criar um blog. É fácil? Como funciona na prática?

Você pode estar um belo dia pensando na vida e avaliando uma série de coisas que poderiam dar certo, até decidir que criar um blog seria uma boa alternativa. Do contrário, sempre imaginou em ter um ‘cantinho’ na internet para divulgar ideias, informações, opiniões… embora ainda tenha quem sempre planejou ganhar dinheiro com isso, inspirado em pessoas e histórias de sucesso. Definitivamente, são vários motivos e possibilidades.

Seja pela razão que for investir na montagem de um site já passou pela cabeça de muita gente. O problema é que grande parte acredita que é algo trabalhoso e burocrático. Mas, como a internet está aí para facilitar nossa vida (ainda bem), esse processo é bem simples e vai muito além dessas plataformas que oferecem esse serviço (blogspot, wordpress, entre outros).

Mas, como funciona isso então? Qual o passo a passo? Bom, para quem já tem uma ideia pronta para ser colocada em prática, seja para passar o tempo (como um hobby) ou para apostar em algo profissional (gerando lucro), basta escolher o nome ideal do seu site. Nessa hora, além da criatividade, é preciso verificar se algo semelhante já não existe na rede. E como descobrir isso? Pelo site que você mais acessa: o Google.

Leia nosso Post "Passo a Passo para Criar um Blog" e saiba tudo de como criar um blog.

Passo 1: Escolhendo o melhor nome para seu site

O Google não é um dos sites mais populares do mundo à toa. Ele tem (e terá) papel fundamental no gerenciamento e popularidade do seu blog na rede. Como muita gente já diz por aí, sem ele não somos nada hoje em dia. Portanto, sua primeira ação será pesquisar um nome ideal e verificar se já está em uso, além de avaliar o que há de parecido circulando na web.

Tem nicho que é bem específico, mas demanda mais conhecimento. Outros há uma infinidade, porém tem muito conteúdo e espaço para todos. Embora ser original pareça impossível na internet, sempre há maneiras de fugir do genérico e colocar um toque pessoal.

Escolher um nome com bom posicionamento e que as pessoas pesquisem bastante é uma forma de aumentar o SEO e garantir seu site na primeira página do Google. Nesse quesito, é primordial considerar as próprias sugestões do buscador: sempre o que aparece primeiro é o que é mais pesquisado pelos internautas.

Além disso, o Google Trends também é um serviço bem interessante, que mostra em tempo real o que está bombando na web (ferramenta que o Twitter também usa bastante para medir o que é mais comentado naquela hora e em determinado local). A partir daí, optar por um bom nome já rende bastante para seu site, afinal, você precisa ser visto!

 

Passo 2: O domínio perfeito

O domínio é um passo primordial e necessário para essa visibilidade da qual falamos. Com essa característica, o site fica mais autêntico e deixa as pessoas mais confiantes em acessá-lo para buscar informação. Outra coisa interessante é que o domínio permite muitas possibilidades, desde o famoso ‘’. com.br’’ até uma série de terminações que tem mais a ver com seu blog.

E como registrar isso? Demora? Não, muito pelo contrário. É bem rápido e dá para fazer tudo online de modo prático. Pelo site Registro.br você verifica a disponibilidade do nome escolhido e, caso esteja pronto, envia a solicitação e faz um pagamento de 30 reais por ano. Compensa bastante e pode ser feito por qualquer pessoa/empresa.

Depois da liberação do domínio, chega a parte principal dessa postagem e que você precisa conhecer bem: a hospedagem. Esse processo precisa de muita atenção e pesquisa para que você consiga gerenciar seu site da melhor forma possível e que ele não passe por problemas e dificuldades técnicas. Então, como hospedar um site?

Passo 3: Como hospedar um site? Tudo sobre hospedagem: o que é, como funciona, mitos e verdades, resultados!

Muita gente questiona se é mesmo necessário hospedar um site para que ele esteja visível na rede. Bom, para quem deseja fugir do amadorismo, investir em algo profissional e com muita credibilidade, é fundamental contar com esse recurso.

Como o próprio nome diz, a hospedagem vai alocar seu site, ‘’guardá-lo’’ com todos seus dados e informações para que esteja sempre disponível e possa ser acessado 24 horas por dia e por internautas do mundo inteiro. Além disso, funciona como uma pasta de organização e gerenciamento, para garantir proteção, rapidez, praticidade e o funcionamento total da plataforma.

Para isso, empresas de hospedagem vendem espaços em seus servidores para armazenamento desses sites, desde uma página mais robusta até uma mais simples, para quem está iniciando nessa empreitada. Há diversos limites de tamanho e planos, além de uma série de grupos que prometem boas vantagens. Mas, antes de falar mais disso, é bom saber mais sobre o serviço de hospedagem de sites.

 

Tipos de hospedagem de sites

Existem vários tipos de hospedagem, muito além do tradicional e cada um com seus benefícios. Você pode partir de um para outro, de acordo que seu site vai crescendo (e precisa de mais espaço e novas ferramentas). Conheça os mais comuns:

- HOSPEDAGEM DE SITE: é a hospedagem simples, geralmente para um ou dois sites que a própria pessoa gerencia e que não precisa de recursos muito expansivos. É o básico para que seu blog esteja funcionando normalmente e a todo vapor na internet. Ideal para os iniciantes que estão montando seu primeiro site e ainda não conhecem muito desse ambiente virtual de negócios.

- REVENDA DE HOSPEDAGEM: A revenda de hospedagem é um passo a mais para quem quer ganhar dinheiro na internet. Basicamente, você compra parte do servidor e passa a usá-lo tanto para hospedar seu site quanto para revender espaço para outras pessoas. Assim, além de lucrar com sua plataforma, você pode garantir um valor a mais, angariando clientes e convencendo muita gente a investir na criação de um site.

- SERVIDOR DEDICADO: O servidor dedicado é o que há de melhor na hospedagem de sites. Como o próprio nome diz, é quando você conta com um armazenamento exclusivo e pronto para suas necessidades. Alguns desses são capazes de suportar mais de 100 sites! É um método totalmente profissional, que necessita de um bom investimento e conhecimento (já que a própria pessoa faz o gerenciamento), mas que pode ser algo a mais para um iniciante pensar no futuro.

 

Benefícios da hospedagem

E quais são os benefícios reais da hospedagem de sites? Geralmente, as empresas oferecem recursos básicos que podem aumentar de acordo com o plano:

- Monitoramento total: é primordial que seu site tenha monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana e em todos os dias do ano. Qualquer problema (como a tentativa de invasão, por exemplo) deve ser resolvido imediatamente para não afetar a plataforma. Essa é uma das principais características logo que você contrata um plano de hospedagem.

- Backup: o backup também é um recurso essencial, para que o conteúdo fique armazenado em um ambiente seguro, com várias cópias e disponibilidade total.

- Proteção e Anti-spam: na internet, um dos grandes problemas é o excesso de links invasivos, vírus e spam que podem deixar qualquer site ‘poluído’, propenso a invasões e visualmente péssimo. Por isso, é importante que o plano de hospedagem ofereça uma varredura de segurança e suporte total para acabar com esses incômodos.

- Alta capacidade: além de um servidor que tenha bastante espaço para guardar as informações do site, é preciso um bom processamento de dados. Quanto maior a capacidade, melhor será esse serviço, com poucos erros e sem lentidão.

Esses são alguns dos recursos básicos que são necessários em qualquer plano de hospedagem de sites, mas que sofrem alterações de acordo com a empresa. Muitas vendem outras opções de ferramentas para que seu site fique ainda melhor. Tudo depende de uma boa pesquisa para saber qual compensa mais para seu caso.

Existe hospedagem grátis?

Até existem grupos que podem oferecer hospedagem grátis desde que você faça uma parceria com eles. Em grande parte, há a troca por publicidade – algo comum e primordial para sobreviver e ganhar dinheiro online.

Você divulga um banner ou links com anúncios da empresa e ganha um plano gratuito. Tudo depende de uma negociação prévia, mas é difícil conseguir uma proposta tão incrível logo no início.

Ficou dúvida? Leia nosso post "hospedagem de site barata" e tire todas as suas dúvidas.

 

Como escolher a melhor empresa de hospedagem de sites?

Agora que você já sabe como hospedar um site na prática, chegamos ao ponto crucial e mais importante: como escolher a empresa ideal para contratar esse serviço?

Em uma pesquisa básica na internet, você pode encontrar inúmeras opções, com vários planos e em vários lugares do Brasil. Além disso, muitas investem pesado em publicidade, mas isso não quer dizer que sejam as melhores.

Para tomar a melhor decisão, é preciso avaliar com cuidado para não cair numa fria e ter problemas mais tarde. Você precisa considerar alguns fatores que realmente fazem a diferença de um grupo para outro:

- Clareza: embora seja um ponto básico e importante, muitos sites de hospedagem não são claros quanto ao serviço prestado e os tipos de planos que vendem. Há muita coisa superficial que as pessoas não entendem, fazendo perder potenciais clientes por pura falta de informação. Por isso, cheque bem do que se trata o serviço antes de contratá-lo.

- Atendimento: é a base de tudo. Como comprar algo se você não tem um bom atendimento e suporte? Não dá para arriscar, não é? Nesse ponto, antes de hospedar seu site, converse com um funcionário e tire todas as suas dúvidas. Lembre-se que a melhor empresa de hospedagem precisa ter vários canais disponíveis: chat, e-mail, telefone, redes sociais…

- Preço: o preço deve ser levado em conta sempre e, nesse caso, é preciso avaliar a média para ter certeza que não está investindo em algo barato demais – o que é para se desconfiar – ou muito caro – afinal, não dá para gastar muito logo no início do trabalho. Uma dica é começar com um plano simples para depois migrar para um mais robusto.

- Vantagens: empresa que não oferece diferencial e benefícios aos clientes mostra que está na zona de conforto, apenas com o básico e sem a chance de surpreendê-los e conseguir potenciais consumidores. Esse é um problema sério e que deixa muitas pessoas confusas. Portanto, opte por uma empresa que tenha algo proveitoso, como um teste de hospedagem gratuito, por exemplo.

 

Contratei uma empresa de hospedagem e não gostei. Posso trocar?

Com certeza. Se você não está gostando do seu plano de hospedagem atual, pode solicitar a migração para outra empresa que achar mais conveniente. É simples e bem rápido, você conta com a ajuda do suporte para isso e no dia seguinte já está usando o novo serviço.

 

Qual empresa de hospedagem oferece mais benefícios? A ISBrasil deixa seu Site no Ar

Dentre tantas opções com as mesmas características, a ISBrasil é uma empresa de hospedagem de sites que se diferencia das demais por oferecer um teste de 30 dias grátis para todos os clientes. Ou seja, no primeiro mês você não paga nada, uma ótima oportunidade para saber como isso funciona na prática!

Além disso, há uma série de recursos e ferramentas essenciais para que seu blog se destaque na internet: e-mail marketing, Google adWords, streaming de vídeo, dentre outros grandes recursos. A ISBrasil é uma empresa que pensa em deixar seu site nas alturas, em crescimento constante, com um bom atendimento, suporte total e muitas outras vantagens.

Vale a pena entrar em contato e conhecer a empresa para hospedar um site com segurança e confiança. Espero que tenha gostado do artigo e esteja disposto a investir na criação de um site. Dê uma olhada nas postagens antigas do blog (tem dicas incríveis!), e caso tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário no post.

 

Até mais!

                                                                  

 

 

 

 

 

Talvez você goste

Top