Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como funciona a hospedagem de sites?

27/08/2017 às 15:24 Hospedagem de Sites

Como funciona a hospedagem de sites?

Saiba o que é hospedagem de sites, como funciona esse processo e todos os recursos oferecidos para que você fique tranquilo com o site de sua loja.

Para que um site possa ser acessado de qualquer lugar do planeta, ele tem que estar conectado a algum servidor. Mas o que é servidor?

É um computador semelhante ao que usamos em casa, mas que tem a função de armazenar os arquivos e deixá-los disponíveis para serem acessados por outras computadores.

O termo hospedagem de site tem relação direta com o servidor que armazena e disponibiliza determinado site para ser acessado na internet.

Através desse artigo, você vai se inteirar sobre como funciona a hospedagem de sites e conhecer todos os recursos disponíveis e que são de extrema importância para quem tem uma loja virtual.

O que é um site?

É conjunto de arquivos que pode ser baixado e lido por alguns programas especializados, conhecidos como navegadores. Os arquivos que compõem o site ficam hospedados no servidor geral.

É possível configurar qualquer computador para que este se torne um servidor para publicar determinado site na internet. Mas isso não é tão simples assim.

É nessa hora que entram as empresas de hospedagem de sites na web. Elas tem toda uma moderna estrutura e computadores de última geração que fazem a manutenção de milhares de servidores, garantindo toda a segurança dos dados e a disponibilidade dos sites durante 24 horas por dia.

Recursos de uma hospedagem de sites

Na verdade, uma hospedagem de sites possui vários recursos que variam de acordo com os tipos de hospedagem e os planos que cada empresa oferece. Veja alguns dos principais recursos a seguir.

Espaço em disco

Como o próprio nome diz, está relacionado a quantidade de espaço que o site pode utilizar no servidor. Esse espaço é medido em Megabytes (MB) ou Gigabytes (GB).

Alguns tipos de hospedagem de sites oferecem limites específicos e outras já ofertam hospedagem ilimitada. Vale reforçar que quando se fala em hospedagem ilimitada, não se trata de uma hospedagem no sentido infinito da palavra.

Quando uma empresa oferece esse tipo de hospedagem, significa que você não tem um espaço definido de armazenamento para seu website, o que não quer dizer que você tem todo o espaço do mundo para usar e abusar.

Lembre-se de que hospedagem ilimitada não existe! É pura força de expressão. Já na hospedagem compartilhada, centenas de clientes dividem os mesmos recursos, o que pode não ser um boa ideia se você preza pela total segurança do seu site.

Tráfego

Também chamado de transferência, esse termo diz respeito à quantidade de dados que devem ser transferidos quando um usuário acessa e navega no seu website ou quando você o atualiza.

Imagine que cada internauta, ao acessar seu site faça algum download de arquivos no seu navegador de internet. Quando você faz qualquer upload de imagens ou conteúdo, também vai estar usando esse recurso da hospedagem de sites.

A expressão ilimitada também se refere à transferência de dados, ou seja, existe uma limitação por parte da empresa para isso.

Se seu site tiver um alto números de acessos, o recomendável é que você contrate um plano mais robusto para que seu site não fique fora do ar em um algum momento importante.

Aproveite e leia nosso post sobre A importância das Cores para criar um Layout

Número de domínios

Domínio é o endereço eletrônico que utilizamos para acessar o site na internet, como por exemplo:www.lojavirtual.com.br. Geralmente, as empresas de hospedagem podem permitir apenas um domínio, uma certa quantidade de domínios ou domínios ilimitados.

Se você tiver apenas um único site, pode fazer a contratação de apenas um único domínio, mas se tiver vários domínios, uma dica bacana é contratar outros planos maiores, pois pode sair um pouco mais em conta.

Um plano de hospedagem de sites que oferece a inclusão de vários domínios, permite que você hospede diversos sites em somente um único plano de hospedagem.

Contas de e-mail

Quando você faz um registro de um domínio, adquiri o direto de criar contas de e-mail do domínio em questão.

Suponhamos que você registrou o domínio minhalojavirtual.com.br, você poderá criar qualquer conta de e-mail que tenha essa extensão de domínio, por exemplo, seunome@minhalojavirtual.com.br.

Quando se contrata em serviço de hospedagem de sites, a empresa que você contratou lhe fornece todo o suporte para que você crie suas contas de e-mail sob o domínio registrado.

É muito comum as empresas oferecerem o acesso através de um webmail, que nada mais é do que um programa que pode ser acessado pela internet.

O e-mail é fornecido de forma gratuita pela maioria das empresas de hospedagem de sites, mas também pode ser vendido com um item opcional.

Ter um endereço de e-mail incluído na hospedagem pode ser uma valiosa economia para sua empresa, principalmente se forem muitos endereços de e-mail. Saiba mais sobre esse assunto em O que é hospedagem de sites?

Servidores, banco de dados e linguagens de programação

A internet tem uma linguagem padrão das páginas, que é o HTML. Trata-se de uma linguagem de marcação de todos os textos.

Antes de contratar um plano de hospedagem, verifique se o servidor tem linguagem compatível com a que você pretende usar em seu website.

O banco de dados também é essencial se você tiver um site que possua um blog, que é o gerenciador de conteúdo. Ele vai precisar de um banco de dados que seja seguro para armazenamento das informações.

Geralmente, os planos de hospedagem de sites possuem um ou mais bancos de dados disponíveis. O mais importante de tudo é que você escolha um plano de hospedagem que seja seguro e que não te deixe na mão na hora que mais precisar.

Na hora de contratar uma empresa, avalie os recursos oferecidos, preços, suporte ao cliente 24 horas e serviços extras. Escolher com calma faz toda a diferença no futuro.

Conclusão 

Ainda tem dúvidas sobre como funciona a hospedagem de sites? Não tem problema. Você pode ter mais informações em outros links desse blog.

Depois de navegar à vontade, gostaríamos de saber sua opinião sobre o plano de hospedagem que contratou e se ele está valendo a pena.

Gostou de nosso post? Compartilhe: