Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

A importância das Cores para criar um Layout

19/08/2017 às 18:00 Marketing WordPress

A importância das Cores para criar um Layout

As cores são muito importantes na hora de criar um layout atrativo para seus clientes. A hierarquia visual é um dos pontos maiores do layout. É preciso tanto em peças impressas ou digitais saber lidar com o conteúdo e ter um layout bem organizado. A sutileza e cuidado na escolha das cores é um dos pontos a serem observados.

A regra simples é que cores brilhantes sobressaem e se destacam de cores mais suaves e tons de cinza. É possível explorar essa técnica para chamar a atenção do leitor para o ponto que você mais deseja que seja observado no layout. Usar certas cores também definem o clima do seu site, por exemplo, usar a cor azul para mais tranquilos e vermelhos numa estratégia mais agressiva.

As paletas de cores usuais da sua empresa, representam sua marca, que precisa de tons extras para certos fundos ou sessões de destaque no site. Tenha em mente que o produto ou serviço deve ser o centro das atenções de um layout, por isso evite fundos escuros, pois a tendência é que eles tirem o foco do que realmente interessa e causam a sensação de diminuição do espaço.

Mantenha uma certa linearidade de cores, se você uma cor para uma função dentro do seu site, por exemplo, continua utilizando a mesma cor para uma sessão especial de seu site, criando uma imagem fixa da página e evitando confusões dos usuários do seu site. As cores também falam muito sobre seu público, sites muito coloridos não são muito bem-visto pelo público adulto, por exemplo. Procure sempre harmonizar as cores e lembre-se: Menos é mais!

Veja também nosso post Logos prontas grátis para baixar

Confira um pouco mais sobre o poder das cores no layout e no marketing digital:

  • Cerca de 84,7% dos consumidores acham a cor o mais importante na hora de escolher um produto, optando por isso, em relação a outros fatores que compõe um layout. Pelo menos 93% das pessoas compram por conta do aspecto visual dos produtos;

  • Cerca de 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca, como é visto no mercado em marcas como o Starbucks e o McDonalds, por exemplo. As são responsáveis por cerca de 60% da rejeição sobre um produto ou serviço;

  • A avaliação para compra de um produto é baseada somente nas cores, em pelo menos 62% das vezes. Tanto que os anúncios coloridos são vistos com 42% mais de frequência em relação aos layouts preto e branco;

  • Cores podem melhorar a leitura em 40%, aumentar o aprendizado em até 68% e ajudar a compreender os textos em pelo menos 73% das vezes;

  • Pela média, pelo menos dois de três consumidores não compram nenhum produto que desejam se este não tiver a presença de sua cor favorita;

Confira também como ter sucesso com as landing pages.

Confira algumas características mais detalhadas sobre cores primárias e secundárias para ajudar a aplicar em seus layouts:

  • Vermelho: Cor mais quente e dinâmica. Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e o pulso. Incentiva os consumidores a realizar ações e ter mais confiança, aumenta a paixão e a intensidade de acontecimento, além de trazer uma sensação de proteção do medo e da ansiedade.

Onde essa cor é mais utilizada:

- Usado em restaurantes para estimular o apetite dos consumidores.

- Cria um senso de urgência.

- É muito utilização em liquidações de lojas de varejo.

- Atrair compradores para compra por impulso.

  • Amarelo: É a cor mais brilhando e energizando entre as cores quentes. Torna as pessoas mais comunicativas, estimula o otimismo e a esperança e ajuda a concentrar a atenção e a estimular o intelecto.

Onde essa cor é mais utilizada:

- Prender a atenção de consumidores as vitrines das lojas.

- Cor recomendada para chamar atenção para detalhes importantes.

- Lembra parada ou cuidado, como nos sinais de trânsito, em que a cor amarela significa atenção.

Leia ainda no nosso blog o texto sobre hospedagem de site barata!

  • Azul: É a cor que representa a calma, a confiança e a segurança, aumenta a criatividade, a contemplação e a espiritualidade.

Onde essa cor é mais utilizada:

- É utilizado em negócios corporativos por estimular a produtividade.

- Senso de segurança e confiança na marca.

- Diminui o apetite.

  • Laranja: O laranja é uma cor equilibrada e vibrante. Remete ao calor, a excitação e ao entusiamo. Porém, é menos excitante do que o vermelho, sendo uma cor alegre e sociável.

Onde essa cor é mais utilizada:

- Usado para chamar a atenção.

- Cor preferida de consumidores impulsivos.

- Torna uma marca amigável aos consumidores.

  • Verde: Cor associada à saúde e que remete ao equilíbrio e ao rejuvenescimento. Simboliza o crescimento, a vitalidade, a abundância e a natureza. Tem efeito calmante e alivia o estresse.

Onde essa cor é mais utilizada:

- É associado com a saúde e marcas ricas.

- Usado nas lojas para acalmar os clientes.

- Usado para promover as questões ambientais.

  • Roxo: É uma cor que representa a nobreza, a riqueza, o sucesso e sabedoria. É usado como calmante e tem forte influencia de espiritualidade. Estimula a área do cérebro que resolve os problemas e ativa a criatividade.

Onde essa cor é mais utilizada:

- É associado com a realeza, a sabedoria e o respeito.

- Utilizado em produtos de beleza.

- Representa marcas, serviços e produtos criativos e inteligentes.

Um estudo realizado em 2003 por Joe Hallock sobre as preferências das cores em 22 países ao redor do mundo. Os dados apontam que o azul é a cor favorita para homens e mulheres. Dentre as cores mais odiadas estão o marrom, tida por 27% dos homens como sua cor menos favorita e a cor laranja, tida por 33% das mulheres a escolheram como a cor que menos gostam.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para a revenda de hospedagem de site, loja virtual, e-mail marketing, streaming, AdWords, entre outros.

Gostou de nosso post? Compartilhe: