Como dominar o PHP em 8 passos

Como dominar o PHP em 8 passos

06/07/2017 às 21:41WordPress

Para quem está começando a programar em PHP as coisas podem parecem um pouco mais complicadas do que realmente são, a prática vai levar a quase perfeição, se você precisa aperfeiçoar suas técnicas e aprender mais coisas, vamos reunir 8 passos para você começar a seguir e dominar as bases do PHP para começar bem seus projetos.

Hoje você encontra online diversos sites, técnicas de aprendizado, vídeos-aulas, não faltam oportunidades de aprender não só PHP mas diversas outras linguagens de programação, mas não adianta ter tudo isso sem entender por onde começar,

Esteja disposto a aprender, e errar um pouco

O primeiro passo e que apesar de ser um tanto quanto lógico é a vontade de aprender, junto com essa vontade de começar a programar tem que estar a certeza de que no começo você vai errar, uma, duas, três, mas com o passar do tempo isso vai melhorar, você começa a pegar o jeito e os erros vão ser cada vez menos frequentes. Tome isso como um ponto de partida que todo programador tem que passar para iniciar sua carreira. Você também pode entender como funcionam os servidores de hospedagem e servidor compartilhado, assim sabe onde vai ser a melhor opção para colocar seus projetos online.

Não use a internet para procrastinar, estude

Você encontra centenas de websites e vídeo-aulas que podem ser o início do seu aprendizado, em contra partida, as chances de você encontrar alguma outra coisa que vai te chamar a atenção e te fazer deixar de lado as apostilas são muito maiores. Foque em aprender o que precisa e perca o mínimo de tempo com as outras coisas, faça pausas programadas para se distrair um pouco, mas sem perder muito o ritmo, quando você começa com alguma coisa nova e demora um pouco para compreender, se distrair pode fazer as coisas se fixarem em um tempo maior. Você pode estudar como aumentar a velocidade de carregamento de seu site, é um ótimo complemento para seus experimentos.

Teste, teste de novo, e teste mais uma vez

Quando você está começando a codificar com mais freqüência e mais projetos para aprendizado, testar se torna mais do que necessário, a teoria tem que ser posta em prática e verificada de todas as formas possíveis, teste a performance, a qualidade do código, funções limpas e reutilizáveis, um bom lugar para conseguir algumas boas dicas é o projeto PHP the right way, que tem inclusive tradução para o português, nele você encontra desde o processo de instalação, passando pelas PSRs, aprende mais sobre o gerenciamento de dependências, debug, entre outras coisas, é um excelente material de estudo e preparação para seus testes e melhorias.

Aprenda o básico e depois melhore

Às vezes é possível encontrar iniciantes perguntando sobre diversos projetos de framework, técnicas inovadoras de programação, gerenciamento de projetos Scrum, entre outras centenas de novidades ótimas que podemos encontrar nas comunidades do código aberto, não é ruim querer mexer com todas essas novidades, na verdade elas são realmente fundamentais para o aumento das skills dentro da programação e da carreira no geral, mas você precisa antes de tudo se dedicas a compreender tudo o que envolve as raízes do php para depois se aprofundar nesses novos assuntos, você pode, por exemplo, ler nosso artigo sobre a performance do php7, depois de aprender todo a base, pode seguir em frente.

Comece a trabalhar com frameworks

Como falado logo acima, o uso de novas tecnologias e dos frameworks é essencial na dinâmica de programação e cronogramas de projeto atuais, se você precisa entregar um sistema inteiro ou apenas parte dele em pouco tempo, certamente não pode perder tempo buscando e criando funções que já existem, a vantagem dos frameworks é exatamente a facilidade de encontrar soluções e módulos que vão melhorar o desempenho e produtividade.

Abuse das novas tecnologias

Muitos frameworks seguem os padrões MVC,use isso como base para todos os seus projetos, conheça alternativas para trabalhar junto com mo PHP, processadores CSS, bibliotecas javascript como Vue.js ou AngularJS, você pode aperfeiçoar seu código para se adaptar a essas novas metodologias e criar um sistema de integração fácil que será útil sempre, para você ou outros responsáveis pela manutenção do código.

Crie um cronograma e siga

Um das dicas mais valiosas é sem dúvida as que te ajudam a evitar a desordem dentro dos projetos, cria padrões e linhas de trabalho que podem ser adaptadas e replicadas para qualquer projeto, como foi falado mais acima, o estudo de frameworks de gerenciamento de projetos é essencial, com ela você vai aprender como as grandes equipes trabalham e entregam seus projetos em tempo recorde.

Conclusão

Seguindo essas 8 dicas de como dominar a prática da programação, você vai começar muito bem e criará hábitos extremamente úteis para se desenvolver e criar novas oportunidades durante os projetos. Todas essas tarefas que você vai adicionar a sua lista de afazerem são apenas o começo de uma série de passos até alltos cargos dedesenvolvedor sênior e Full Stack, hoje são os mais procurados pelas grandes empresas e você com certeza quer estar entre esses selecionados.

Gostou de nosso post? Compartilhe: