5 passos para montar sua Loja Virtual

5 passos para montar sua Loja Virtual

Categoria: Loja Virtual

30/05/2016 às 18:39

5 passos para montar sua Loja Virtual

 

Se você está procurando por uma oportunidade de ganhar dinheiro através da internet, o e-commerce (ou loja virtual) pode ser uma boa opção. É através dele que um usuário consegue estruturar uma plataforma e vender produtos e/ou serviços de maneira totalmente online.

Com a democratização da internet, fica cada vez mais fácil atingir mercados e públicos mais amplos. Somente no primeiro trimestre de 2016, o e-commerce é o setor responsável por movimentar R$9,75 bilhões da economia brasileira. Interessou-se? Então confira mais dicas sobre como montar uma loja virtual.

 

#1 - Escolha o seu nicho

Depois de estabelecer que irá montar uma loja virtual, sua primeira decisão importante será sobre o nicho de atuação escolhido.

Como provavelmente você não tem rios de dinheiro para investir no começo do seu negócio, é interessante que foque em um nicho bastante específico.

Os 6 nichos mais rentáveis do e-commerce brasileiro atualmente são:

 

1 - Cosméticos

2 - Roupas e moda

3 – Bijuterias e Joias

4 - Camisetas

5 - Produtos Naturais

6 – Informática

 

Dica 1: O ideal é não escolher apenas pelas oportunidades contidas naquele nicho. Leve em conta seu conhecimento e paixão por aquele mercado, esse pode ser um diferencial importante.

Dica 2: Foque em um público específico! Não adianta querer vender cosméticos de maneira geral. Você tem que definir muito bem o seu público.

Seu cliente é homem ou mulher? Tem 20 ou 40 anos? Se preocupa com calvície ou acne?  Reduza a sua área de atuação e se torne um especialista em resolver os problemas de um determinado nicho de mercado.

 

#2 – Legislação

Ao contrário do que muitos pensam, a internet não é uma “terra” sem leis. Mesmo que seja menos complicado, o processo de abrir um e-commerce ainda demanda conhecimento sobre legislação.

Tipos de empresa: Leia muito sobre os tipos de empresa e diferentes enquadramentos jurídicos. Defina qual o melhor para você e obtenha um CNPJ.

Nota fiscal: Se você quer abrir um e-commerce, é essencial que emita nota fiscal. Enquanto o seu número de vendas ainda for pequeno, você pode emitir as notas diretamente no site da Receita Federal.

Legislação acerca do e-commerce: Estude muito sobre as leis vigentes no mercado em que está atuando. Por exemplo: Você sabia que, no prazo de 7 dias após receber o produto em casa, o cliente ainda pode desistir da compra?

Pois é, abrir uma loja virtual é um processo tão sério quanto dar vida a um negócio físico. Estar antenado pode te salvar de diversas situações embaraçosas.

 

#3 – Como escolher uma plataforma para e-commerce?

Esse é um dos passos mais importantes na hora de tirar a sua loja virtual do papel. A plataforma escolhida será um diferencial e tanto para que o seu negócio atinja o sucesso.

Uma boa plataforma deve garantir:

Estabilidade do site: O seu site deverá estar o máximo de tempo possível no ar.

Rapidez na navegação: Experimente oferecer um site lento ao seu cliente e você vai ter a certeza de que ele jamais acessará a sua loja virtual novamente. É preciso respeitar o tempo do cliente, aposte em uma plataforma ágil!

E-mails personalizados: Sabe aquele e-mail seuproprionome@gmail.com ? Pois bem, esqueça! A plataforma contratada também deverá fornecer e-mails personalizados para que você crie algo como: “atendimento@seuproprionome.com.br”. Bem melhor, não é?

Facilite a vida do cliente: Você já se sentiu confuso dentro de um site? Pois é, acontece mais do que deveria. Ao planejar a sua loja virtual, aposte em uma plataforma de template inteligente que torne tudo mais intuitivo para o seu cliente e que facilite o processo de compra.

Preço baixo: Na hora de escolher a melhor plataforma para a sua loja virtual, fique atento àquela que tem qualidade e te cobrará uma mensalidade menor ao fim do mês. Assim, sobra mais dinheiro para investir e fazer com que o seu negócio cresça o mais rápido possível!

 

Na ISBrasil, você conta com qualidade,  segurança e preço baixo na hora de escolher a plataforma para o seu e-commerce. Quer saber mais? Acesse já o nosso site e baixe o ebook com “5 Dicas para iniciar sua loja virtual”.

#4 - Concorrência, fornecedores e Correios: tome as últimas providências

Agora que você já contratou a plataforma para sua loja virtual, é hora de botar a mão na massa e colocar a sua loja virtual para funcionar. Para isso, três passos são importantes:

Análise da concorrência: Faça uma análise completa da concorrência. Veja quais os preços estão em voga, quais produtos vendem mais, quais as deficiências do mercado.... Isso será muito importante na hora de definir os preços dos seus produtos e criar diferenciais de mercado.

Fornecedores: Dizem por aí que os custos são como as unhas: precisamos estar sempre cortando. Portanto, é primordial que você faça ampla pesquisa sobre os fornecedores e descubra quais deles te darão prazos maiores, preços menores e produtos de qualidade.

Encontrando um fornecedor mais em conta, você consegue diminuir o valor do produto final e criar um grande atrativo de modo a aumentar as suas vendas.

Correios: Vá até a agência dos Correios mais próxima e converse com um representante. Peça dicas, veja quais os melhores dias e horários para postagem de produtos.... Além disso, converse sobre uma possível parceria da loja virtual com os correios: dependendo da quantidade de vendas, e-commerces parceiros dos Correios podem economizar na hora de postar os produtos.

#5 – A propaganda é a alma do negócio

Agora que você já tem CNPJ, uma plataforma customizada, estoque de produtos e parceria com os Correios, chegou a hora de mostrar o seu projeto ao mundo!

Temos uma ótima notícia: ferramentas de publicidade online, como Facebook Ads e Google Adwords, São extremamente lucrativas se bem utilizadas. Além disso, elas não pedem um investimento mínimo.

Comece com um valor de segurança que não seja tão alto. Estude as ferramentas de marketing e injete um pouco de dinheiro em cada uma, vá sentindo o mercado dia após dia.

Não tem como dizer qual a estratégia melhor para você, pois cada caso é um caso. O ideal é fazer testes com diversos tipos de anúncios e descobrir quais ferramentas de marketing funcionam melhor para a sua loja virtual.

 

Por que fazer uma parceria com a ISBrasil?

Agora que você já viu todas as oportunidades do mercado brasileiro de e-commerce, chegou a hora de sair do mundo das ideias e tirar a sua loja virtual do papel.

Para isso, conte com a ISBrasil, uma empresa desde 2003 no mercado que tem o know-how necessário para te ajudar a fazer o seu negócio decolar na internet.

Conte com um time de profissionais especializados e uma plataforma de e-commerce que te dará praticidade, customização e diversas formas de pagamento para vender o que quiser.

 

Acesse já o nosso Site e confira planos de Loja Virtual completos a partir de R$39,90 ao mês!

Talvez você goste

Top