Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Blog ou Página no Facebook? Onde conseguir mais público?

27/01/2017 às 09:25 Redes Sociais

Blog ou Página no Facebook? Onde conseguir mais público?

Sua empresa precisa de um complemento na web e você não sabe qual a melhor alternativa?

A dúvida entre optar por um blog ou página no Facebook para conseguir mais público é constante em muitas pessoas, que ficam no dilema de qual plataforma pode alcançar bons resultados.

De qualquer forma, você pode ter as duas sem problemas, desde que consiga gerenciá-las com eficiência.

A partir daí, vai fazendo a análise do que combina e dá certo em seu caso. 

Para te ajudar nessa missão, este post vai tirar algumas dúvidas sobre o que é mais vantajoso, se um blog complementar a seu site/loja virtual ou uma página em uma das maiores redes sociais do mundo, onde tudo acontece e tem milhões de pessoas conectadas. Acompanhe o guia e inspire-se!

Veja também nosso post: Passo a Passo para Criar um Blog   

Por que criar um blog?

Segundo especialistas, um blog bem escrito e com ótimo conteúdo deve ser a espinha dorsal da presença online do seu negócio, seja físico ou uma loja virtual.

Essa é a parte de seu site onde você publica posts bem planejados e bem pensados, sempre em tópicos que interessam seu público. 

Um blog atrai o tráfego para o seu site onde os potenciais clientes podem aprender sobre seus produtos e serviços.

É um lugar para responder a perguntas e fornecer informações relevantes que podem ajudar a estabelecê-lo como uma referência em seu nicho, aliás, não dá para encher a descrição dos produtos com maiores informações, deixando o texto longo e pouco atrativo.

Logo, direcioná-lo para o blog para que o cliente saiba mais com um conteúdo completo soa mais profissional e interessante. 

Muitos desenvolvedores com experiência garantem que um blog é um canal de comunicação direta com seus clientes e a base de qualquer boa estratégia de marketing de conteúdo.

Você pode ver que muitas lojas virtuais e empresas populares contam com esse espaço de informação e interação, que sempre rende muitos acessos e leva as pessoas a comprarem tal produto porque o conhecem em detalhes. E ainda tem outras vantagens incríveis que fazem toda a diferença!

11 motivos para criar um blog para sua empresa

  • Um blog é uma plataforma simples e fácil de usar para se conectar e compartilhar informações oportunas e relevantes com os clientes.

É o seu canal de comunicação direta com todos os clientes que confiam em seus produtos e serviços.

  • Seu blog alimenta SEO e ajuda a destacar o site/loja virtual de modo orgânico, gerando mais tráfego e acessos.
  • Não precisa investir em um design incrível e ferramentas diferenciadas. Há muitas plataformas amigáveis que permitem boas experiências, como o WordPress. 
  • 60% das empresas que ‘’blogam’’ conquistam mais clientes, de acordo com uma pesquisa HubSpot.
  • Seu blog é o ‘’coração’’ de todos os seus esforços de marketing de conteúdo. Ele serve para fazer uma integração perfeita de todas as mídias sociais de sua empresa (Facebook, Twitter, LinkedIn), além da divulgação de e-mail boletins, e-books, entre outras estratégias.
  • Ele dá a sua empresa uma voz. Um blog cria um lugar para falar sobre novos produtos ou serviços, comentar tópicos de notícias em tempo hábil ou tendências de mercado e compartilhar iniciativas da empresa além de seu site. 
  • Um blog cria uma conversa bidirecional com clientes e parceiros. Ele incentiva a interação, comentários e feedback sobre seus produtos e serviços. Por isso é sempre bom responder a todos os comentários e dar atenção a todos.
  • Um blog cria confiança, relacionamentos e vendas. Os clientes olharão para você como um recurso confiável para obter informações sobre a sua empresa e, assim, começar a comprar. 
  • Você pode contar a história da sua marca. Um blog é um ótimo lugar para oferecer mais informações sobre sua empresa, filosofia, funcionários e ideias. Diga aos seus clientes por que você está no negócio e como você pode ajudá-los.
  • Os blogs são investimentos de marketing rentáveis. Cada postagem que você publica é um ativo de longo prazo que ajuda a criar reconhecimento de marca e promover sua experiência, produtos e serviços.
  • ‘’Blogar’’ pode ser divertido., energizante, estimulante e você e seus parceiros podem aprender muito conhecendo novas pessoas, histórias e as mais variadas informações. 

Página no Facebook: compensa mesmo?

Criar uma página no Facebook é gratuito, sendo que essa é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, com bilhões de usuários ativos, todos com gostos diversos e que seguem diversas publicações.

Com interação em tempo real, você pode divulgar uma série de informações e lidar com seus clientes diretamente, compartilhando muitas notícias e tirando dúvidas.

O problema, porém, é que o status de alcance orgânico do Facebook não é tão grande e, em vez de melhorar, pode se perder com o tempo. 

Como as pessoas gostam de mais páginas além da sua, esse alcance diminui, simplesmente não há espaço suficiente para que todos possam ver tudo.

Quanto mais popular for a publicação, menor será a probabilidade de seu público ver suas postagens, por incrível que pareça. Logo, a alternativa que os desenvolvedores encontram é promover o conteúdo para deixá-lo em evidência, o que leva a um investimento em publicidade paga. 

Segundo pesquisas, muitas empresas estão percebendo que seu público-alvo pode não estar ativo no Facebook. Um estudo do HubSpot relatou muitos grupos estão vendo taxas de sucesso mais altas com LinkedIn e Twitter.

Por isso, dependendo do tipo de negócio que você faz, o Facebook pode não ser certo para você.

Não que você tenha que abandoná-lo, mas para resultados realmente visíveis, o blog acaba sendo uma melhor opção, ainda mais quando está otimizado para SEO e transmite um conteúdo perfeito. 

A melhor coisa seria levar as pessoas da rede social para seu blog e site, e para isso é necessário pensar em posts chamativos e com boas estratégias. É trabalhoso, mas gera bons números. O objetivo deve ser manter os dois e focar em um ótimo (e frequente) gerenciamento.

Facebook + Blog: A melhor opção para todos

Entre um blog e uma página no Facebook, a dica primordial é amarrar seu conteúdo de mídia social para o seu blog de negócios, integrando sempre as plataformas.

Você pode fazer isso divulgando o mesmo conteúdo em ambas, mas de maneira diferente. No blog, há espaço para algo informativo. Já no Facebook, pode ser interativo e divertido.

O ponto é que você pode ajustar as duas e garantir ótimos benefícios para sua empresa. O que não deve é ficar parado. Pensar em estratégias é primordial e só assim você verá bons resultados!

Gostou de nosso post? Compartilhe: