Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Servidor Compartilhado ou Servidor Dedicado? Qual a melhor escolha?

25/01/2017 às 16:04 Hospedagem de Sites

Servidor Compartilhado ou Servidor Dedicado? Qual a melhor escolha?

Servidor Compartilhado ou Servidor Dedicado? Qual a melhor escolha?

Se você tem uma empresa ou deseja expandir seus negócios online com novas alternativas e recursos mais robustos, escolher entre um servidor compartilhado e servidor dedicado é um desafio. Afinal, qual é melhor para seu site e uma série de serviços pertinentes a ele? É claro que as necessidades mudam e oscilam bastante, por isso é importante saber as vantagens de cada sistema, suas limitações e funcionalidades no geral. Assim, você consegue fazer a escolha certa e mantém tudo na perfeita ordem e equilíbrio. Para te ajudar, vamos abordar cada aspecto dos planos de hospedagem compartilhada e dedicada para que fique mais fácil tomar a decisão certa. Confira as características de cada um deles de acordo com cada recurso primordial para sua execução otimizada. 

Veja também nosso texto: Qual a importância do backup na Hospedagem?

Largura de banda e espaço em disco:

Compartilhado

Que muitas empresas de hospedagem anunciam recursos ilimitados você já deve saber, ainda mais quando se trata de largura de banda e espaço em disco. O fato, porém, é que isso não existe. Entenda que uma hospedagem compartilhada sempre terá um limite, normalmente limitam processamento por exemplo, não importa o que digam. Logo, não confie em quem promete recursos totalmente livres. Nesse caso, sempre terá um ‘’ponto final’’. 

Dedicado

Já no caso do dedicado, se você tem um site que recebe enorme volume de tráfego, é a melhor opção. Nesse quesito, há muito mais espaço e largura que, embora também não sejam ilimitados, são mais eficientes e com espaço otimizado ideal para grandes plataformas. 

 

Segurança:

Compartilhado

Os mecanismos básicos da hospedagem compartilhada torna esse plano menos seguro do que um de hospedagem dedicado. Isso ocorre porque seu site estará em um servidor que é usado por muitos outros sites. Um único script incorreto executado no servidor pode causar falhas que afetam a todos, algo totalmente prejudicial para seu trabalho.

Dedicado

Há mais segurança e confiabilidade em ter seu site em um servidor dedicado. Uma hospedagem desse tipo permite executar quase todos os tipos de scripts e software. Além disso, o host estará sempre monitorando seu servidor dedicado para garantir que a página esteja funcionando corretamente. 

Controle:

Compartilhado

Um servidor compartilhado é para aqueles proprietários de sites que não têm o conhecimento para gerenciar e controlar tudo, por isso precisam da ajuda tanto da empresa de hospedagem quanto de técnicos especializados. Isso acarreta em desvantagens quando referimos às limitações das linguagens de script, tipos de arquivos e demais recursos que poderiam ser usados. Por outro lado, quem não precisa de aplicações robustas e avançadas, consegue se virar com esse modelo tranquilamente e sem problemas, ainda mais por ser uma opção econômica e que não pesa no bolso.

Dedicado

Já se você quiser ter controle total sobre os recursos do servidor, é indicado escolher o servidor dedicado. Todavia, você deve ter algum conhecimento técnico e experiência para gerenciar tal conta, já que há muitas ferramentas avançadas disponíveis. Vale esclarecer que ele permite que você execute quase qualquer tipo de software, com suporte para vários tipos de linguagens de script. Você pode personalizar o ambiente com base em suas necessidades específicas e, em casos especiais, o desenvolvedor também pode obter o código de acesso root para seu servidor dedicado.

Sendo assim, o gerenciamento de um plano de hospedagem dedicado exigirá um conhecimento avançado. Se você não sabe como fazer isso sozinho, precisará contar com a ajuda de um especialista ou então com o gerenciamento de servidor da empresa que fizer a contratação. Para saber mais sobre esse serviço e como ele é feito, leia o post ‘Perigos de não ter Gerenciamento de Servidor’.

 

Preço:

Compartilhado

Eis uma parte em que você precisa ficar atento. É fato que um servidor compartilhado possui planos baratos e com valor muito abaixo de um dedicado, e justamente por isso é limitado e não permite a manipulação e uso de tantos recursos avançados. Mas isso não quer dizer que todos sejam iguais. Existem planos de empresas de hospedagem que prometem mais do que cumprem, quase sempre dizendo que não há restrições sendo que isso é o que mais acontece. 

Muitos desenvolvedores iniciantes acabam caindo em ciladas porque não pesquisam antes e assinam logo qualquer plano, só se dando conta do problema mais tarde. É por isso que é indicado procurar as melhores opções, aquelas com vantagens reais e que tragam ótimos benefícios, como um teste gratuito de hospedagem que permite verificar esse serviço antes de começar a pagar. Sim, isso existe e é o grande diferencial da ISBrasil. Vale a pena conhecer e saber tudo!

Dedicado

Há muitas vantagens em usar um servidor dedicado, como já listamos aqui, porém o que pode parecer ruim para muitas pessoas é o preço desse plano. Sim, ele é bem alto, ainda mais comparado à hospedagem compartilhada. De certa forma, o custo-benefício é atrativo, mas em muitos casos você precisará de um serviço especial para o gerenciamento correto desse sistema. Por ser mais avançado, conta com funcionalidades robustas e que não são fáceis de serem manipuladas, exigindo um trabalho técnico. Ou seja, é um investimento. Não adianta também insistir em algo que não permite a realização de tarefas básicas sendo que a intenção é crescer e expandir os negócios online, não é mesmo?

 

E agora, qual devo escolher?

Bom, depois de saber as principais diferenças e peculiaridades de um servidor compartilhado e servidor dedicado, o tipo de hospedagem que você escolher dependerá exclusivamente de suas necessidades, orçamento, características do site, controle de quantidade e perspectivas futuras de ascensão de seu negócio online. 

Para tomar uma boa decisão, pesquise bastante, consulte técnicos e especialistas, conheça o serviço de cada empresa e busque o máximo de referências possíveis. Assim, com uma opção inteligente e funcional, tudo dará certo e você poderá ter muito sucesso online. Ser um desenvolvedor é um desafio, mas com foco, trabalho e com uma empresa parceira tudo dá certo. Por isso, mais do que clientes, a ISBrasil busca parceiros que estejam dispostos a subir e alcançar excelência integralmente. Que tal começar agora?

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: