WordPress ou Joomla, qual a melhor opção?

WordPress ou Joomla, qual a melhor opção?

Categoria: Blog

09/08/2016 às 12:02

 WordPress ou Joomla, qual a melhor opção?

 

Quando falamos de plataformas CMS (Content Management System), os famosos gerenciadores de conteúdo, surge uma dúvida muito comum: WordPress ou Joomla, qual é a melhor opção?

Bem, levando-se em conta o fato de que certamente estamos falando das duas plataformas mais utilizadas no mundo, esta não é uma pergunta tão fácil de ser respondida.

Seja lá qual for o seu CMS preferido, ambos têm suas vantagens e desvantagens e vamos falar de todas elas neste texto.

Ficou curioso? Então vamos começar discutindo um pouco sobre como funcionam WordPress e Joomla!

 

WordPress

O WordPress, lançado em 2003, é com certeza o CMS preferido de redatores e blogueiros no mundo todo. Conhecido por sua boa navegabilidade e aparente facilidade com que um usuário pode utilizá-lo, ele se apresenta de maneira bastante simples e eficiente.

Para o usuário, a plataforma possui um painel administrativo simples onde praticamente qualquer customização pode ser feita de maneira intuitiva e em poucos instantes. Pelo lado dos desenvolvedores, o WordPress é simpático pois apresenta templates de fácil entendimento, grande variedade de plug-ins e uma estrutura de banco de dados muito poderosa.

Além de tudo isso, o WordPress ainda conta com uma grande comunidade de colaboradores, o que facilita (e muito) a vida de quem precisa de ajuda com alguns recursos da plataforma.

Saiba também como escolher um tema no wordpress

 

Quem escolhe trabalhar seu conteúdo com o WordPress tem aceso a diversas vantagens, tais como:

 

- Hospedagem com os melhores preços do mercado;

- Fazer uso de extensões gratuitas que permitem adicionar, por exemplo, “posts relacionados” ou catalogar o conteúdo por meio de categorias;

- Contar com um portfólio de temas pré-determinados de acordo com a finalidade da página que está sendo criada (negócios, notícias, portfólio etc.);

Você pode ver mais curiosidades sobre o WordPress acessando um guia completo sobre o assunto que escrevemos para este mesmo blog há algum tempo.

 

Joomla

 

Enquanto o WordPress surpreende pela usabilidade, esse está longe de ser um dos pontos fortes do Joomla. Por outro lado, esse CMS vê sua popularidade crescer. Em 2003 a plataforma já abocanhava quase 10% do mercado.

Se ele não é tão fácil de usar, quais as vantagens que fazem deles um gerenciador interessante?

Com uma forte presença no mercado digital desde 2005, o Joomla é o CMS ideal para sites maiores que necessitam de uma estrutura mais complexa. Se você está gerindo uma empresa com muitos funcionários e precisa de uma intranet, por exemplo, essa é a sua opção!

 

As extensões do Joomla, apesar de menos intuitivas, permitem algumas funcionalidades interessantes:

- Além de conteúdo, através desse CMS é possível exibir módulos (previsão do tempo, últimas notícias etc.);

- Mais de 6 Mil Plug-ins à disposição do usuário;

- Templates criados para suportar diversas customizações, o que proporciona maior versatilidade à aparência do site;

- Assim como o WordPress, também possui templates com temas pré-determinados.

 

Alguns dos principais usuários do Joomla são empresas como IHOP e Linux.com.

 

WordPress ou Joomla: um rápido comparativo

 

Agora que já contextualizamos cada um dos gerenciadores de conteúdo, vamos ao que realmente importa: qual deles compensa mais?

Como já deve ter ficado claro, não existe uma resposta exata para esta pergunta, mas você pode tirar suas próprias conclusões de acordo com o nosso comparativo abaixo. Confira!

 

SEO
 

WordPress: como você já deve ter ouvido falar por aí, o fato de o WordPress ser uma plataforma extremamente amigável aos olhos do Google o torna quase imbatível em termos de Search Engine Optimization.

 

Por outro lado, ele também requer maiores configurações. É fácil fazer isso através de extensões como “Xmap”, “SEO BOSS” e “SH404SEF”.

 

Joomla: O Joomla, por sua vez, vai além das expectativas iniciais. Através desse CMS você conseguirá ter total controle sobre as estruturas de URL e permalinks. Além disso, é preciso dizer que não são necessárias tantas configurações assim.

 

Entre os plug-ins mais cotados para uma boa otimização nessa plataforma estão “WordPress SEO by Yoast”, “All-in-one-SEO”, “SEO Friendly Images” e “404 Simple Redirect”.

 

Usabilidade

 

WordPress: como já dissemos na apresentação das plataformas, é muito complicado bater o WordPress em questões de usabilidade. Com um painel de controle totalmente intuitivo e praticidade incomparável, esse CMS oferece um setup fácil e um aprendizado que, se não é fácil, ronda o moderado.

Por outro lado, o aceso ao suporte do WordPress é mais custoso para o seu usuário.

Joomla: quando comparamos usabilidade de WordPress e Joomla, é nítida a diferença entre a apresentação de um e outro setup. Enquanto o WordPress apresenta um setup fácil, o do Joomla pode ser classificado como de média dificuldade (bem como o seu aprendizado).

Em relação ao suporte, apresenta um processo mais fácil quando comparado ao concorrente WordPress.

 

Considerações finais

O WordPress é bastante simples, intuitivo e de fácil usabilidade. Isso significa que, mesmo que um usuário seja iniciante, ele conseguirá, em pouco tempo, entender tudo o que precisa ser feito para satisfazer suas necessidades dentro da plataforma.

Seguindo essa linha de raciocínio, esse CMS é indicado para:

- Sites que estão sendo desenhados para pequenos negócios em fase inicial (você mesmo pode fazer);

- Blogs e sites de conteúdo;

- Blogs ligados a e-commerces (com a ajuda de extensões como Woocommerce, por exemplo).

O Joomla, por outro lado, é mais recomendado para:

- Sites de pequenos negócios (assim como o WordPress);

- Sites com funcionalidades um pouco mais complexas;

- E-commerces que não necessitem de blogs agregados.

É sempre bom lembrar: tanto WordPress quanto Joomla são plataformas de código aberto e não precisam de licença para serem utilizadas.

Escolheu qual é o melhor? Agora ainda tem dúvida de como criar um blog? acesse nosso post e siga o passo a passo.

 

O que a ISBrasil pode fazer por você?

Gostaríamos muito de saber: o nosso conteúdo ajudou você a entender melhor as vantagens e desvantagens de optar por WordPress ou Joomla?

Se você está precisando de um site, seja ele para o seu e-commerce, blog ou qualquer outro projeto, saiba que pode contar com a ISBrasil!

Nós estamos desde 2003 no mercado oferecendo diversos tipos de soluções tecnológicas para nossos parceiros.

Seja com uma hospedagem de sites de qualidade ou com a própria plataforma para lojas virtuais, já ajudamos mais de 10 mil clientes a estabelecerem suas marcas no mundo digital!

Gostou de saber disso? Então acesse já o nosso site e conheça um pouco mais sobre a nossa história!




 

 

Talvez você goste

Top