Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como escolher um tema no WordPress para seu Blog ou Site

18/07/2016 às 09:33 WordPress

Como escolher um tema no WordPress para seu Blog ou Site

Você já sabe como criar um blog e o quanto isso é importante. Mas escolher o tema perfeito para o sucesso dele é tão importante quanto, nesse artigo vamos dar algumas dicas valiosas para ajudar na sua decisão.

Pense que um visitante acessa o seu novo blog mas não encontra a informação que precisa, você pode estar perdendo um novo cliente, mas a informação está lá, porém não em um lugar ideal, essa é apenas uma das situações que pode acontecer com você se seu tema do blog não for bem escolhido.

Um bom tema pode ser escolhido com três passos básicos, vamos abordar cada um deles ao decorrer desse artigo, são questionamentos que você deve fazer a si mesmo e analisar com atenção a situação, com isso a chance de ter a aceitação do seu público aumenta ainda mais.

Verifique os seguintes pontos:

O visitante irá interagir com o seu blog ou apenas acessar informação e gerar um possível contato?

Meu blog será adaptável a qualquer resolução e dispositivo?

O tema escolhido é de fácil customização e usa tecnologias recentes?

Meu tema é otimizado para buscas?

Informação ou Interação?

Um dos questionamentos a se fazer é se você quer criar conteúdo informativo, para que seu cliente tenha interesse em entrar em contato ou se você vai ter um ambiente que irá integrar vendas de produtos junto aos artigos, você deve oferecer as informações de forma clara e objetiva, organização na exibição dos artigos, imagens de qualidade com carregamento rápido será o que irá garantir uma maior taxa de aceitação ou não.

Em ambas as situações é importante conhecer as vantagens do blog profissional e saber como ganhar dinheiro com blog.

Responsivo ou não?

Atualmente é quase um crime não ter um site ou blog adaptável a diversos dispositivos, o responsivo já passou da fase “moda” e se tornou necessidade, em alguns casos, mais da metade do percentual de acessos de muitos sites se dá por dispositivos móveis, e se você não estiver preparado para atender essa demanda certamente perdera visitantes e futuros clientes.

Opte por um tema que seja adaptável e testado nas resoluções mais populares, hoje as conversões são altas em conexões móveis.

Deixe sua cara, clara!

A personalização de um novo tema deve ser o suficiente para atender as necessidades do seu projeto, seja com fácil alteração de cores, imagens, criação de elementos atrativos ao visitante e principalmente bem documentado para futuras alterações por outros desenvolvedores.

Além dos recursos ditos acima, outro detalhe muito importante é estar preparado para suportar novas tecnologias de desenvolvimento, html5, css3, frameworks, cada um vem ganhando cada vez mais espaço diante das novas formas de desenvolver com mais agilidade e qualidade.

Tudo isso ainda contribui com um carregamento mais rápido.

Aproveite temas que oferecem fácil integração as redes sociais, mostrem proximidade com os leitores através de informações sobre o artigo e redator.

SEO, meu tema está otimizado? Sim ou sim?

Hoje em dia para ter sucesso em qualquer projeto online estar aparecendo nas buscas não é mais um detalhe, é mais do que uma necessidade, então não existe a possibilidade de deixar isso para depois.

Deixar a otimização para as buscas de lado é como ter uma loja em uma rua extremamente movimentada, mas estar de postas fechadas, você não atrai os clientes, visitantes assíduos, não gera curiosidade e tão pouco resultados.

Dicas extras!

Você deve estar pensando como começar a pôr em prática essas dicas que demos agora, e quem sabe pensando quanto isso irá custar, mas podemos nos perguntar duas coisas:

Tema grátis = Tema ruim?

Nem tudo que é grátis é ruim ou de pouca qualidade, a página oficial do projeto (https://br.wordpress.org/themes) oferece uma área destinada a temas gratuitos que são criados pelos próprios usuários, são livres para utilização e personalização, ótimas opções são o ponto de início para grandes projetos.

Temas caros nem sempre são melhores

O valor que você paga por um tema pronto ou desenvolve um do zero nem sempre define a qualidade final da criação, procure desenvolvedores que tenham trabalhos no mercado, veja se o mesmo respeita as dicas aqui publicadas e se será uma boa opção para seu projeto.

Não use uma centena de plug-ins

Os temas são facilmente incrementados com funções extras através de plug-ins, seja para exibir informações extras, criar novos campos, trazer animações, etc., busque por temas que tragam isso nativamente, e não crie coisas que sejam desnecessárias, o uso de muitos plug-ins ou recursos exagerados vai influenciar diretamente na performance de seu blog e com isso irá tornar a navegação dos seus visitantes menos fluida, causando um impacto negativo durante a visita.

Integre com as Mídias Sociais

O tema escolhido deve ter uma integração fácil com as Mídias Sociais permitindo em um link uma interação/compartilhamento do seu visitante com seu conteúdo, o tema sem integração com Mídias Sociais deve ser descartados no mundo atual.

Saiba quem são seus visitantes

Captar o e-mail de seus usuários/visitantes é fundamental para manter um relacionamento com o mesmo, informa-lo em primeira mão de um novo post e assim diante, o seu tema deve ter a possiblidade de uma fácil integração com ferramentas de Email Marketing.

Conclusão

Escolher um tema que se encaixe em seu projeto é como escolher uma roupa, ou seja, não é uma tarefa das mais fáceis, mas com todos os passos aqui apresentados você terá uma grande vantagem na hora de começar essa procura, tente criar suas próprias perspectivas, conheça seu negócio para que saiba como melhor apresenta-lo para os outros.

Lembramos que são dicas que servem como ponto de partida, com o tempo você estará mais informado e com mais prática para novas implementações.

Gostou de nosso post? Compartilhe: