Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quanto minha empresa deve investir no Google Adwords?

22/06/2017 às 11:02 AdWords

Quanto minha empresa deve investir no Google Adwords?

Saiba quanto sua empresa deve investir em um dos mais importantes programas do Google e se vale a pena tal investimento nesse tipo de publicidade

Antes de saber quanto sua empresa deve investir no Google Adwords, você precisa entender do que se trata e como funciona todo o processo. O Google Adwords nada mais é do que um programa de publicidade online do Google, onde você pode fazer diversos tipos de anúncios dentro de suas plataformas, como páginas de resultados, conhecidas como SERP, Google Maps, Gmail, entre outros. Tais anúncios também podem ser feitos através de outros sites parceiros, que disponibilizam espaço para todo tipo de publicidade. Através desse artigo você vai saber quanto a sua empresa deve investir no Google Adwords para atrair clientes e alavancar os seus negócios.

O Investimento no Google Adwords

O Google Adwords, bem como toda forma de publicidade online paga, possui um certo custo para divulgar o anúncio de sua empresa ou produto. Na verdade, o montante que vai ser investido é determinado pelo próprio usuário e o valor gasto vai depender, por exemplo da relevância do site para o público e da ocorrência de palavras-chave durante uma determinada busca. Todo investimento em publicidade é muito importante, principalmente se sua empresa física ou virtual está no início de suas atividades a pouco tempo. É uma das melhores formas do seu cliente em potencial conhecer seus produtos ou serviços, já que quase todas as pessoas na grandes cidades tem acesso à internet, seja por celular ou por computador.

Valor do investimento inicial

Essa é a grande dúvida de vários usuários que tem loja virtual ou empresa física e estão fazendo a primeira campanha, pois não sabem qual é o custo real do clique de cada palavra-chave. Na verdade, é possível fazer uma projeção utilizando de forma gratuita, o planejador de palavras-chave do Google Adwords, que fornece várias opções e o custo estimado por clique. Tomemos o exemplo de um usuário que deseja que os anúncios de um determinado produto tenham 20 cliques durante todos os dias do mês e a palavra-chave escolhida custa R$ 0,70 de acordo com o Google. A conta é bem simples e basta calcular 20 cliques x 0,70 x 30 dias, que vamos chegar no total de R$ 420,00 mensais, que seria o valor do investimento em publicidade. Vale lembrar que o planejador de palavras-chave do Google fornece um valor estimado e os preços não são fixos.

Verba ideal para sua conta

Uma preciosa dica é procurar conhecer a fundo o mercado virtual em que se está atuando e ficar ligado nas novidades. Nesse mundo virtual, tudo muda constantemente e na medida em que sua conta vai sendo otimizada, é possível aumentar o investimento em publicidade no Google Adwords. Na dúvida, é sempre viável procurar um especialista para te ajudar nessa questão. Assumir riscos calculados pode ser uma boa alternativa nesse momento de instabilidade do mercado. Afinal de contas, com dinheiro não se brinca e perder grana nessa altura do campeonato, é uma péssima ideia.

Leia também o nosso post sobre O que é preciso para montar uma loja virtual?

O valor do investimento depende do seu bolso

Na verdade, não existe um valor mínimo e máximo que se deve investido em publicidade no Google Adwords. Tudo vai depender de suas condições financeiras no momento da campanha. Lembre-se que você sempre deve respeitar seu orçamento e nunca dar o passo maior que a perna. Um empresa tem total liberdade de investir 50 mil reais ou 40 reais mensais, pois tudo vai depender da realidade financeira do momento. Algumas lojas virtuais ou empresas físicas conseguem um excelente resultado com publicidade no Google Adwords, mesmo com um orçamento limitado. Tudo isso vai depender do tipo de negócio, localização regional e todas as estratégias utilizadas na divulgação no site, além do gerenciamento da conta. Muitas empresas que tiveram sucesso na divulgação no Adwords, começaram com um investimento extremamente baixo.

Algumas dicas caso você faça um pequeno investimento

Um bom planejamento financeiro é um dos segredos do sucesso de todas as empresas, seja virtual ou loja física. Muitas empresas administram mal sua verba destinada à publicidade, acabando antes do final do mês, o que não é interessante para a mesma. Se você souber administrar bem a grana, o custo por clique (CPC) fica até mais barato, nesses casos.

Empresas com orçamento limitado devem priorizar as palavras-chave com muita exatidão, pois elas tem um CPC menor e você não corre o risco de gastar dinheiro por causa dos cliques inválidos. Mesmo assim é sempre bom ter debaixo da manga, algumas palavras-chave que tenham uma correspondência mais ampla, o que gera bons resultados também.  

Aumentar o índice de qualidade das palavras-chave pode fazer com que o valor do CPC seja até 30% menor, o que pode ser ótimo para sua loja virtual. Você deve separar os anúncios por temas e fazer um anúncio específico para cada grupo de palavras-chave. Caso seja possível, tenha uma página do site específica para esse tema. Tudo é válido para que você tenha o retorno esperado com seu investimento. Em suma, toda estratégia de marketing deve ser minimamente pensada para não se perder dinheiro. Assumir riscos sempre calculados e agir de acordo com as condições financeiras de sua empresa, devem ser sempre lembrados antes de fazer qualquer investimento. Investir no Google Adwords pode ser um excelente negócio para sua loja virtual, caso você tenha um diferencial perante os seus concorrentes, caso contrário, é contar com a sorte.

Ainda tem dúvidas sobre quanto sua empresa deve investir no Google Adwords? Sem problemas. Você pode ficar por dentro de outras preciosas dicas em PAY PER CLICK (PPC): O QUE É E COMO FUNCIONA?  Queremos saber sua opinião sobre qual o melhor tipo de investimento em publicidade que sua empresa fez e se o retorno foi satisfatório. A sua opinião será de grande valia para outros leitores que querem montar seu próprio negócio e ainda estão na dúvida sobre quanto devem investir em propaganda no Google ou se a vale a pena todo o investimento. A troca de experiências é muito válida, principalmente se tratando de investimento financeiro, em que todo cuidado é pouco.

Gostou de nosso post? Compartilhe: