Qual melhor hospedagem para o seu site

18/07/2020 às 11:32 Hospedagem de Sites

Qual melhor hospedagem para o seu site

A melhor hospedagem de sites para você vai depender da sua necessidade e as necessidades de cada cliente são únicas. A melhor forma de saber como escolher a melhor hospedagem para o seu site é conhecer cada uma das modalidades de hospedagem e comparar com os seus planos e necessidades.

Claro, para conseguir avaliar um serviço de hospedagem nos encontramos com uma série de termos que muitas vezes não compreendemos completamente e isso pode nos tornar refém de provedores ruins.

Nós da ISBrasil queremos que antes de tudo você consiga avaliar o que necessita em um serviço de hospedagem de sites por conta própria, por isso vamos começar um um breve glossário explicando alguns termos comuns:

imagem explicativa sobre cloud service

Web Hosting

Basicamente é um sinônimo em inglês para hospedagem de sites. Muitas empresas utilizam o termo em inglês seja por motivos técnicos ou outros quaisquer, enquanto outras utilizam em português o que causa certa confusão nos potenciais usuários

Host

Muitas vezes utilizada como sinônimo de hospedagem, host também pode se referir mais especificamente ao servidor no qual seu site está armazenado. Isto é, a máquina física na qual seus arquivos estão salvos e ligados pelo endereço de IP.

Uptime

Aqui nos referimos a uma métrica que diz respeito a quanto tempo um servidor permanece online executando as suas funções. É uma métrica importante, pois define a eficiência do seu serviço de hospedagem de sites.

CMS

Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo, são softwares utilizados para tornar o gerenciamento do conteúdo de seu site mais fluido e intuitivo. O WordPress é uma ferramenta que se destaca neste quesito, inclusive muitos provedores trabalham com hospedagem com Wordpress já instalado.

FTP

Essa ferramenta será utilizada sempre que quiser realizar download ou upload de um arquivo no seu site.

SSH

O Secure Shell é outra ferramenta, mas a partir desta você pode ter acesso ao seu servidor e configura-lo.

imagem explicativa sobre hospedagem de sites

Tipos de hospedagem de site

Além dos tipos de hospedagem de site que explicaremos, existem ainda soluções personalizadas para empresas e grandes projetos.

Se você acha que sua ideia precisa de um tipo de hospedagem avançada, exponha suas necessidades ao provedor e juntos é possível criarem uma excelente solução. Isso é claro, se nenhuma das mais comuns hospedagens de site resolverem seu problema.

Falaremos basicamente de 4 tipos de hospedagem de sites:

Hospedagem Compartilhada

Como falamos ao contratar uma hospedagem de sites seus arquivos serão armazenados em um servidor conectado a internet para disponibilizar seu site online, simples certo?

Um servidor nada mais é que uma máquina, uma CPU basicamente. Em uma hospedagem compartilhada mais de um site (na verdade até 10 dependendo do plano) podem utilizar o mesmo servidor.

É o tipo de hospedagem ideal para pequenos e médios empreendimentos já que conta com o menor valor mensal. Afinal, se o servidor é compartilhado os valores também o são.

Também se torna interessante contratar este tipo de hospedagem quando seu site possuirá alguns subdomínios como por exemplo, um blog.

Entretanto se o seu site conta com um fluxo de acessos considerável essa hospedagem de sites pode gerar mais dores de cabeça que soluções já que todos os recursos citados no nosso glossário serão divididos entre todos os sites hospedados. Na prática, com um grande número de acessos seu site pode vir a se tornar instável e cair.

Hospedagem de sites VPS

Agora se o seu site precisa lidar com um fluxo grande de visitantes, temos a opção de uma hospedagem com Servidor Virtual Privado (VPS: Virtual Private Server).

Neste caso grande parte da máquina se torna sua hospedagem de sites, a partir de uma virtualização de parte dos processos que estarão dedicados exclusivamente aos seus arquivos funções do seu site.

Isso é feito com um processo que torna os recursos do servidor acessíveis de forma exclusiva por um cliente com acesso a customização, espaço em disco e RAM dedicadas.

Servidor Dedicado

Este é o tipo de hospedagem mais robusta do pacote: se com um VPS você virtualiza parte da CPU e passa a ter uma máquina virtual, com um servidor dedicado você pode basicamente criar sua máquina virtual de acordo a sua necessidade e aloca-la completamente. Se o VPS já não lhe atende, talvez seja hora de migrar para um servidor dedicado.

Na ISBrasil você pode customizar seu plano de servidor dedicado escolhendo quantos processadores serão usados em sua máquina virtual, bem como memória, tipo de disco (SSD e HDD) e incluir os serviços extras de sua preferência:

  • Backup
  • Gerenciamento Preventivo
  • Gerenciamento Sob-demanda
  • Ip dedicado

Parece redundante citar isso, mas a maior vantagem em um servidor dedicado é a exclusividade do serviço e o poder de processamento de uma máquina inteiramente ao seu dispor.

Cloud Server

Podemos falar ainda de uma modalidade parecida com o servidor dedicado, mas ao mesmo tempo com suas próprias características: o Cloud Server. Vamos dar uma brece explicação aqui do se trata este serviço.

O grande diferencial de uma Cloud Server é que ele lida com todo o trabalho em nuvem, sem a necessidade da sua empresa alocar uma máquina. Em outras palavras, você paga pelo serviço e não pela máquina em si.

É excelente para negócios que possuem picos de uso alternados com momentos mais parados e possui um custo mais acessível e que o servidor dedicado.

Entretanto, aqui encontramos o mesmo problema que uma hospedagem compartilhada com o compartilhamento de servidores. Embora exista uma criptografia de ponta que impede o vazamento de informações, você pode enfrentar problemas ocasionais com um fluxo muito acima do esperado. Ainda assim, mesmo essa desvantagem pode ser compensada pela facilidade em alterar o seu plano em minutos.

Aqui apenas esboçamos a ideia sobre o que é Cloud Server, um serviço que vai bem além disso.

Gostou de nosso post? Compartilhe: