Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que sua empresa deve estar online?

05/09/2017 às 13:52 Marketing

Por que sua empresa deve estar online?

A chamada “presença online” é o que substitui ou estende as relações presenciais e físicas das empresas ao ambiente virtual. Ou seja, com a mudança do perfil dos consumidores e sua migração para a internet, as empresas também tiveram de se adaptar a essa nova demanda e atender a seu público da era digital. Desse modo, as lojas online representam a criação de outras possibilidades de conquista de novos clientes e a constante fidelização de seus já conhecidos consumidores, um investimento de custos financeiros menores e o aumento da visibilidade da marca, isso sem contar que o alcance em menos tempo, a mais lugares e de mais pessoas concomitantemente é próprio da publicidade virtual.

Veja também nosso post: Como registrar um domínio

Mediante isso, cada vez mais as lojas físicas têm se convertido integralmente em e-commerce ou apresentado esse novo formato comercial como uma alternativa. A oferta de produtos e serviços pela internet ganha uma nova dinâmica: mais rápida e com uma contrapartida mais imediata, as ações lançadas nas lojas virtuais são mais fáceis de serem acompanhadas por seus administradores e, com isso, estratégias eficientes podem ser identificadas, reforçadas, repetidas, assim como, os procedimentos não tão eficazes podem ser revistos, corrigidos e até mesmo eliminados.
Fazer negócios na internet é vantajoso em vários sentidos para as empresas. Por exemplo, no mundo virtual, a marca é mais facilmente encontrada, pois, há mecanismos que relacionam imediatamente as buscas de possíveis consumidores à oferta afim de produtos e serviços, direcionando-os para sua loja. Quando seu e-commerce aparece nas buscas de acordo com sua relevância e associação com as palavras-chave pesquisadas pelo usuário, isso não somente expande o seu campo de publicidade, como também agrega junto ao seu e-commerce novos consumidores, ficando ambas as partes satisfeitas.

Quando o seu cliente online acessa sua loja virtual, ele julgará imediatamente se quererá ou não permanecer naquela loja. Para tanto, informações claras e diretas, oferta de promoções, disponibilização de formas diversas de pagamento, descontos, fretes grátis, entre outras coisas, são as novas maneiras de fidelizar o seu público no ambiente online.
Optar pela presença online, todavia, não é apenas a substituição de um espaço de negócio por outro, e sim, o exercício de novas formas de marketing digital, mais precisamente, as estratégias de um marketing digital que possibilitem que essa incursão seja de sucesso. Assim, a publicidade por e-mail, a promoção dos produtos e serviços nas redes sociais, o trabalho adequado com as palavras-chave e os anúncios, a manutenção dos blogs e dos chats da marca e a constante adequação às novidades do mercado são essenciais para o bom posicionamento de um e-commerce.
As empresas que não têm a versão online de sua marca contam com bem menos chances de serem reconhecidas pelo grande público, uma vez que, a maior parte das pessoas está conectada sempre. A presença digital é mais abrangente do que parece, pois, é qualquer conteúdo digital que tenha alguma representação, seja uma imagem, um post; seja um vídeo ou um depoimento, já marcam o lugar do e-commerce no mundo virtual.

Um site, uma página no Facebook, um blog corporativo e o endereço incluído no Google Mapas já são formas de endereçar a sua marca e disponibilizar seus produtos e serviços a possíveis consumidores da internet. Além do mais, a localização online serve de orientação para a localização física, por exemplo, ou seja, no próprio site da marca podem estar as informações do endereço, telefone e horário de atendimento da loja presencial.

A internet é um lugar em que histórias são contadas. Dessa maneira, a sua empresa ganha mais um espaço para promover suas ações, sua missão e valores e o seu histórico. Nas redes sociais, por exemplo, há campos específicos para a descrição da categoria de sua marca e para a apresentação dos produtos e serviços oferecidos por ela. O Instagram especificamente é a possibilidade de que sua história seja contada visualmente com a postagem de fotos e vídeos; muito mais do que campanhas comerciais, essas opções aproximam seu e-commerce de seu consumidor e atribuem ao seu nome credibilidade e familiaridade. Acrescentar depoimentos de clientes satisfeitos e resenhas de seus produtos também é uma boa dica.
O aumento de suas vendas é algo que deve ser esperado quando a empresa passa a ter uma presença online. Para tanto, estar preparado para isso é parte de continuar a fazer sucesso: contar com uma logística de entregas que atenda a todos os clientes, disponibilizar um estoque satisfatório e lidar corretamente com diferentes modos de pagamento e com a segurança de seu site são cruciais nessa jornada. Veja  Qual é a importancia de ter um site? e saiba por que está presente na internet.

A conexão de pessoas é algo natural da internet. Associar sua marca à ideia de rápido atendimento e resolução dos problemas e dúvidas de seus clientes é algo importante na presença online. Isso acontece antes, durante e depois das vendas; ou seja, depois que a venda é efetuada, a marca continua a acompanhar o seu cliente, importando-se com seu grau de satisfação naquela compra e lhe sugerindo novas aquisições. Por fim, a presença online não é mais uma opção para as empresas, mas um requisito. Isso porque não apenas o perfil dos consumidores tem mudado, mas também o modo como que eles se relacionam nos negócios, as formas por eles usadas para compram o que querem, tendo as empresas de se adaptarem para obterem sucesso.
Para saber mais sobre as estratégias de marketing digital, hospedagem de site e muito mais, acesse o ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: