Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que criar um site? Qual a sua importância?

16/05/2017 às 15:00 Hospedagem de Sites

Por que criar um site? Qual a sua importância?

Ao abrir uma empresa, muitas dúvidas surgem quando você decide fazer a divulgação. Entre elas, uma das mais comuns é: Será que é realmente importante criar um site? Geralmente, o início de uma empresa é delicado, pois é necessário um investimento antes dos lucros aparecerem. Então é natural que você se preocupe em aplicar corretamente o dinheiro investindo. Porém, ter uma página na web é essencial nos dias de hoje. Se você quer saber por que é tão importante criar um site para o seu negócio, continue lendo e confira os motivos listados aqui.

Você é o dono do site

Observo diversas pessoas criando páginas nas redes sociais para a empresa e não investindo em um site. Tudo o que está disponível na web sobre ela é apenas uma página no Facebook. Isso pode ser um grande erro. Por mais que você pense que é o dono daquela página, na verdade não é. Quem manda nela é o próprio Facebook. Você pode muito bem acordar um dia e descobrir que sua página foi deletada por algum motivo.

Eles podem fazer isso? Podem sim. Você está divulgando seu serviço dentro da plataforma deles.

Não estou dizendo que você não deve utilizar as redes sociais para divulgar sua empresa, longe disso. É extremamente importante utilizá-las para se aproximar do público. Mas depender apenas dessas redes sociais é uma estratégia arriscada.

Se você comprar um domínio e criar seu site, ele será seu. Dessa forma, você não precisará se sujeitar às regras da plataforma.

Um site permite mais funcionalidades

Além de ter um domínio próprio, criar um site é fundamental para quem precisa de mais funcionalidades. Se você tem uma empresa que tenha o serviço de delivery, por exemplo, precisará divulgar uma série de informações, como:

  • Cardápio

  • Preços

  • Regiões atendidas

  • Promoções

  • Unidades

  • Contato

Imagine também disponibilizar um mecanismo em que seja possível fazer o pedido dentro do site apenas clicando nos itens. Os hábitos de consumo mudaram, então sua empresa deve acompanhar esses hábitos para não ficar para trás.

Tenha destaque na busca orgânica do Google

Outro grande problema de quem decide não criar um website é ficar invisível no Google.

Não é novidade para ninguém que o Google é o motor de busca mais utilizado por pessoas do mundo inteiro. Qualquer dúvida que apareça, rapidamente a digitamos no Google e pronto. Surgem diversos links para respondê-la.

Sabendo disso, por que alguém não se interessaria em estar presente lá? Imagine sua empresa posicionada na primeira página. Sem dúvidas, muitos clientes que você não tinha alcançado antes, agora irão te procurar.

O que é a busca orgânica?

O tráfego orgânico do Google também é conhecido como tráfego gratuito. Sabe aqueles resultados que não aparecem como anúncio pago, mas estão entre os primeiros lugares? Podemos dizer que esses sites estão lá por merecimento.

Como conseguir uma boa posição no Google?

Para conquistar essa posição de destaque é preciso trabalhar o SEO do site. Isso não é obtido de um dia para o outro, mas vale o esforço. Uma vez que você consiga, terá destaque sem precisar pagar para estar ali.

Com um domínio próprio e um site recheado de conteúdos relevantes, suas chances de ficar bem posicionado no motor de buscas são maiores. Mesmo que você tenha uma página na rede social ou blog gratuito aparecendo nas buscas, uma hora pode chegar um concorrente e tomar o seu lugar.

O algoritmo do Google tem alguns requisitos para selecionar os sites com mais relevância. Caso seu site não atenda essas exigências, ele nunca estará na primeira página. Uma dica é utilizar o plugin Yoast SEO para verificar o que você pode melhorar em suas postagens. 

Os links que aparecem na primeira página têm muito mais chances de serem clicados do que os outros. Uma pesquisa feita em 2014 mostra que os cinco primeiros resultados são responsáveis por cerca de 70% dos cliques.

Acho que agora ficou mais clara a relação entre criar um site e ficar bem posicionado nos motores de busca. Sendo assim, passamos ao outro tópico que diz respeito ao tráfego pago do Google.

Faça anúncios pelo Google Adwords

Diferente do tráfego orgânico, o Google Adwords é uma ferramenta para divulgar seu site de forma paga. Você adiciona os créditos no Adwords e o Google mostra seus anúncios na primeira página.

Cada vez que um usuário clica em seu anúncio, é descontado um valor de seus créditos. Esse valor pode variar de acordo com a palavra-chave. Mas por que pagar para aparecer se é possível fazer isso de graça?

Na verdade, há diversos motivos. Falarei sobre algum deles.

Como falei anteriormente, para ficar bem posicionado no tráfego orgânico leva algum tempo. Não tem como fazer isso do dia pra noite. Uma empresa que está começando agora e seu website está no início, não conseguirá bons resultados no motor de busca do Google.

Claro que há exceções. Se o mercado dela não tiver praticamente nenhuma concorrência, então é possível.

Vamos supor que você abriu uma floricultura em um bairro e queira divulgar seu negócio. Como ainda está no início, será difícil que os clientes te encontrem. Nesse caso, optar pelo Google Adwords é o melhor. Ao digitar Floricultura no bairro X, você estará lá em destaque.

O custo-benefício dessa ação é ótimo.

Vamos pegar o mesmo exemplo da floricultura. Suponha que o clique do usuário em seu anunciou gerou um débito de 70 centavos em sua conta. Porém, o lucro que você teve com a venda já pagou o valor total dos créditos que você adicionou.

A flexibilidade que esse tipo de divulgação permite é uma das grandes vantagens. Você pode ir testando durante um tempo. Investe X em um mês, no seguinte investe Y e vai acompanhando o retorno que esse investimento está trazendo.

Ou seja, funciona para todos os tipos de bolsos. Pode ser uma micro-empresa ou até uma multinacional.

Conclusão

Com as diversas ferramentas que a web nos oferece, ter um site no ar permite que você possa usufruir ao máximo delas. Não importa o segmento e nem o tamanho de seu negócio, você terá uma série de benefícios.

Gostou de nosso post? Compartilhe: