Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Parcerias entre blogs: 5 coisas que devem ser analisadas

06/04/2018 às 14:09 Ajuda

Parcerias entre blogs:  5 coisas que devem ser analisadas

Com a crescente ampliação do alcance das mídias sociais e da validação da experiência pessoal, cada vez mais pessoas buscam nos blogs ou nos relatos pessoais, diversas informações que fazem parte da rotina diária.

Independentemente do assunto, o fato é que existe uma grande variedade de experiências sendo discutidas e perfis diversos quando o assunto é blog.

Se você tem um blog e quer fazer parceria com outro, saiba que existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração antes de bater o martelo. Esse artigo vai trazer 5 dicas bacanas a respeito disso. Leia até o final e saiba mais. 

Estude cada blog para compor propostas distintas

Nenhum blog é igual ao outro. Talvez o primeiro grande erro de uma empresa ao entrar em contato com um blog, seja o de não levar em conta essas importantes diferenças.

Cada nicho é único, assim como cada blog também é.  Quando determinada empresa faz uma única proposta comercial para todos os espaços, ela está esquecendo de levar em conta as diferenças dos blogs, o que é um erro crasso.

Para qualquer empresa começar bem uma parceria de sucesso com determinado blog, é necessário estudá-lo antes, de várias maneiras. Analise a consistência do seu conteúdo, veja há quanto tempo o blog está no mercado, quais empresas foram suas parceiras anteriores, ações e postura perante o mercado.

Não basta pedir somente o número de acessos, de visitantes únicos, de seguidores no Twitter ou na Fanpage. Não se esqueça de que números podem ser manipulados facilmente.

É claro que estudar todos estes pontos exige um pouco mais de tempo e de dedicação. Mas são esses detalhes é que vão ajudar uma empresa a ser bem vista pelos seus possíveis parceiros e impedir que ela fique mal vista entre eles.

Os blogueiros sempre trocam informações diversas para avaliar se esta empresa é confiável ou se a parceria será consistente. O diálogo sempre deve existir entre os blogs. Leia nosso post sobre Hospedagem com WordPress

Não deixe de ler também o post sobre mariadb!

Consulte as opções que o blog tem a oferecer nas propostas

Parceria entre blogs é coisa séria. Se uma empresa enxerga seu blog como um meio relevante e profissional de produção e compartilhamento de conteúdo, ela vai tratar você como um profissional.  

O problema é que muitas empresas acham absurda a ideia de pagar um blogueiro pelo seu trabalho, mas pagam milhares de reais pelos anúncios de vendas nos meios tradicionais, que já não são mais tão eficientes quanto foram no passado. Investimento em blogs é certeza de atingir um público segmentado e de qualidade.

Talvez seja por isso que muitas empresas tem interesse em parceria com os blogs. O objetivo é alcançar o público-alvo de uma maneira mais pessoal, eficiente e direta. As empresas precisam ter a consciência de que fazer e manter um blog dá muito trabalho e não é tão simples assim.

Deve haver aquela sintonia entre o contratante e o blog contratado e a proposta tem que ser interessante aara ambas as partes e não somente para uma. Isso se chama profissionalismo com transparência. Aprimore seus conhecimentos em Dicas de SEO para WordPress

Analise as propostas de ceder conteúdo a um blog e embutir links de clientes nos textos

Infelizmente, existem empresas que adotam esta prática. A empresa parceira se compromete a ser uma espécie de colaboradora do seu blog, enviando textos com links embutidos com as palavras-chave, promovendo um cliente, sem custo algum, lesando o seu blog indiretamente.

Esta colaboração, na verdade, é uma forma de promover o cliente da sua empresa parceira sem repassar nenhum valor ao dono do blog que está a promovendo. Fique atento quanto a propostas desse tipo.

Sobre premiações

Algumas empresas sempre encontram um meio de se promoverem. Criam uma espécie de premiação, alegando que vão eleger o melhor blog em determinada categoria, mas em contrapartida, exigem que os participantes coloquem selos em seus blogs e que façam campanhas nas redes sociais com o nome da empresa.

No final das contas, o objetivo não é homenagear o blog, mas divulgar vastamente o nome da empresa, atrair tráfego para seu site e reforçar seus links junto ao Google.

Existem casos em que a empresa alega que elegeu os melhores blogs para participar e à medida que os blogs indicados declinam do convite, convocam outros, os transformando em meros tapa-buracos. Isso é um desrespeito ao trabalho dos blogueiros. Clareza e ética são pontos cruciais em tudo na vida.

Cuidado com as propostas para escrever posts em troca de baixa remuneração

Produzir conteúdo, seja na forma de textos, fotos ou vídeos é o trabalho de um proprietário de um blog. Um conteúdo de qualidade atrai visitantes para o blog e é a base para que o blogueiro construa sua credibilidade e conquiste a fidelidade dos leitores.

Mas algumas empresas desconsideram todo o esforço e dedicação que existe por trás disso e fazem propostas indignas.

Existem alguns casos de ofertas de parcerias em que o blogueiro é convidado a escrever em troca de um cupom de desconto da empresa ou em troca de um valor tão pequeno, que não vale a pena nem abrir o computador. Não existe parceria que sobreviva dessa forma. Conheça nosso serviço de Hospedagem com WordPress

Tendo em vista a crescente consolidação de blogs profissionais no mercado e da relevância do alcance das mídias sociais, é preciso que muitas empresas que contratam blogs para parcerias, façam propostas justas, já que fazem uso do mesmo para ampliar o seu alcance.

As relações jamais podem ser unilaterais e extorsivas e que todos possam crescer juntos e não apenas de servir de trampolim para muitos. Se uma empresa busca consolidar sua credibilidade e profissionalismo diante do concorrido mercado, que este processo comece como a sólida construção de um relacionamento com os seus possíveis parceiros.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.  Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: