O que faz um Sistema de Informação de Marketing?

10/01/2020 às 20:51 Marketing

O que faz um Sistema de Informação de Marketing?

Coletar dados é essencial para qualquer empresa no mercado digital. Daí, vem a importância do sistema de informação de marketing para qualquer negócio.

Lidar com um grande volume de dados ficou bem mais fácil com a chegada do Big Data, mas é preciso contar uma estrutura que permita a coleta e análise eficiente das informações.

O sistema de informação de marketing vem justamente com o intuito de solucionar esse problema, facilitando a coleta e a análise de dados, dando a chance de uma gestão mais eficiente em empresas através de uma melhor tomada de decisão.

Se você ainda não sabe o que é um sistema de informação de marketing, fique tranquilo! Neste artigo, vamos lhe explicar o que é e para que serve este sistema, e falar também sobre os principais benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.

O que é um sistema de informação de marketing?

O sistema de informação de marketing (também conhecido pela abreviação SIM) é um sistema dedicado a coleta, análise e planejamento de dados, sejam eles internos ou externos.

O intuito é ajudar na gestão de uma empresa, provendo argumentos que sustentem melhores decisões.

Assim, é possível usar o SIM para facilitar o entendimento dos dados gerados pelo e para a sua empresa, possibilitando fazer uma análise, a classificação e aplicar as informações nas ações corretas para gerar melhores resultados.

O SIM é formado por profissionais de marketing especialistas na análise dados, que utilizam tecnologias como o Big Data e processos bem definidos para gerar informações relevantes para os gestores do negócio.

Através de uma plataforma digital, o SIM fornece informações estratégias para as ações de marketing da empresa.

Teste 30 dias de E-mail Marketing.

Para que serve o sistema de informação de marketing?

Como já dissemos acima, o objetivo principal do sistema de informação de marketing é coletar, analisar e prover dados precisos que podem ser usar para embasar decisões e melhorar a gestão de um negócio. 

Com base nas informações geradas pelo SIM, que gestores podem traçar melhores estratégias e definir os objetivos a serem alcançados pela empresa.

Mas quais são os dados gerados pelo sistema de informação de marketing? Você deve estar se perguntando não é, então vamos explicar.

O SIM fornece relacionados ao marketing da empresa, ou seja, informações sobre perfis e necessidades de clientes, tendências de mercado, entre outros dados que podem ajudar a empresa a traçarem um planejamento estratégico mais efetivo para atrair e fidelizar mais clientes.

O intuito é gerar dados para basear as próximas decisões, mas o SIM também visa a redução do retrabalho, a construção de uma marca forte no mercado e aproximação com os clientes.

A ideia é criar diferenciais competitivos que possam destacar a sua empresa da concorrência, tudo com base em dados.

Confira também: O que é E-mail Marketing?

Quais são os principais benefícios do Sistema de Informação de Marketing para o meu negócio?

Depois de descobrir o que é e para que serve um sistema de informação de marketing, agora vamos listar os principais benefícios do SIM para uma empresa.

Dessa forma, você poderá compreender a importância desse sistema para o seu negócio.

Confira abaixo quais são os principais benefícios:

Agiliza estudos de mercado

Com o volume de dados gerado pelo sistema de informação de marketing, fica muito mais fácil fazer um estudo de mercado assertivo.

Com o SIM, é possível compilar todos os dados relevantes para uma pesquisa de mercado, o que agiliza a identificação de oportunidades e principais tendências.

Se a sua equipe de marketing realizasse buscas manuais para reunir informações para um estudo de mercado.

Já imaginou quanto tempo seria gasto? Mesmo com acesso à internet. O SIM é essencial para dar a agilidade que a sua empresa precisa para dar respostas rápidas ao mercado.

Previsões futuras do mercado

O SIM também pode ser bastante útil para prever o futuro do mercado. Assim, sua empresa pode diminuir os riscos antecipando problemas e lucrar com oportunidades de negócio.

Você pode usar o SIM para prever o crescimento ou a queda de vendas de um produto.

Dessa maneira, você pode pensar no lançamento de novos produtos ou em estratégias que possam abrandar a baixa nas vendas com antecedência.

Detectar os riscos e as oportunidades para o seu negócio é uma tarefa que o SIM cumpre com muita eficiência.

Definição de estratégia assertiva

Esse é um dos principais objetivos do SIM. O sistema fornece informações importantes para a definição de uma estratégia de marketing assertiva para o seu negócio.

Através da identificação do perfil dos consumidores e das tendências de mercado, você pode realizar os ajustes necessários para atrair mais clientes e turbinar as vendas.

Assim, é possível se guiar pela concorrência e trabalhar uma estratégia focado em seu público-alvo. A tendência é que você implemente ações e crie diferenciais competitivos que possam destacar a sua empresa no mercado.

Mais produtividade e menos retrabalho

Com a implementação de um sistema de informação de marketing, as decisões do seu negócio passam a ser embasadas em dados confiáveis, o que rechaça qualquer achismo ou desconfiança.

Muitas empresas acabam dando um “tiro no escuro” ao tomar decisões sem embasamento algum. Hoje, isso pode representar um “suicídio” para o seu negócio.

Com tantas tecnologias, por que confiar no achismo? Aposte no sistema de informação de marketing!

Ele agiliza todo o processo de coleta e análise de dados, o que aumenta a produtividade da sua equipe, e poupa o retrabalho, fazendo com que sua empresa invista em ações que dão resultados para o seu negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: