Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é CMS: escolha o melhor para criar seu site

20/12/2020 às 12:21 WordPress

O que é CMS: escolha o melhor para criar seu site

CMS é a sigla para Content Management System que em tradução literal significa Sistema de Gestão de Conteúdo.

Isso significa que um CMS permite criar e gerenciar os conteúdos do seu site ou blog de forma simples. Sem precisar recorrer a códigos de HTML, CSS ou outras linguagens de desenvolvimento web.

Utilizar um CMS pode ser especialmente interessante para empresas que ainda não possuem uma presença digital criarem o seu primeiro site, já que esses sistemas tornam todo o processo super intuitivo.

Se você deseja aprender como criar um site ou como criar um blog, leia este texto até um fim e veja o que é um CMS e como ele pode ser a solução dos seus problemas.

Para quem sabe o que é WordPress, será fácil compreender o conceito de CMS!

Vale a pena criar um site?

Embora vivamos na época da internet, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre criar um site.

Entre suas objeções estão o fato de que criar um site é caro e não gera retornos como redes sociais.

É um erro tratar os sites da mesma forma que as redes sociais. Um site pode ser uma grande fonte de retorno e de publicidade, se aliado com estratégias corretas de marketing digital.

Vale lembrar, que o alcance do site pode ser ainda maior que o de uma página no Instagram, por exemplo, já que ele não é limitado aos seguidores. Aliado a um blog, ele pode ser uma grande porta de entrada para novos clientes.

 Outro engano comum é alegar que um site é caro. Utilizando um CMS, basta a contratação de um serviço de hospedagem de sites e registro de domínios e você mesmo pode criar seu site do zero de forma simples e rápida.

Um CMS é simples de se utilizar e pode ser aprendido em poucas horas com vídeos no YouTube.

O que é CMS

Quando se pensa em criar um site a primeira ideia que surge é que este é um procedimento que será caro, ou exigirá um nível técnico de conhecimento ou será demorado. Ou ainda os três.

Mas e se eu lhe disser que é possível criar um site com poucos custos e sem conhecimento técnico algum em desenvolvimento web?

Essa é a função dos CMS. Em geral um CMS pode ser instalado em sua hospedagem de sites e permite personalizar o seu site com cores, temas e funções.

A partir de um CMS ainda é possível criar, organizar e publicar conteúdos para blogs por exemplo, criar a página principal de um site e páginas de contato e apresentação e portfolios.

Além disso, um CMS torna as atualizações do seu site muito mais fáceis o que além de economizar na gestão, economiza tempo.

Funcionamento de um CMS

Mas como vários processos que exigem conhecimento técnico podem ser simplificados a esse ponto?

Em geral, os CMS são softwares desenvolvidos por uma comunidade de desenvolvedores pelo mundo e possuem licença aberta. Assim, esses desenvolvedores conseguem simplificar seu trabalho ao mesmo tempo que ajudam outras pessoas.

Na hora de criar um blog o CMS permite aplicar temas e posicionar elementos na tela geralmente com um sistema que se assemelha ao chamado “clique e arraste”.

Outras funcionalidades podem ser adicionadas por meio de plugins. Estes são como linhas extras de código que podem ser baixadas e adicionadas ao CMS para habilitar funções extras como criar formulários, análises SEO ou criar áreas de login.

Essa é outra vantagem dos CMS, eles são personalizáveis para se adequar a sua necessidade.

Funções de um CMS

Para que seja possível criar sites com um CMS ele deve possuir uma série de funções. O processo de publicação de um conteúdo por exemplo, é muito simples em um CMS. Mas possui diversos fatores envolvidos.

Uma das principais funções de um CMS por exemplo é a criação e publicação de páginas. Desde as páginas iniciais como Home, contato e sobre nós. Até um blog, em que cada conteúdo deve possuir uma página para si.

Obviamente, tudo isso é feito lidando com códigos e essa é outra função de um CMS: edição de texto e código do site. Para que possa simplificar o processo para os mais leigos, o CMS precisa ser capaz de ler e editar códigos.

Além disso, se você possui conhecimento suficiente, pode ainda acessar e ditar esses códigos por si só criando funcionalidades extras. E resolvendo problemas sem precisar recorrer a plugins, por exemplo.

Outra função de um CMS diretamente ligada aos blogs é permitir a moderação de comentários em seus conteúdos. Além de ser possível integrar plataformas como Disqus para a mesma função.

Além disso, como dissemos é possível a adição de plugins que inclui diversas outras funções como controle de estoque para lojas virtuais, ou áreas de login para sites de membros.

7 Vantagens de utilizar um CMS

Se você deseja criar um site para o seu negócio, mas ainda não sabia como, utilizar um CMS é a solução mais indicada.

Por isso, vamos falar de sete vantagens de utilizar um CMS.

Uso simplificado

Para quem trabalha com marketing digital sabe que é preciso estar sempre atento a diversos fatores de um site. Desde a sua aparência e design, velocidade de carregamento, usabilidade etc.

Sejam por questões de experiencia do usuário ou otimização SEO.

Cuidar de todos esses aspectos lidando com linhas e mais linhas de código pode ser cansativo até mesmo para desenvolvedores. Agora, se você não entende nada de desenvolvimento, seria impossível.

Em um CMS essa gestão é muito simplificada, desde a edição de layouts até a organização de conteúdos e criação de url.

Facilidade na criação de conteúdos

Essa vantagem entra como um complemento a anterior. Em um CMS é extremante simples criar e publicar um conteúdo. Basta acessar a opção de postagem, e você pode incluir conteúdos, programar a sua publicação e até mesmo verificar o quão otimizados estão.

Além disso, todo acesso aos seus arquivos é feito pela internet, sem a necessidade de nenhum programa específico.

Otimização SEO

Todos os CMS disponíveis hoje no mercado são compatíveis com estratégias de SEO para ranquear em primeiro lugar no Google. Além disso, utilizar um CMS não gera nenhuma penalidade neste sentido.

Pelo contrário, é possível encontrar sites muito bem posicionados que foram criados completamente em algum CMS.

Outra vantagem é que nessas plataformas é possível instalar plugins que auxiliam com a otimização de textos em SEO e aplicar todas as técnicas que se aplicaria em um site qualquer.

Com o recurso de editar Url, é possível ainda otimizar os links com a inclusão de palavras chaves.

Recursos extras

Lembra que citamos os plugins duas vezes acima? É porque eles fazem toda a diferença em um CMS.

Com plugins certos você pode personalizar completamente o seu site e criar um e-commerce, site de cursos ou mesmo incluir opções de colher dados dos seus clientes por meio de cadastros.

Em geral, qualquer função que se deseje em um site pode ser criada com um plugin. E se você entender o suficiente de desenvolvimento pode criar seus próprios plugins.

Versátil para vários tipos de site

Qual o projeto do seu site? Ele será um blog com conteúdos otimizados todos os dias? Um site institucional ou e-commerce? Em qualquer que seja a situação é passível o uso de um CMS na criação do seu site.

Seu site visa ter níveis imensos de tráfego? Isso também não é problema, basta contratar uma hospedagem de sites adequada e tudo isso pode ser feito.

Em geral, um CMS não possui restrição quanto a forma que será utilizado.

Custo reduzido

Não podemos deixar de citar umas das vantagens mais lembradas dos CMS. O seu custo. Em geral os CMS são plataformas gratuitas.

E embora existam temas e plugins pagos, tudo pode ser feito com sem gastos adicionais além de uma hospedagem de sites e registro de domínios.

Por outro lado, criar um site do zero envolveria a contratação de um desenvolvedor e a manutenção de um contrato para qualquer manutenção eventual.

Site veloz e responsivo

Hoje em dia ninguém espera mais do que cinco segundos pelo carregamento de um site. A velocidade de carregamento não é nem mesmo um fator de ranqueamento no Google, é um pré-requisito.

Ou seja, um site rápido não irá necessariamente ranquear bem, mas um site lento com certeza é desqualificado das primeiras posições.

Outra grande verdade é que o acesso por smartphones se tornou maior que o acesso por computadores e notebooks, logo é indispensável que os sites possuam versões responsivas para o mobile.

Sites que não são responsivos, também não posicionam no Google. E o que tudo isso tem a ver com CMS?

Simples, todos CMS possuem suporte para carregamento de páginas e para versões mobile. Além claro, ser possível integrar os sempre chamados plugins, para análise e otimização.

Como escolher CMS

Ótimo, se você chegou até aqui com certeza já sabe o que é um CMS. Mas agora, vamos falar sobre como escolher um.

Para isso, é preciso levar em conta alguns fatores que serão avaliados de acordo as suas necessidades.

A principal vantagem de um CMS é a sua simplicidade e facilidade de uso. Porém, isso não torna o suporte dispensável. Por isso antes de tudo é bom verificar o suporte dele.

Como a maioria dos CMS são plataforma de código aberto, raramente existe um suporte oficial. Por outro lado, existe uma comunidade de usuários ativos em fóruns e sites oficiais que sempre trocam dúvidas e informações.

Por isso é preciso antes de escolher um CMS descobrir mais sobre a sua comunidade e o quão ativa ela é, oferecendo soluções e atualizações.

Outro ponto é a função para a qual o CMS foi planejado. Alguns CMS são mais voltados a blogs e outros para sites institucionais.

Ainda podemos falar que embora alguns sejam pensados para uma determinada função, eles são versáteis o suficiente para serem utilizados de várias formas.

Por último e não menos importante, é preciso considerar que a sua experiencia em trabalhar com determinado CMS deve ser agradável, afinal ele será parte da sua rotina e nada pior que trabalhar com algo que não gostamos.

Para finalizar esta parte, vamos dar uma olhada nos principais CMS do mercado.

WordPress

Começando pelo principal de todos, o WordPress é o CMS mais utilizado no mundo inteiro. Ele possui uma vasta biblioteca de temas, gratuitos e pagos. E isso também vale para os plugins.

Mas o melhor do WordPress é que seus usuários estão sempre a atualizando e trocando informações em fóruns e grupos da comunidade.

Drupal

Se o que você busca é segurança, não tenha dúvidas em preferir o Drupal. Sua interface é tão segura que ele foi escolhido para uso do governo dos EUA.

Vale citar que assim como o WordPress, sua comunidade é extremamente ativa e está sempre criando atualizações para o DRUPAL.

Joomla

O Joomla é outro CMS extremamente popular e com usuários ilustres como a Universidade de Harvard.

Ele possui todas as vantagens do WordPress, porém em menor escala já que sua comunidade é bem menor.

Hospedagem de sites para CMS

Para ter um site duas coisas são indispensáveis: a hospedagem de sites e um registro de domínios.

Considerando que você deseje utilizar um CMS é preciso avaliar o quão bem uma determinada hospedagem de sites vai suportar um CMS.

Na hora de avaliar uma hospedagem de sites leve em conta fatores como disponibilidade, suporte vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana e armazenamento.

Considere ainda que ao contratar uma hospedagem de sites, você ainda precisa instalar o seu CMS escolhido.

Se a sua escolha foi pelo WordPress, você pode contratar uma hospedagem WordPress já instalado aqui na ISBrasil.

Conclusão

Agora que você já aprendeu o que é um CMS e como utilizar, não existem mais desculpas para não começar a criar um site para sua empresa. Como vimos, criar um site com um CMS é algo simples e intuitivo e que pode trazer inúmeros ganhos.

Para facilitar a criação do seu site, escolha uma hospedagem WordPress instalado com os plugins essenciais. Conheça os serviços da ISBrasil e acompanhe diariamente o blog para aprender mais sobre desenvolvimento web e marketing digital!

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: