Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é WordPress? Tudo sobre o CMS mais usado do mundo

25/12/2020 às 10:53 WordPress

O que é WordPress? Tudo sobre o CMS mais usado do mundo

Você com certeza já ouviu falar sobre o WordPress. Mas você sabe o que é o WordPress de fato?

Não é atoa que este é o CMS mais utilizado em todo o mundo e com uma das comunidades de usuários mais ativas da internet.

Com o WordPress você pode criar um blog, site institucional, loja virtual, portal de notícias, etc.

Então que tal conhecer tudo sobre esta ferramenta hoje neste texto? É só ler até o fim para saber de vez tudo que precisa saber sobre o que é o WordPress!

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS. Mas o que isso significa?

CMS significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo e estes são sistemas utilizados para administrar sites, blogs, e-commerces, etc.

Esse gerenciamento engloba uma série de coisas tais como:

  • Editar o layout do site
  • Criar e editar páginas no seu site
  • Exportar e importar dados
  • Criar e postar textos
  • Utilizar imagens e vídeos em seu site ou blog.
  • Criar fichas de cadastro para coleta de dados dos visitantes

Mas não se limita a isso. A ideia principal por trás do WordPress ou qualquer outro CMS é que ele torne o trabalho de gerenciar um site algo simples e intuitivo para pessoas que não dominam nenhuma linguagem de programação.

Ou mesmo dominam, mas preferem as facilidades oferecidas pelo WordPress.

Como funciona o WordPress?

Mas não pense que por isso o WordPress é uma opção para amadores. Pelo contrário, grandes plataformas como o Spotify utilizam o WordPress.

Por mais que o WordPress utilize temas prontos para serem editados e plugins para personalização, ele dá a liberdade de edição nos códigos para todos aqueles que estejam dispostos a faze-las.

Se este é o seu caso, você pode tirar ainda mais proveito do WordPress inserindo alguns códigos em PHP, CSS, JavaScript ou mesmo criando um tema do zero em HTML.

Para começar a usar o CMS, é preciso antes instalar WordPress na sua hospedagem. Esse é um procedimento bem simples e rápido de ser feito.

Vantagens WordPress

Para aqueles que possuem sites em WordPress, a preocupação com programação dos códigos só existe se assim eles quiserem. Afinal não é preciso escrever uma única linha de código para gerenciar todo seu site.

Isso por si só já é uma grande vantagem pois torna o serviço de criação de sites algo muito mais acessível para diversos profissionais, desde empreendedores a criadores de conteúdo, que não dominam linguagens de criação de sites.

E para desfrutar das vantagens do WordPress, não é preciso pagar nada e nem perder muito tempo. O CMS é gratuito para ser instalado em sua hospedagem de sites e isso leva no máximo quinze minutos.

Porém, essa facilidade e o fato de ser algo gratuito não tira nenhum de seus méritos. O WordPress possui uma grande quantidade de plugins e temas disponíveis para personalização das mais variadas necessidades.

Alguns exemplos de funções de plugins incluem: plugins de área de membros, plugins para e-commerce, para otimização SEO. E muito mais.

Isso sem falar nos temas. A grande quantidade de temas, gratuitos e pagos, que podem ser personalizados e alterados livremente sem que você perca o conteúdo do seu site.

E essas são apenas algumas das vantagens do WordPress. Outras ainda incluem:

  • Comunidade ativa prestando suporte para sanar dúvidas e atualizar o código
  • Código aberto
  • Compatibilidade com dispositivos móveis
  • Sistema de atualizações periódicas
  • Riqueza de conteúdo na internet para estudo

WordPress.com e WordPress.org

Essa é uma fonte de confusão eterna para todos os iniciantes em WordPress. A confusão entre WordPress.com e WordPress.org.

Mas não se preocupe com isso, por que vamos esclarecer isso para você agora mesmo.

WordPress.com

Este é, além de um CMS, um provedor de hospedagem.

Pelo site do WordPress.com você pode criar um site com hospedagem gratuita e sem pagar registro de domínio no domínio “.wordpress.com”.

Entretanto, aqui você ficará limitado as funcionalidades oferecidas, que não permitem edição de temas, exibição de anúncios, etc.

Esta definitivamente não é uma opção profissional. Mas pode ser viável para um blog pessoal, por exemplo.

WordPress.org

Já este é o site da comunidade WordPress, onde é possível baixar o CMS com código aberto para instalar em sua hospedagem de sites.

E é deste que temos falado neste texto.

Escolhendo uma hospedagem WordPress

Como dissemos, é possível instalar o CMS em qualquer hospedagem que você deseje em poucos minutos.

Porém, não seria incrível se você pudesse contratar uma hospedagem WordPress?

Bem, isto é possível. Devido o grande uso da plataforma, muitos provedores de hospedagem passaram a oferecer hospedagem com WordPress já instalado.

O melhor é que estas hospedagens além de poupar o tempo de instalação e otimizar o serviço, ainda vêm configurada e com plugins essenciais.

Tudo preparado para você começar a desfrutar do WordPress e poder começar seu blog e descobrir as vantagens de criar um blog.

Otimizando o site em WordPress

Para ter um excelente site no WordPress você não precisa de muita coisa, basta dominar as funções básicas do CMS.

Porém, você pode ir ainda mais além e aprender alguns macetes para otimizar sites em WordPress e tirar o máximo de proveito do WordPress com essas dicas:

  1. Tema responsivo para mobile
  2. Fique de olho em atualizações
  3. Confira a compatibilidade dos plugins com as atualizações do WordPress

Plugins para WordPress

Os plugins são extensões que tornam o seu trabalho no WordPress mais simples ou acrescentam funcionalidades extras que permitem desde o preenchimento de formulários até a criação de lojas virtuais.

Alguns plugins são considerados essenciais para tirar o máximo do WordPress, como o Yoast SEO.

Outros são mais específicos como o WooCommerce para criar e-commerces. Você conferir uma lista de plugins para WordPress se quiser conhecer mais sobre o tema!

Conclusão

Neste texto vimos o que é WordPress, como funciona e algumas de suas vantagens. Agora, se você deseja aproveitar todas essas facilidades em seu site, basta contratar uma hospedagem com WordPress e começar a trabalhar!

Se este texto foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus contatos e nas suas redes sociais para atingir ainda mais pessoas! E para aproveitr as vantagens do WordPress, não deixe de conferir nossa hospedagem WordPress.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: