Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é largura de banda e como medir no cPanel

21/12/2020 às 09:03 Hospedagem de Sites

O que é largura de banda e como medir no cPanel

Em algum momento quando você está trabalhando na sua hospedagem de sites você sente lentidão no seu navegador. Nessa hora é bom contar com uma licença cPanel, já que é muito mais simples de resolver por ele.

Esse tipo de problema geralmente acontece devido a largura de banda. Mas o que é largura de banda? E como verificar no cPanel?

Vamos começar isso explicando isso por partes!

O que é largura de banda

A largura de banda é um tipo de medida para verificar a capacidade de transmissão de dados por uma conexão ou rede.

Em termos simples, podemos dizer que quanto maior for a largura de banda mais rápida será sua conexão. Uma forma de memorizar este conceito é imaginar que quanto mais larga a banda, mais dados podem passar por ela a cada momento.

Porém a largura de banda não é medida em bytes como muitas pessoas se referem. A sua unidade medida é o bits por segundo. Sendo que oito bits equivalem a um byte.

No cPanel a largura de banda será igual ao total do tráfego recebido desde os visitantes do site até o seu trabalho na hospedagem de sites.

Quando essa largura estiver sendo muito utilizada o cPanel irá enviar e-mails de alerta. Assim, a primeira forma de verificar a sua largura de banda no cPanel é verificar os e-mails.

Largura de banda não é velocidade

É importante lembrar que largura de banda não é velocidade. Embora ela influencie na mesma.

Como dissemos, a largura de banda é dada em medida de bits por segundo. Mas isso só define o quanto ela pode permitir de conexão e não qual será a conexão real.

Para facilitar, imagine que a banda é como um canal ou tubo por onde passa os dados. Quanto mais largo esse tubo mais água pode passar de cada vez. Mas isso não define a velocidade da água.

A largura de banda representa uma “abertura” por onde os dados passam. E não a velocidade pelo qual passarão. Obviamente, quanto maior a largura mais bits podem passar por segundo.

Como a largura de banda influencia no meu cPanel

A sua largura de banda é dividida para o acesso dos seus visitantes ao seu site e o seu acesso ao cPanel.

Isso significa que enquanto você utiliza o cPanel, é como se você bloqueasse parte da passagem do tráfego do site. Quando o site recebe picos de visita, mais largura é exigida.

Pense nisso como uma porta larga que você está parado bloqueando parte do caminho. Em geral as pessoas entram sem que você as atrapalhe, mas em determinado momento muitas pessoas passam por ali de uma vez só.

E eventualmente acabam esbarrando em você e atrapalhando seu trabalho.

Essa metáfora representa o uso da largura de banda por você e seus visitantes.

Verificando o cPanel

Verificar a sua largura de banda pelo cPanel é uma tarefa bem simples. Primeiramente você só precisa fazer login e verificar no lado direito suas estatísticas.

print largura de banda no cpanel

Se você deseja verificar em mais detalhes pode utilizar a aba “Métricas” e “Largura de banda”. Ela possui estatísticas do mês e o total utilizado e ainda exibe o uso por uso do servidor FTP.

gif largura de banda no cpanel

 

Conclusão

Como vimos, verificar a largura de banda no cPanel é bem simples! Você pode contratar a sua hospedagem de sites com licença cPanel, aqui na ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: