Saiba o que é a licença cPanel

Saiba o que é a licença cPanel

07/12/2017 às 23:42Ajuda

Quem contrata o serviço de hospedagem de sites, já sabe o que é ou, pelo menos, já ouviu falar do nome “cPanel”. Esse cPanel é um tipo de painel de controle utilizado em servidores para administrar sites. O sistema foi criado pela Hostdime e é revendido para várias empresas que trabalham com hospedagem, que ganham a licença para repassar o serviço para seus clientes. Um usuário comum não tem acesso a compra ou ao aluguel de um painel cPanel. Por isso, somente contratando um plano de hospedagem, você pode conseguir uma licença.

O cPanel é um painel de controle bem completo e consegue gerenciar domínios e contas de hospedagem de sites, o que possibilita ao cliente ter total autonomia para configurar e utilizar o servidor, como melhor queira. Com o serviço, é possível executar tarefas complicadas no meio da programação, de forma prática e fácil, sem necessidade de um grande aprofundamento técnico. As empresas que oferecem o cPanel estão dando aos seus clientes, uma interface profisisonal para o gerenciamento dos seus próprios servidores, contas de hospedagem e de revenda. É possível administrar contas, senhas, FTP, domínios e subdomínios, bancos de dados MySQL, entre outros. A licença cPanel foi lançada em 1997 e ganhou popularidade bem rápido, entre empresas e usuários. Atualmente, o painel é o mais utilizado do mundo, de acordo com pesquisa, a cada seis segundo, um domínio é publicado na web através do cPanel.

Aparência do cPanel

O painel é bastante flexível e tem sua interface modificada de acordo com a empresa de hospedagem que oferta o produto. Mesmo com as diferenças em relação ao layout do cPanel, os recursos são os mesmos, algumas empresas oferecem mais recursos próprios, mas mantendo as características desse sistema.

Como customizar o cPanel?

O usuário, mesmo com pouco ou sem nenhum aprofundamento técnico, consegue fazer algumas alterações no painel cPanel, deixando o serviço à sua maneira. Porém, os recursos que podem ser customizados mudam de empresa para empresa, assim como a aparência do painel como já falamos acima.

Em muitos casos, é possível até o idioma do painel. Entre as alterações possíveis, dependendo do seu servidor, é possível esconder os blocos de informação do painel e reorganizar os blocos de acordo om a necessidade.

Confira também o passo a passo para criar um blog.

Principais recursos do cPanel

Ficar por dentro das ferramentas do cPanel é essencial para utilizar a plataforma da melhor forma possível, tirando toda a capacidade do seu servidor de hospedagem. A licença cPanel tem uma área para a exibição de informações do servidor e da hospedagem. Com essa ferramenta é possível ter uma noção das ações do servidor, como informações sobre os backups do servidor, uso de memória e CPU, estatísticas do servidor, tráfego de site, entre muitas outras.

Como já dito acima, também é possível gerenciar domínios, adicionar novos, criar subdomínios, redirecionar domínios, fazer edições no DNS, entre outros. Para exemplificar, os subdomínios são áreas do site que estão dentro do domínio e é bastante utilizado para separar seções importantes de um site. É possível ciar diversos subdomínios utilizando o cPanel, que cria automaticamente um novo diretório para o subdomínio criado. Os domínios adicionais é um recurso para em tese, ter mais de um site dentro de um plano de hospedagem. Isso por que alguns planos oferecidos por empresas de hospedagem disponibilizam a opção de ter mais de um site, dentro de uma mesma hospedagem.

É possível também redirecionar o domínio, seja definitiva ou temporariamente. Isso é bastante útil quando seu site passa por mudanças e você deseja preservar links, redirecionando a páginas novas. Em caso de redirecionamentos temporários, quando o links sair do ar, a página passa a ser redirecionada para a página principal do seu site.

Nos casos onde é oferecido o editor de DNS, é possível utilizar e alteração algumas zonas do DNS. Com esse serviço, é possível redirecionar seus e-mails para os servidores do Google, em vez de direcionar para sua própria empresa de hospedagem. Esse é um recurso que deve ser bem utilizado, já que ele pode tirar o seu site do ar ou bloquear o recebimento e o envio de e-mails, então só use esse recurso se tiver o mínimo de conhecimento. Outro destaque é o gerenciamento de e-mails. É possível criar e administrar várias contas de e-mail, ativando um recurso anti-spam para evitar maiores complicações. Com essa ferramente, é possível criar e-mails para qualquer domínio e também acessar o webmail de todas as contas criadas na hospedagem, mesmo se o usuário esquecer sua senha.

Também é possível enviar e ler mensagens no seu navegador, sem necessidade para configurar um programa de e-mail externo como o Outlook. Geralmente, o cPanel dá três opções de webmail que são o horde, o roundcube e o squirrelmail. O painel também possibilita o encaminhamento de e-mails, dando a usuário a oportunidade, por exemplo, enviar mensagens de um e-mail genérico para o seu e-mail profissional.

Um dos principais recursos do cPanel é gerenciamento de arquivos, que funciona de maneira semelhante ao gerenciador de arquivos do Windows, dando a possibilidade de transferir e editar os arquivos de um seu site, através do navegador, sem necessidade de programas externos. É possível gerenciar os backups do painel através do assistente desse serviço, o que torna possível fazer um backup parcial e a compressão de arquivos. Também é possível criar usuários de FTP, o que é bastante útil para quem tem apenas um diretório em seu site. Ainda se pode definir um limite máximo de armazenamento para os usuários.

O cPanel é oferecido pelas principais empresas de hospedagem do mercado e é bastante modificado por elas. Ao adquirir licenças cPanel e ter acesso ao serviço, as empresas costumam adicionar suas próprias funcionalidades ao sistema, para se diferenciar dos concorrentes. Com isso, antes de contratar um serviço de hospedagem, confira as possibilidades e planos que contam com cPanel para escolher a melhor opção para o seu negócio. Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça os planos da ISBrasil para o serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: