Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como criar um servidor FTP no Linux

22/01/2021 às 09:28 Ajuda

Como criar um servidor FTP no Linux

File Transfer Protocol – FTP – é um tipo de protocolo de transferência de arquivos, ou seja, uma forma de conectar dados e documentos (entre outros armazenamentos) e esses possam ser transferidos de uma determinada máquina para outra, ou para um determinado servidor FTP. E assim ele estaria disponível para uso quando você precisasse a qualquer momento. Podemos dizer que o FTP se parece bastante com alguns protocolos de rede.

Esse tipo de protocolo teve seu surgimento em 1970 com avanço da tecnologia, ele parece ser um tipo ultrapassado, mas na verdade ele ainda é muito utilizado em servidores atuais, e ainda recebe algumas inovações para transferência de arquivos com mais eficácia entre os clientes e o servidor web.

Para implementar o servidor FTP no centro OS você deve usar o VSFTPD (Very secure FTPD) que é um dos servidores mais rápidos e seguros de FTP para os sistemas Linux. O serviço oferece um conjunto de características da qual se destaca:

  • Suporte para utilizadores virtuais
  • Suporte IPv6
  • Suporte para virtual IPs;
  • Suporte para SSL;
  • Controle para largura de banda a ser usada.

Instalando o VSFTP

Vamos começar a aprender a fazer a instalação do VSFTP no Linux:

Primeira etapa:

Para podermos instalar o VSFTP devemos usar o comando:  yum install vsftpd.

Para que possamos testar o serviço na máquina, podemos utilizar o comando FTP. Caso você não tenha essa ferramenta disponível, você pode instalar! Basta utilizar o comando “yum install ftp”. Agora para realizar o teste do serviço FTP devemos digitar o comando “ftp locahost”.

Online e a pausa do serviço:

Servisse vsftpd restart

Shutting down vsftpd:                                                                  [         FAILED      ]

Starting vsftpd for vsftpd:                                                           [              OK          ]

Servisse vsftpd stop

arte ftp no linux

Configurando o serviço VSFTPD:

Os ficheiros de configuração do serviço são encontrados em /etc. O vsftpd tem seu ficheiro localizado em /etc/vsftpd/vsftpd.conf. Agora é hora de editarmos o ficheiro de configuração e poder proceder a seguinte configuração:

desactivar o acesso “Anonimo”

Anonymous_enable=NO

Permitir o acesso dos utilizadores locais – os criados no Linux.

Local_enable=YES

Alterar Banner do serviço

Ftpd_banner=Welcome to Pplware FTP Service.

Servidor FTP utilizador local:

Após fazer as configurações, devemos reiniciar o serviço – servisse vsftpd restart – e depois entrar com uma conta criada no sistema e pronto, tudo estará feito com sucesso.

É possível aceder o FTP remotamente?

Sim é possível, após instalar e configurar o serviço FTP, o acesso poderá ser realizado via um simples browser ou por uma aplicação de cliente para FTP. Por exemplo – fileZilla, fireFTP, WinSCP. Vamos usar o WinSCP para demonstração.

  • Antes de tudo verifique se existe algum firewall que pode bloquear ligações externas.

Para conseguir aceder o FTP remotamente, indique o seguinte:

Host name/nome do servidor FTP;

User name;

Password.

Após conseguirem o acesso, a estrutura home directory do utilizador vai ser apresentado do lado direito. E pronto você terá feito tudo com sucesso, agora é importante que você cuide da segurança para o funcionamento do serviço VSFTP. Voce também pode fazer a criação do servidor FTP em outros sistemas, por exemplo o Ubuntu e outros.

Conclusão

O processo de FTP no Linux é muito utilizado em servidores dedicados. Esses e outros processos podem tomar muito tempo e em alguns casos podem ser bastante técnicos.

Sabemos que seu tempo é valioso, por isso oferecemos um serviço de gerenciamento de servidores, para que você cuide do que realmente importa nos seus negócios e deixe a parte técnica conosco.

Gostou de nosso post? Compartilhe: