Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Joomla, Wordpress, Drupal, qual o melhor cms para você?

12/06/2017 às 17:22 WordPress

Joomla, Wordpress, Drupal, qual o melhor cms para você?

Seja desenvolvedor back-end ou front-end, sem dúvidas projetos de blogs ou portais para seus clientes sempre chegam a um impasse, que plataforma usar, quando você não tem um sistema próprio, quase sempre recorre às populares plataformas gratuitas de gerenciadores de conteúdo, mas qual delas é a melhor?

As preferências variam muito de cada um, mas de forma geral podemos dizer que essas três plataformas têm suas vantagens e desvantagens, a melhor delas será a que atender as suas necessidades e a de seus clientes da forma mais agradável possível.

Ambas são sem dúvida ótima para atender uma infinidade de projetos, mas dependendo do que você planeja fazer podemos te dar algumas dicas que vão facilitar a sua escolha nesse momento decisivo do início do projeto.

Curva de aprendizado, qual é a menor?

Ambas as plataformas são desenvolvidas em PHP, então para quem é programador e já está familiarizado com ela não terá grandes problemas durante o desenvolvimento.

Ainda quem sejam todas plataformas de gestão de conteúdo, algumas particularidades podem existir, mas são logo absorvidas após algumas horas de uso.

Todas as três usam um sistema de core (sistema básico) e módulos/plugins trazendo a elas possibilidades quase infinitas de uso, indo de blogs, portais de conteúdo, redes sociais, intranets até complexos CRMs, o limite é a sua necessidade.

Por existir essa facilidade são altamente flexíveis e fáceis de adaptar, podemos classificar esses três concorrentes com uma curva de aprendizagem fácil com o Wordpress, média com o Joomla e alta com o Drupal (mas isso não é uma desvantagem).

Então podemos concluir que tendo um conhecimento prévio da linguagem a curva de aprendizagem é bem satisfatória, e você vai entender isso.

O que considerar na sua escolha?

Apesar de ser muito próxima, cada uma dessas plataformas tem suas premissas, o Wordpress é o queridinho dos redatores, que podem utilizar osmelhores plugins para WordPress na hora de otimizar o seu blog.

O foco do WordPress é claramente o desenvolvimento de blogs e assim os faz muito bem realmente, ainda que não se resuma apenas a isso. Já o Joomla já tem um público um pouco diferente.

O que é o Joomla

Além de ser um pouco mais chatinho para se acostumar, ele passa a ser ”o cara” quando pensamos em portais de conteúdo, devido a sua complexidade nas configurações dos componentes as opções para gerenciar grandes mídias é fantástico, seu conteúdo se adapta a você e a seu público de uma forma impressionante

O Drupal acaba entrando como “o melhor dos dois mundos”, por isso uma curva de aprendizagem maior, mas que é facilmente compensado com os resultados, ele atende os dois campos dos seus concorrentes e um pouco mais, o que o torna uma excelente opção para quem costuma ter trabalhos bem variados.

Em questão de performance Drupal e Wordpress ficam bem próximos, com uma vantagem para o Drupal, o Joomla precisa ser otimizado se quiser chegar perto dos seus concorrentes, mas não é uma tarefa impossível.

Ambos são atualizados com freqüência então a segurança é levada a sério pela equipe das três, ainda que os relatos de invasões sejam vistos com certa freqüência, devemos levar em consideração que a maioria delas foi ocasionada por descuido de seus próprios usuários, que não seguiram a risca as dicas básicas para evitar esses transtornos.

A comunidade de usuários é muito ativa em todos então você certamente pode encontrar milhares de módulos prontos disponíveis para download, além de poder criar o seu claro.

Na hora de escolher considere o que de fato seu cliente vai precisar, não adianta gastar tempo ajustando recursos que nem mesmo será tocado, você acaba atrasando seus prazos e aumentando a curva de aprendizagem do cliente, que provavelmente irá acessar as áreas extras.

Vale à pena ter um padrão?

A verdade é que não é possível afirmar qual deles é infalível para qualquer caso, mas podemos tentar resumir isso trazendo algumas considerações, de você atende pequenos blogs, sites institucionais de pequenas e médias empresas, sites pessoais, com certeza pode se habituar facilmente com o Wordpress.

Com ele é possível personalizar até mesmo a instalação, criando um pacote personalizado para seu cliente e facilitando as suas tarefas de instalações, configurações e ajustes finais.

Não muito distante das considerações dadas ao Wordpress temos o Drupal, que sem dúvidas é uma ótima escolha, é seguro, rápido e extremamente personalizável, assim como o Wordpress você poderá padronizar suas instalações e criar um sistema com a sua cara para apresentar aos seus clientes.

Essas são duas ótimas escolhas.

Conclusão

Não se tem duvidas que existem grandes concorrentes, porém alguns aspectos fazem a diferença na hora de indicar um ou outro, levado em consideração algumas questões básicas quanto a essa melhor escolha, seja a compatibilidade com a sua hospedagem de site, estar preparado para dispositivos móveis, ser amigável aos motores de busca, sua curva de aprendizagem para desenvolvedor e cliente.

Temos que parabenizar as plataformas Drupal e Wordpress, ainda que tenham suas particularidades são excelentes escolhas para qualquer situação, não menos importante, o Joomla ainda não caiu na graça de todos os públicos e alcança a menor fatia do mercado nacional dentre os três, além de ainda oferecer uma quantidade pequena de módulos gratuitos se comparado aos seus concorrentes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: