Nova atualização do Google pode prejudicar sites de finanças

01/09/2018 às 16:56 Novidades

Nova atualização do Google pode prejudicar sites de finanças

As novas mudanças no algoritmo do Google podem afetar bastante o tráfego orgânico dos sites de finanças e também dos sites sobre estilo de vida.

A última atualização da plataforma aconteceu no início do mês de agosto e vem criando algumas dificuldades para estes tipos de sites.

Os chamados sites YMYL, sigla em inglês, que significa “Seu dinheiro ou sua vida”, perderam bastante de sua influência e autoridade nos resultados de pesquisa do Google, a grande maioria sofreu com os efeitos negativos das mudanças recentes no algoritmo.

Teste 30 dias grátis de nossa Hospedagem de Site.  

O que são sites YMYL?

A nova atualização do Google ganhou o apelido de “Medical Update” entre os profissionais de marketing por conta do forte impacto que vem trazendo para essas páginas.

Os sites YMYL são aqueles que produzem conteúdo com dicas sobre saúde, finanças, entre outros assuntos que podem fazer a diferença na vida dos usuários.

O Google considera sites YMYL todas as páginas que permitem a realização de compras, efetuação de pagamentos ou transferências, o que afeta todas as lojas virtuais, por exemplo.

Além deles, sites que divulgam informações financeiras como notícias sobre benefícios, investimentos, aposentadorias, etc.

Por fim, os sites que tratam sobre saúde, dando dicas sobre medicamentos, nutrição, etc, além dos sites com informações jurídicas e até de órgãos públicos que divulgam informações sobre cidadania são classificados pelo Google como YMYL.

E qual é o motivo do grande impacto e a preocupação do Google com este tipo de site?

Bom, é simples, a empresa afirma que essas páginas podem impactar diretamente, de maneira positiva ou negativa na vida dos usuários e isso representa um certo risco.

Isso acontece por que muitas páginas, como podemos ver acima, tratam de temas importantíssimos para a vida das pessoas como soluções financeiras e de saúde, o que é essencial na vida de qualquer um.

Por isso, apesar de ter sido apelidada de “Medical Update”, a nova atualização no algoritmo do Google pode afetar não só sites de saúde, como principalmente sites de finanças. Inclusive, lojas virtuais e outros serviços financeiros como bancos e financeiras podem ser afetados.

Saiba qual é a melhor hospedagem de site.  

Como a nova atualização do algoritmo pode prejudicar estes sites?

O principal ponto de preocupação entre os sites do gênero YMYL é que após a atualização acontecer, muitos sites que antes ocupavam o topo dos resultados de buscas caíram bastante dentro da plataforma, tendo uma queda gritante em seu tráfego orgânico.

Muitos especialistas apontam que sites chegaram a ter queda de mais 300% em seu tráfego orgânico após a atualização.

Em compensação, outras páginas de gêneros semelhantes e da própria categoria YMYL deram grandes saltos de audiência, chegando a passar a barreira de 1 milhão de visitas, o que antes era impensável.

Como o Google não costuma expor quais são os principais fatores e não dá grandes detalhes sobre as atualizações em seu algoritmo, não de fato como saber precisamente o que aconteceu, mas é possível ter uma boa ideia de como isso aconteceu.

Há três anos atrás, o Google adotou um manual interno para a avaliação das páginas web.

Isso fez com que se priorizasse a qualidade do conteúdo em meio a classificação dos resultados de buscas.

Neste guia é possível encontrar os principais fatores que o Google adota para classificar uma página de internet.

Dentre eles, existem alguns pontos básicos. O primeiro ponto é a especialização sobre o assunto.

Este é um dos motivos para o Google dar mais crédito para alguns sites em detrimento a outros. Nessa lógica, como os sites YMYL tocam em assuntos que impactam fortemente a vida das pessoas, a plataforma espera que os donos dessas páginas tenham um conhecimento avançado sobre os assuntos.

O Google avalia esse fator da seguinte forma: o conteúdo deve ser amplo, ou seja, os temas abordados devem estar bem “destrinchados” nos textos.

Em outras palavras, quanto mais profundo e amplo for o assunto, maior deve ser o conteúdo sobre ele.

O segundo ponto é a autoridade. Segundo o Google, os usuários não têm como avaliar a veracidade das informações encontradas nestes tipos de sites. Por isso, para ter uma boa autoridade na web, as empresas devem criar conteúdos altamente relevantes.

Nesse ponto quanto mais autoridade o site tiver. Em relação as lojas virtuais, ter uma boa avaliação de seus clientes deve ajudar muito na construção dessa boa autoridade.

Por último, a credibilidade também influencia nos resultados de busca.

Em resumo, se o site tiver uma reputação negativa na web, o Google o deixará de lado, ou seja, ele estará fora da disputa entre os primeiros lugares do ranking. A credibilidade do autor que redige o texto também influencia na classificação do conteúdo.

Um texto sobre finanças pessoais escrito por um consultor financeiro, por exemplo, trará mais credibilidade ao texto do que um escrito por outra pessoa.

Como evitar que meu site perca audiência orgânica no Google?

Para superar uma possível queda de audiência o mais rápido possível é preciso se atentar no que foi dito acima.

Acertar a questão sobre os três fatores: especialização, autoridade e credibilidade.

O primeiro passo é dar ênfase a qualidade do seu conteúdo, colocando informações importantes e relevantes sobre o tema abordado. O segundo passo é mostrar quem você é.

Mostre aos usuários quem é a sua empresa, loja virtual ou empreendedor que está por trás do site, definindo as especialidades sobre o assunto.

Tenha algumas formas de validar seu conteúdo para criar uma boa reputação online.

O ideal é que você use as redes sociais e o próprio Google para conseguir recomendações e avaliações positivas de seus visitantes, além da interação e parceria com outros sites bem avaliados pelo Google.

Por último, convide autores conhecidos, caso seja necessário, para escrever no site de sua empresa.

Dessa maneira, o Google entenderá que sua página tem bastante credibilidade.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: