Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

nGinx + Varnish, performance sem igual

10/06/2016 às 10:30 Hospedagem de Sites

nGinx + Varnish, performance sem igual

Quando falamos em como aumentar a velocidade de um site pensamos em sites que carregam em um piscar de olhos, mas as vezes nem mesmo temos ideia de como esse processo funciona “por baixo do capô” e o como a configuração milimétrica é importante para que o resultado seja o esperado.

Vamos entender um pouco mais sobre essa combinação matadora.

O que é nGinx e Apache?

Antes de entender como as coisas funcionam com as ferramentas mais robustas, precisamos entender a preparação do ambiente, e é aí que surge a combinação do apache com o nginx, para quem não tem ideia do que se trata, ambos são responsáveis pela entrega do conteúdo do seu site, ou seja, eles vão entregar aos usuários do seu site o que eles procuram, sempre buscando o caminho mais rápido.

Porque os dois?

Já que dissemos que ambos são responsáveis por quase a mesma coisa, porque usar os dois juntos? Assim como em qualquer atividade, uma dupla realizará o trabalho mais rápido do que alguém sozinho, e esse é o mesmo princípio nos servidores web.

Ambas são soluções muito poderosas, cada qual com suas vantagens, o apache com sua robustez e módulos que o tornam um servidor super completo, o nginx trazendo uma entrega de conteúdo estático com uma velocidade sem igual aumentando a capacidade de acessos drasticamente, por isso combinar os pontos fortes de cada e cobrir as desvantagens é uma solução incrível que é adotada por milhões de sites, a ISBrasil traz essa combinação por padrão em qualquer plano contratado.

 

Onde entra o Varnish?

Ele é o salvador da pátria quando falamos de performance, o Varnish é uma camada intermediária entre servidor e usuário, fazendo assim uma ponte de arquivos em cache para facilitar a vida do servidor.

Ele armazena uma cópia dos arquivos mais acessados de um site e evita de fazer novas requisições ao servidor, assim entrega diretamente para o usuário o conteúdo, reduzindo o número de requisições, sem contar na velocidade de entrega se bem configurado.

Então eu posso usar o Varnish no meu site?

Claro, qualquer um pode instalar e começar a usar, porém, você realmente precisa? Vamos falar um pouco da importância de uma boa avaliação do seu projeto para a implementação dessa poderosa ferramenta, já que estamos falando de um servidor de cache, o conteúdo deve ser único para todos os usuários, ou seja, avalie o que se deve ou não fazer cache.

Ainda teremos configurações internas, portas, exceções, testes de performance e estabilidade, configuração adequada dos protocolos http e https, testes de carga do servidor, ou seja, é uma tarefa árdua.

Se seu site tem muitos acessos e precisa avaliar a implementação desse recurso, converse com os especialistas da ISBrasil, teremos o imenso prazer de te oferecer uma orientação completa e dicas do que deve fazer para tirar o máximo de proveito de seus recursos.

Meu site pode ficar 3x mais rápido?

A resposta sempre irá depender da configuração da sua hospedagem de site.

Se bem feita, com toda certeza ficará mais rápido, caso contrário o efeito inverso pode até acontecer, haver a perda de desempenho do seu site.

teste de velocidade notebook

Vou precisar de um servidor mais potente?

Se bem configurado, a redução do processamento será o seu maior aliado, pois com menos requisições de conteúdo aos servidores menos memória e processamento são consumidos.

Mas não esqueça dos testes de performance e estabilidade.

Mais rápido o quanto?

Essa é uma variável que irá depender da sua aplicação, de como ela se comporta no servidor, de como está configurada, se está otimizada para a sua nova estrutura, Varnish + nginx + apache, nós trazemos um servidor otimizado para aplicações padrões, tirando o máximo de proveito das aplicações PHP, arquivos HTML, CSS, JS, tudo seguindo uma forte estrutura desenvolvida ao longo da experiência obtida em mercado.

Quantas visitas meu servidor irá suportar?

A resposta mais provável é, quantos você conseguir.

Com tudo rodando como esperado, configurado para tirar o máximo de proveito de sua aplicação, dentro dos servidores pré-configurados da ISBrasil, você pode ter 100 mil, 300 mil, 500 mil, 1 milhão de visitas, sempre com o mesmo desempenho e velocidade de entrega, graças a essa combinação de forças fantástica, lógico, conforme a potência do seu servidor, converse com nossos consultores sem custo e conheça qual a melhor solução para você.

Conclusão

Depois de conhecer um pouco como funciona todo esse grande conjunto de servidores e proxys reversos, podemos concluir que sem sombra de dúvidas é a melhor alternativa para quem precisa de performance elevada em suas aplicações de alta disponibilidade.

Ficou claro que todo esse desempenho fantástico irá depender unicamente das configurações adequadas feitas em seu servidor e aplicação, não existem atalhos, porém o resultado é um site que pode atender milhões de usuários sem nem suar.

Não perca tempo e fale com nossos especialistas, analisaremos seu site sem compromisso e lhe daremos o melhor caminho para o sucesso do seu negócio.

Gostou de nosso post? Compartilhe: