Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Mitos sobre SEO que prejudicam seu site

03/06/2017 às 09:00 SEO

Mitos sobre SEO que prejudicam seu site

O SEO é uma ferramenta que se tornou indispensável nos últimos anos. Ela é que otimiza o seu site ou blog para que ele apareça com cada vez mais relevância nos principais mecanismos de busca que conhecemos hoje como o Google e o Bing. Mas, junto com toda a fama que o SEO traz consigo, também vem junto os problemas e os erros que a má utilização dessa ferramenta pode proporcionar.

Mas você sabe exatamente como quais são os verdadeiros motivos consequências do uso indevido dessa ferramenta? Muitos não sabem e acabam acreditando em todos os mitos sobre SEO que prejudicam o seu site. Eles são muitos, diversas histórias nem tão verdadeiras rondam a internet e ganham força através das redes sociais e dos aplicativos de chat.

Mas no que eu devo acreditar, afinal? Bom, fizemos uma lista pra te contar sobre os principais mitos sobre o SEO que podem causar prejuízo em seu site ou blog. Confira e fique por dentro do que realmente é verdadeiro.

Você sabia que nossa hospedagem de site é otimizada para SEO?

Aprenda tudo que precisa sobre mariadb.

1. Meta Tags são irrelevantes

É um dos principais e mais falados mitos de SEO que rondam a internet. As Meta Tags são basicamente  linhas de código HTML que aparecem entre as tags de abertura e fechamento "head".

 A principal, mas não única função dessas tags (ou palavras-chave), é indicar para os sites de busca sobre o que se trata o conteúdo de determinada página. A utilização das Meta Tags pode até não aumentar seus rankings de busca, mas com certeza irá passar confiança para os sites de busca, uma vez que eles conseguem entender sobre o que se trata o seu site ou blog. Essa confiança pode tornar o seu site mais confiável também para quem pesquisa, que vai sentir que o seu conteúdo é de qualidade, o que acaba gerando mais cliques para você, consequentemente.

O que andam dizendo por aí é que os buscadores não utilizam mais as Meta Tags com essa função, ou que colocar as Meta Tags em seu site não tem mais tanta relevância de o que significaria que elas se tornaram praticamente inúteis. Esse mito começou nos sites americanos e se espalhou rapidamente, o que é bem entendível, já que é um dos recursos mais utilizados por sites e blogs.

Como isso pode prejudicar meu site?

A resposta para essa pergunta é bem simples. Se você deixar de utilizar as Meta Tags, o seu número de cliques pode cair consideravelmente. Primeiro porque, como dissemos anteriormente, os mecanismos de busca acabam priorizando menos o seu site, que vai perdendo confiança. Isso gera um efeito avalanche, uma desconfiança que chega até o usuário final, que acaba não clicando em seu site ou blog por não confiar no seu conteúdo.

_BANNERREVENDAAQUI2. O SEO só precisa ser feito uma vez

Esse é um dos mitos sobre SEO que podem prejudicar seu site da maneira mais brutal. Muitos iniciantes (confira nosso post de SEO para iniciantes)no mundo dos sites e blogs ou criação de conteúdo para a internet em geral, enxergam o SEO como uma ferramenta que deve ser usada apenas uma vez para atrair o público e que, depois disso, o tráfego virá de forma natural. Não é bem assim, o SEO é uma ferramenta de otimização das páginas do seu site, o que significa que cada página tratará de um assunto específico diferente das outras, o que pode atrair um público que esteja atrás apenas daquela determinada informação. Isso significa que o SEO deve ser usado sempre que você quiser um público maior para a sua página, ou seja, todas as vezes.

Como isso pode prejudicar meu site?   

Você vai ver o seu tráfego aumentar e cair de um dia para o outro, sem entender direito o que realmente está acontecendo. Felizmente isso é facilmente corrigido, é só começar a utilizar a ferramenta em todas as suas páginas e todas as vezes que postar algo novo.

3. Utilizar a palavra-chave mais procurada atrai mais visitas

Talvez esse seja o maior dos mitos sobre SEO (Veja o que fazer em SEO) que acabam prejudicando seu site, porque é muito atrativo pensar em colocar como palavra-chave do seu conteúdo, o termo que está no TOP 1 dos mais pesquisados no Google. Mas o que você tem que entender é que da mesma forma que o termo é o mais procurado, ele também é o mais utilizado por todo mundo, o que faz aumentar a concorrência. Outro problema é que esses termos normalmente são genéricos e nunca atraem um público que busca algo específico.

O que você pode fazer é tentar encontrar outras palavras-chave que também tem grande relevância, mas que fazem parte das chamadas palavas-chave de cauda longa (ou long-tail keywords). São termos que atraem um público que está procurando por algo específico e com menos concorrência. Isso também não significa que você deva usar palavras-chave que ninguém pesquisa, só que a primeira do ranking normalmente não vai gerar resultados como você imagina.

Como isso pode afetar o meu site?

Imagine alguém que sempre usa a primeira palavra-chave do ranking acreditando que o seu tráfego aumentará magicamente dessa forma, esquecendo a concorrência e o quão genérica essa palavra pode ser. Essa pessoa pode se frustrar e achar que tudo sobre SEO é realmente mito, principalmente se for um iniciante nesse mundo. Por isso, nem sempre o que é mais pesquisado é melhor para você.

Conhecer alguns dos mitos sobre SEO que prejudicam sites e blogs pela internet é importante para entendermos que ao mesmo tempo que uma ferramenta cresce para ajudar os produtores de conteúdo na internet, mentiras também crescem e podem nos atrapalhar. Na maioria das vezes, os mitos não são espalhados por má intenção ou porque algumas pessoas querem que outras não consigam resultados, mas por falta de estudo e de conhecimento, o que leva muitos a achar que o SEO não é algo útil para seu site ou blog.

Identificar o que prejudica o seu tráfego e melhorar a forma de usar o SEO em suas páginas é um passo importante para o crescimento do seu negócio online. Não deixe de pesquisar e entender tudo o que ronda esse universo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: