Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Melhores plugins para WordPress menu

11/01/2021 às 18:23 WordPress

Melhores plugins para WordPress menu

Você já sabe o que é WordPress. Talvez até já começou criar seu site em WordPress. Por isso o tema será sobre menu WordPress. Mais do que apenas para navegação, os menus em sites WordPress são responsáveis por manterem os seus visitantes online.

Por isso, se o seu menu é completamente desorganizado, isso pode ser uma má notícia para seu site. Afinal, pode levar a um aumento na taxa de rejeição pelo público.

Outra pergunta que pode surgir é porque utilizar plugins para menus, uma função nativa do WordPress. Bem, muitas vezes os plugins irão otimizar a opção de menus pré-existente. Quer entender mais sobre os menus no WordPress? Então não deixe de ler este texto até o fim e compartilhar nas suas redes sociais.

A importância do WordPress menu

Os melhores temas WordPress possuem lindos menus, mas as vezes voppcê pode querer incrementa-los com alguns plugins. O menu pode ser visto como uma indicação do caminho que seus visitantes irão percorrer dentro do site indicando páginas de contato, blog etc.

Se estes caminhos se tornam muito complicados, a tendência é que os visitantes busquem por novos sites para acessar. Como resultado, além de perder acessos, eventualmente o seu site pode acabar sendo até mesmo mal visto pelo Google.

Afinal, os seus visitantes não permanecem no seu site por muito tempo, aumentando a sua taxa de rejeição.

Porque utilizar um plugin de WordPress menu

Afinal, se o WordPress já possui a função de menus por padrão, por que utilizar um plugin? Essa é uma excelente pergunta.

Felizmente, temos uma excelente resposta. Ou melhor, mais de uma. Para começar, podemos dizer que o menu padrão do WordPress é bastante limitado. Sem falar o quanto é entediante criar menus no WordPress.

Eles não oferecem suporte para criação de menus elaborados e nem permitem a inclusão de mídia.

Outro problema importante de ser citado é que muitas vezes eles não se adaptam bem a dispositivos móveis, com apenas um layout padrão e sem suporte técnico.

Para finalizar, podemos citar ainda o fato de que com plugins de menus, além desses problemas serem resolvidos, é possível criar efeitos e animações que tornam seu site mais dinâmico e belo aos visitantes.

6 plugins de menu WordPress

Agora que já esclarecemos os “porquês”, é hora de ensinar como escolher plugins para menu WordPress. Para definir os melhores plugins, nós avaliamos os seguintes critérios:

  • Modelos pré-definidos
  • Capacidade de criar menus grandes e elaborados
  • Compatibilidade com temas do WordPress e outros plugins
  • O quão personalizáveis são os menus

Abaixo nós temos uma seleção com os 10 melhores plugins disponíveis neste segmento.

Responsive Menu

A versão gratuita desse plugin já começa te oferecendo mais de cem opções de personalização. E não se preocupe com tantas opções assim, pois seu layout é bem simples e intuitivo.

Vale a pena citar, que todas essas opções possuem ainda a função de se integrarem umas as outras, para criarem funções especificas dentro do seu site.

Passando para a versão paga, você pode investir um valor entre quinze e cinquenta dólares para obter uma licença que permite utilizá-lo em múltiplos sites.

Max Mega Menu

Logo de início esse plugin irá tomar o lugar do menu padrão do seu tema. Entre as vantagens que encontramos aqui podemos falar primeiro da capacidade de customizar.

Com esse plugin é possível incluir efeitos dinâmicos aos seus menus WordPress. E isso é só o começo.

Suas outras funções incluem ainda a possibilidade de integrar mapas do Google e até mesmo a criação de formulários. Ou seja, com este plugin você resolve vários problemas de uma única vez.

Tudo isso está disponível na versão gratuita. Mas se você quer mais, pode optar pela versão premium que custa entre vinte e seis até noventa e nove dólares, anuais.

As funções extras incluem instalar fontes, ícones personalizados, atualizações e suporte preferencial.

arte de um menu wordpress

WP Mega Menu

Se criar menus com o WordPress menu padrão pode ser entediante, com esse plugin se torna uma tarefa bem mais dinâmica.

A primeira função que podemos destacar aqui é a possibilidade de utilizar sua marca dentro dos menus. Em seguida ele oferece o que é de praxe: ícones, menus personalizáveis e fontes.

O melhor é que todas essas funções estão disponíveis gratuitamente. Ele também oferece uma versão profissional por apenas dezenove dólares anuais.

WP Mobile Menu

Como citamos, o WordPress tem um problema em gerar menus para dispositivos moveis. Não que ele não gere. Ele até cria esses menus, mas de forma muito limitada.

Com o WP Mobile Menu, você tem um plugin com foco completo na criação de menus mobile para o seu site.

Ele foi pensado diretamente para sites como lojas virtuais e blogs, mas pode ser integrado a sites corporativos sem problema algum.

Entre seus recursos, podemos citar a capacidade de personalizar gratuitamente os menus, desde o texto até a logo em diferentes camadas.

A sua versão paga custa entre cinco dólares até trinta. Em troca você terá integração com o WooCommerce e a ´possibilidade de pesquisar fontes e ícones para o seu site. Se você ainda está em dúvida, pode testar essas funções por duas semanas de graça.

QuadMenu

Se o que você busca é agilidade, esse é o plugin perfeito para você. Ele não oferece tantas modificações assim, mas permite a criação dos mais variados tipos de menus no seu site.

Ele ainda conta com uma galeria de temas grátis para incluir nos seus novos menus. Esses temas vão desde os mais simples e minimalistas, até menus com animações. Outra função interessante é o suporte a ícones.

Isso tudo em um plano gratuito. A versão a paga traz ainda um criador de menus em carrossel, modo de desenvolvedor e atualizações frequentes.

Nextend Accordion Menu

Esse plugin é um dos mais audaciosos dessa lista, se não for o mais. Digo isso pois ele promete possuir os melhores recursos entre seus concorrentes.

E sim, seus recursos são bastante completos realmente. Para começar ele pode ser completamente personalizado com o Google fontes. Outra função que o destaca é a capacidade de acessar dados em cache nos códigos Java e CSS.

Como consequência, o seu site verá uma otimização na sua velocidade padrão. Essas funções são apenas o que ele oferece gratuitamente. Ainda é possível adquirir uma versão paga por um valor de trinta dólares com renovação anual de dez dólares.

Conclusão

No texto de hoje vimos sobre a importância do menu WordPress, e alguns plugins para otimizar uma função nativa do CMS. A instalação do WordPress na hospedagem é simples de fazer, mas você pode poupar tempo e contratar uma hospedagem WordPress configurada e com plugins essenciais instalados!

Gostou de nosso post? Compartilhe: