Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Melhor Linux: qual a melhor versão do Linux

27/04/2021 às 10:16 Ajuda

Melhor Linux: qual a melhor versão do Linux

O sistema do Linux torna possível que os usuários consigam executar e criar programas para dispositivos. Diferente de sistemas operacionais como Windows e Mac OS, o Linux possui código aberto! Isso significa que qualquer programador ou profissional de TI consegue realizar alterações e modificar o sistema conforme suas necessidades. Por isso na hora de escolher entre Linux ou Windows, o Linux é muito escolhido.

O Linux é apenas o núcleo do sistema operacional chamado Kernel, que é um conjunto com instruções que controlam todas as ações de como o processador e memoria serão usados com discos e dispositivos periféricos. O sistema Linux conta com várias contribuições de desenvolvedores para aplicativos e sistemas, que são adicionados em diversos fins e softwares.

Vamos conhecer mais sobre ele e conhecer qual o melhor Linux para desenvolvedores e programadores:

Como ele funciona:

O sistema do Linux foi criado com base no Unix, e foi evoluindo ao decorrer dos anos. Atualmente ele possui centenas de variedades e hardwares usados para empresas e profissionais que trabalham com tecnologia. Todo o sistema operacional baseado no Linux possui o Kernel, com gerenciadores de recursos de hardware e outros conjuntos de pacotes de softwares para o resto do sistema operacional.

O sistema dele inclui componentes como a ferramentas GNU e muitos outros. Todas elas podem gerenciar os recursos fornecidos pelo Kernel para instalar softwares que sejam adicionais para definir mais configurações e desempenhos. Além disso também possui mais segurança para os usuários. Por ser um sistema open source, ou seja, sistema com código aberto, as combinações de softwares podem várias de acordo com as distribuições de cada solução.

O Linux possui diversas distribuições para os usuários, todas são gratuitas podem ser acessadas em qualquer máquina sem nenhuma preocupação. Todo o sistema Linux é gratuito pois não foi criado para fins comerciais e sim para uso próprio!

Benefícios em usar o Linux:

Existem várias vantagens do Linux para os usuários, sejam eles iniciantes ou profissionais. Além de ser gratuito e possuir código aberto, esse sistema possui mais segurança para os usuários e empresas e isso tornou ele muito famoso e usado no mundo inteiro.

Manutenção:

A manutenção do sistema Linux é mais fácil de ser feita, o problema que estiver ocorrendo é informado dentro do terminal com uma mensagem. E mesmo que não consiga iniciar o computador e seus gráficos, podemos executar o reparo dentro do modo texto.

Personalização:

O Linux possui várias possibilidades de manutenção, para todos os usuários com necessidades especificas. Eles podem realizar alterações dentro da interface e várias outras propriedades com várias opções de preferencias. O sistema permite até mesmo que tenhamos uma criação do nosso próprio interesse e finalidade, removendo softwares que não queremos mais para otimizar as configurações.

Facilidade e distribuições:

Algumas pessoas acham que o Linux é difícil de usar, mas tudo depende da distribuição que ele escolheu. Podemos encontrar várias delas que são voltadas para quem é iniciante. Vamos entender mais sobre as distribuições do Linux:

Distribuições Linux:

As distribuições do Linux são um conjunto de softwares que foram criados em torno do Kernel do Linux, tornando o sistema para suprir várias necessidades. Existem centenas de distribuições para cada utilização dos usuários, todas elas utilizam o código aberto do Linux e foram produzidos individualmente. Cada uma delas possui seus próprios toques no sistema, por exemplo, temas, personalizações, e as funcionalidades em geral. Elas conseguem extrair o máximo desempenho do hardware do computador, sem ocupar muito espaço ou danificar a máquina.

Muitas vezes essas distribuições são aplicadas em computadores que já foram danificados e que precisam de um sistema que ajude a fazer a manutenção ou que não seja pesado para continuar operando.

Escolhendo uma distribuição:

Para escolher sua distribuição, vai depender das necessidades dos usuários e dos parâmetros que ele possui, por exemplo:

  • Estabilidade
  • Compatibilidade com hardware;
  • Suporte em comunidade
  • Ambiente de desktop

Estabilidade:

Os ciclos e atualização de cada distribuição acontece diferente, algumas disponibilizam versões atualizadas com todos os aplicativos e pacotes com a última versão. Algumas vezes isso pode resultar em instabilidades, e isso também é o motivo que outras distribuições preferem atrasar algumas atualizações. Garantindo a segurança do sistema de todos os usuários. Aqui você deve levar em conta a rapidez para conseguir receber software atualizado e com segurança para manter tudo estável.

Compatibilidade com o Hardware:

Podemos encontrar diversos tipos diferentes de driver para instalação no Hardware, cada distribuição possui uma diferente. Isso pode significar que a peça da sua máquina não funcione com a instalação padrão de algumas distribuições, é muito raro, mas pode acontecer. Você pode obter os driver para instalação, evitando esse trabalho todo. No momento que estiver buscando por distribuições, verifique as páginas que falam sobre compatibilidade e certeza de que sua placa de vídeo, wi-fi, som e outros hardwares serão compatíveis com a que escolher.

 Suporte em comunidade:

O sistema do Linux é conhecido por ter inovação e muita segurança para os usuários, e tudo isso também é possível pela comunidade de profissionais que ajudam no desenvolvimento dela. Quanto maior essa comunidade se torna, mais funcionalidade e compatibilidade poderemos ter, o apoio oferecido aos usuários pode ser uma grande solução para descobrir erros e corrigi-los.

Ambiente de desktop:

Podemos configurar tudo no Linux até mesmo o software responsável pelo desktop, com diferentes versões dependendo da destruição que você escolher. Você sempre vai poder instalar ambientes diferentes do padrão nos conjuntos das distribuições, assim como o próprio desktop que já vem instalado e otimizado para integrar o sistema com novas mudanças e configurações dentro de si.

Algumas distribuições do Linux:

Vamos ver as distribuições do Linux, lembre-se que todas elas são gratuitas e você pode instalar facilmente. Veja algumas delas:

1) Ubuntu:

Essa é a distribuição mais usada no Linux, principalmente pelo fato de ser uma distribuição fácil de instalar e usar. Ou seja, os usuários conseguem realizar as instalações e logo em seguida conseguem usar facilmente sem nenhuma dificuldade. Além de podem adicionar programas e resolver problemas logo depois da instalação ser concluída e configurada.

2) Debian:

O Debian é uma distribuição conhecida por ser estável nos sistemas dos usuários, dentro dele podemos ter inúmeros testes para ter certeza de que tudo está estável. Porém, se você for iniciante essa distribuição pode ser considerada complexa demais.

3) Mint:

Essa distribuição é a preferida de muitos usuários iniciantes em Linux, também é considerada uma distribuição fácil de conseguir utilizar e trabalhar. Ele se encontra em primeiro lugar das distribuições mais usadas por desenvolvedores iniciantes.

4) Fedora:

O Fedora não é tão fácil quanto os outros, mas possui suas funcionalidades que não são tão complicadas. Porém os iniciantes podem ter um pouco de dificuldade para conseguir usar e realizar trabalhos durante um tempo.

5) Red Hat Enterprise Linux:

Distribuição comercial do Linux, voltada para as empresas que trabalham com servidores e datacenters.

6) CentOS:

Foi construída usado os mesmos códigos do Red Hat, porém ela é gratuita. Não possui nenhum logotipo oficial do Red Hat e não conta com suporte de empresa. O sistema inteiro é idêntico ao Red Hat e você pode utilizar tranquilamente.

7) Arch Linux:

Distribuição minimalista e otimizada pelo processador i686, com gerenciador de pacotes sendo o Pacman. É uma distribuição difícil de instalar, mesmo por iniciantes ou intermediários. Todos levam tempo e sofrem para finalizar as instalações e a configuração dela.

8) Gentoo:

Possui um diferencial que é os seus pacotes que não são pré-instalados, ou seja, todos os pacotes são compilados para o hardware do seu sistema obter mais velocidade. Ao contrário do que ocorre com as outras distribuições! Lembrando que essa distribuição é voltada para os usuários avançados.

9) Backtrack / kali Linux:

É uma distribuição muito utilizada para ações voltadas para testes de penetração e análise de segurança de sistemas, e para rede de computadores. Os usuários que aplicam ações com esse sistema são chamados de Pentest, eles realizam testes dentro de empresas e organizações para saber se tudo está devidamente seguro.

10) Slackware:

Foi criada em 1993, sendo a mais antiga das distribuições do Linux e que continua em atividade até os dias de hoje. Ela tem o objetivo de simplificar e ter estabilidade para o sistema e para o usuário, além de se manter fiel ao Unix.

Melhor Linux:

Agora que você conheceu algumas distribuições do Linux, você deve estar querendo saber qual o melhor Linux. Certo? Um grande trunfo dessas distribuições é que todo usuário pode escolher e considerar qual o melhor, já que cada uma dela possui uma proposta diferente para cada necessidade.

Tecnicamente não existe a melhor, mas sim a que se encaixe mais no seu problema e no seu trabalho. E pensando nisso, separamos um deles que com certeza vai mudar tudo no caso que estiver passando nesse momento. E com certeza, isso vai ajudar muito na sua decisão. Vamos conhecer:

 Linux Mint e Ubuntu:

Essas duas distribuições são ótimas para usuários que estão iniciando, e podem ser excelentes opções de partida para quem mudar para o sistema Linux. Elas são totalmente intuitivas, desde o processo de instalação até o momento de gerenciar as atualizações. Não exigem que os usuários tenham grandes aprendizados antes de conseguir mexer no sistema.

Além disso, elas oferecem um reconhecimento automático dos drivers proprietários e que são importantes no componente. Por exemplo, placa de vídeo, antena wi-fi, e outros componentes que o usuário tenha para fazer uso manual.

A distribuição Ubuntu é baseado no Debian, e possui um grande sucesso desde o lançamento até os dias de hoje. Ele é muito conhecido por toda sua facilidade de uso, e se tornou um grande representante do Linux. Já o Linux Mint que é baseado no Ubuntu, traz o Cinnamon com uma interface gráfica padrão. Ela é muito popular e tem grandes vantagens para os usuários há muito tempo.

Essa distribuição também é mais leve, e oferece uma transição mais tranquila em relação ao sistema operacional Windows. Pois o Cinnamon tem o visual muito semelhante ao menu do sistema criado pela Microsoft.

Independente da sua necessidade ou da potência da sua máquina, essas duas distribuições são excelentes e oferecem altíssimos níveis de facilidade para quem quer começar a usar o sistema do Linux e sair dos outros sistemas operacionais comuns.

Sobre o seu Hardware:

Muitas pessoas duvidam que o Linux e suas distribuições realmente funcionem em qualquer máquina, pode existir alguns computadores que talvez não funcione, mas isso e muito raro. O sistema das distribuições é muito rápido e eficiente, mesmo para quem utiliza computadores antigos ou danificados. A maioria dos usuários preferem usar esse sistema do Linux ao invés dos outros que são mais pesados, tanto para o hardware quanto armazenamento.

A maioria dos driver e placas wireless são identificados e configurados pela própria distribuição durante o processo de instalação, e isso ocorre automaticamente. Antes de realizar qualquer instalação, faça pesquisas e descubra sobre a compatibilidade com seu sistema. Podemos encontrar distribuições que funcionam em computadores que já possuem mais de 11 anos de uso, então não vai ser problema encontrar um que funcione no seu sistema.

Conclusão:

Você conheceu qual o melhor Linux e algumas das distribuições que esse sistema possui, além disso também te falamos sobre a segurança que o Linux possui para os usuários e empresas. Os vírus e malwares raramente são criadas para esse sistema, na maioria das vezes eles são criados para outros sistemas operacionais.

Caso o Linux seja infectado por algum vírus, o usuário pode realizar a manutenção facilmente sem nenhuma dificuldade. Mesmo que o sistema não inicie o usuário consegue abrir a tela de texto e executar os comandos para limpeza. O Linux é ótimo para quem está iniciando como desenvolvedor, programador ou profissional de TI. Que vão conseguir realizar funções e estudar mais facilmente, colocando em prática tudo aquilo que aprender.

Agora que você conhece qual o melhor Linux e os benefícios e facilidades dele, basta instalar em seu computador e começar a praticar o que conhece. Todos esses passos podem ser feitos sem nenhuma dificuldade, principalmente pela própria distribuição conter facilidades para os usuários. E não deixe de seguir o blog para ver mais dicas sobre hospedagem de sites.

Gostou de nosso post? Compartilhe: