Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual é a diferença de Hospedagem Linux ou Windows? Saiba tudo!

12/05/2017 às 11:12 Hospedagem de Sites

Qual é a diferença de Hospedagem Linux ou Windows? Saiba tudo!

Qual é a diferença de Hospedagem Linux ou Windows? Saiba tudo!

Hospedagem Linux ou Windows: qual a melhor para seu caso? Essa é uma dúvida comum de muitos desenvolvedores que assinam diversos planos de hospedagem de site. Se você começar a pesquisar na internet, verá que a maioria dos servidores possui sistemas operacionais Linux ou Windows pré-instalados. Mas, de fato, o que muda de uma versão para outra?

Bom, se você nos perguntar, qual opção é melhor - Linux ou Windows - não daremos uma resposta. Como em muitos casos, depende do que você precisa de seu servidor. É por isso que é sempre bom fazer uma lista de expectativas antes de escolher um pacote de hospedagem. Em seguida, você pode compará-la com os recursos de diferentes sistemas operacionais, planos de hospedagem, hosts da web e outras considerações.

A ideia é, claro, que o sistema esteja dentro de suas prioridades. Muita gente pode confundir as funcionalidades pensando apenas naqueles níveis de usuário de computador, porém, quando se trata de hospedagem, as coisas mudam. Mesmo que você não utilize o Linux no dia a dia em sua máquina, ele pode ser mais proveitoso em seus negócios do que o Windows. Então, é bom conhecer caso a caso para fazer uma ótima escolha.

Linux x Windows: eles são parecidos?

Naturalmente, os servidores Windows e Linux têm desempenho diferente, segurança, preços, formatos de banco de dados e outros recursos que irão influenciar as funções de sua hospedagem. Ainda assim, antes de chegar à dimensão controversa, vamos primeiro discutir o que os dois têm em comum.

Linux e Windows têm uma abordagem semelhante ao gerenciamento de dados. A ferramenta mais conveniente que você vai encontrar em ambos os sistemas é o servidor FTP. É fácil e rápido - o que mais você precisa de um gerenciador de arquivos? Os dois sistemas operacionais são amigáveis ​​com tipos de arquivos populares como HTML (.html) e JavaScript (.js).

Se você está planejando trabalhar com formulários e conteúdo dinâmico, ambos os sistemas fornecerão CGI, uma ferramenta comumente usada para trabalhar em carrinhos de compras e outras soluções de comércio eletrônico. O MySQL, que é suposto ser um formato Linux, agora também pode ser processado por um servidor Windows, embora ainda seja mais comum para o Linux.

Hospedagem com Linux

Na verdade, o Linux é extremamente conveniente. Essa é uma das principais razões pelas quais este sistema operacional é a solução de servidor mais popular. A conveniência dos servidores Linux tem três componentes-chave: MySQL, PHP e preço.

Como já dissemos, você pode executar PHP e MySQL em servidores Windows, também. No entanto, estes dois formatos funcionam melhor quando se trabalha em conjunto. Essa combinação, por sua vez, funciona particularmente bem com o Linux. A razão para isso é óbvia - o Linux foi originalmente usado para PHP e MySQL, então todo o sistema deste sistema operacional é adaptado a esses dois formatos. No entanto, você deve saber que o PHP também funcionará com vários outros formatos de banco de dados, como Oracle, PostgreSQL, Sybase, Solid, etc.

Além disso, o Linux é também mais barato. A maioria das distribuições desse sistema não custa nada, é desenvolvida por uma comunidade livre e colaborativa, sem valores altos e efetivos ao consumidor final. Algumas versões do sistema operacional como o RedHat, têm um número de recursos especiais criados para um melhor desempenho do servidor, o que gera um preço, mas não é realmente alto em comparação com o do Windows. Essencialmente, o Linux é ótimo para uma startup: você tem um sistema flexível, codificação popular e formatos de banco de dados, baixo preço e muito mais.

Como um sistema de código aberto gratuito, os provedores de serviços de hospedagem web não precisam pagar taxas de licenciamento para usar o Linux como sistema operacional dos servidores de hospedagem. Portanto, provedores de hospedagem web são capazes de oferecer preços mais baixos para este sistema.

Ou seja, para quem está começando agora a desenvolver seu site, seja para assinar um plano comum de hospedagem ou uma revenda (e busca até um servidor dedicado), o Linux é de grande valia. Parece complexo, mas é simples de manipular e intuitivo, então não precisa temer nada. Com o tempo e a experiência, torna-se um ótimo sistema para trabalhar.

Hospedagem com Windows

Embora seja uma crença comum que o algoritmo ASP.NET ajuda os servidores Windows a trabalhar com grandes bancos de dados mais rápido, de fato não há nenhuma fonte segura ou opinião especializada que dê sentido a essa informação.

Você também encontrará muitos artigos dizendo que o Windows é menos seguro do que o Linux. Este é também um mito. O Linux também tem muitos problemas de segurança, e muitas vezes depende do rack e do suporte. Ou seja, sua empresa de hospedagem, bem como seu servidor, precisam fazer varreduras frequentes e investir sempre em parâmetros seguros para manter o sistema funcionando.

Já o preço de um servidor Windows pode ser mais caro quando comparado com o Linux. A ideia, nesse caso, é pesquisar bem para escolher a melhor versão que será adequada a seus planos. Geralmente, empresas grandes e que querem migrar de servidor apostam nesse investimento, independente dos motivos.

Mas, se meu pc tem Windows instalado, preciso ter obrigatoriamente uma hospedagem com Windows?

A resposta é não. O tipo de hospedagem que você escolhe não tem nada a ver com o sistema operacional que seu PC executa.

Windows ou Linux - qual escolher?

Cabe a você fazer uma escolha entre o Windows ou o Linux. Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens, e depende principalmente se o seu webmaster pode tirar o máximo partido dos recursos do servidor.

Estes dois tipos de hospedagem oferecem o mesmo nível de proficiência. Assim, o tipo de serviço de hospedagem que você escolher depende muito do tipo de tecnologias que seu site precisa. Por exemplo, se você gostaria de iniciar um blog com o WordPress, ou configurar um fórum on-line usando phpBB, então hospedagem Linux será uma ótima escolha para você. No entanto, se o seu site requer tecnologias Microsoft específicas, como MSSQL, você é obrigado a usar o Windows.

No mais, contate sua empresa de hospedagem de site 30 dias grátis e peça uma orientação. Caso tenha um plano com a ISBrasil, estamos sempre a disposição para sanar essa e outras dúvidas recorrentes. É só nos contatar quando achar necessário!

Gostou de nosso post? Compartilhe: