Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Home Office: Cuidados na hora do trabalho remoto:

30/04/2019 às 18:09 Ajuda

Home Office: Cuidados na hora do trabalho remoto:

Com o advento da internet, a noção espaçotemporal que passou a nortear as relações entre as pessoas mudou.

Isso quer dizer que, por exemplo, na dinâmica do trabalho, cresce a quantidade de profissionais que têm optado pela atividade remota, ou seja, pela realização de tarefas remuneradas que independem de um lugar fixo ou um ambiente necessariamente corporativo.

Essa é uma tendência que não apenas permite que as pessoas entreguem seus serviços integralmente de casa, mas que empresas já dediquem parte da carga horária de seus funcionários de forma remota.

Não tenha mais problemas com 502 bad gateway! Aprenda comor resolver!

Entre os pontos positivos que permeiam o trabalho remoto, destacam-se:

  1. Dedicação de boa parte do tempo a atividades que não estão relacionadas com o trabalho, como é o caso de projetos pessoais e lazer, como forma de se aperfeiçoar em outras frentes;
  2. Ausência de preocupação com transporte, horários marcados, rotinas cansativas, deslocamentos e modus operandi do trabalho externo;
  3. Flexibilização do local de trabalho, podendo entregar as tarefas independentemente do lugar onde se está, não limitando a realização de viagens, por exemplo;
  4. Maleabilidade na criação dos horários e rotinas de trabalho, fazendo o seu próprio horário e organizando a prioridade de suas demandas.

Já para as empresas que optam por um regime parcial de trabalho remoto para os seus funcionários, as vantagens são desde a manutenção de uma equipe mais livre e satisfeita, ter menos gasto com auxílios para transporte e alimentação e mais produtividade, conforme apontam as pesquisas realizadas nesse ramo.

Todavia, é preciso ter alguns cuidados para que o trabalho remoto seja realmente bem-sucedido, entre os quais se destacam:

  1. Má organização do tempo e das prioridades, deixando tarefas para última hora ou não se dedicando adequadamente às demandas de trabalho;
  2. Distração com redes sociais e outras vias de entretenimento, deixando de lado a realização dos trabalhos;
  3. Falta de elaboração de uma agenda produtiva, de modo que a rotina diária remota não é pensada para que as tarefas sejam realizadas em tempo hábil e de forma sadia;
  4. Perda do foco com problemas e a dinâmica doméstica. É preciso ter um tempo dedicado a isso que não comprometa as atividades de trabalho.

Os planos básico de hospedagem de site são o produto ideal para quem está começando na internet, os planos custam a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Confira já!

O que deve ser levado em consideração é que, como o trabalho é remoto, não há uma espécie de fiscalização externa sobre as atividades que estão sendo realizadas, de modo que quem lida com a produtividade do tempo em casa é o próprio funcionário.

Além disso, a lucratividade está diretamente relacionada à quantidade e à qualidade do trabalho que é entregue, o que depende integralmente do trabalhador remoto.

Para que o trabalho remoto funcione da maneira correta, indica-se:

1 – Manutenção de um espaço de trabalho

A atenção e o foco estão atrelados ao ambiente de trabalho.

Estando em casa, a chance de distrações com dinâmicas domésticas é bem maior do que em um ambiente corporativo, o que quer dizer que ao se separar um espaço especialmente para o trabalho, uma espécie de escritório, isso fortalece a atenção que é dispensada para suas tarefas, como se aquele espaço se limitasse a isso, ele deverá ser confortável, tranquilo e concentrado.

2 – Organização da disponibilidade

Trabalhar em casa não quer dizer estar em casa à toa e à disposição de tudo e de todos.

Parte de levar o trabalho remoto a sério implica saber se organizar para suas demandas pessoais, separando-as de seu trabalho.

Da mesma maneira, as redes sociais devem ser utilizadas caso façam parte da tarefa a ser entregue, caso contrário, é preciso cuidar para que elas não se tornem uma distração, prejudicando sua produtividade, quando se dedica muito mais tempo que se deveria com elas.

3 – Organização do tempo

A flexibilidade de tempo que o trabalho remoto oferece não quer dizer que ele não tenha de ser pensado.

É preciso ter horário para começar e para terminar uma atividade, cada passo deve ser programado dentro de uma rotina de prioridades previamente estabelecida pelo funcionário.

A organização do tempo fica mais fácil quando metas são estabelecidas, em curto e em longo prazo, sem contar que cada entrega deve ter uma execução planejada em tempo hábil para que caso haja qualquer imprevisto ele possa ser resolvido sem prejuízo da rotina de trabalho remoto.

4 – Manutenção de um espaço confortável

Cadeiras confortáveis e investimento em equipamentos de trabalho tornam a realização do trabalho remoto mais agradável.

Isso não apenas torna a realização das atividades mais aprazível, mas evita problemas de saúde, mal-estares e perda de tempo se preocupando com o conforto no ambiente de trabalho.

Janelas grandes, salas frescas e com iluminação adequada sempre que possíveis são bem-vindas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: