Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Cuidados no E-mail Marketing: não estresse a sua base

Cuidados no E-mail Marketing: não estresse a sua base

10/04/2017 às 16:46Email Marketing

Cuidados no E-mail Marketing: não estresse a sua base

Sabia que é sempre bom ter cuidados com o e-mail marketing, evitando erros que podem estressar sua base de dados? Mais que isso, as pessoas que recebem suas mensagens podem até parar de assinar e pegar birra de seu e-commerce, tudo porque você não está usando boas táticas de conversão, pelo contrário, só está sendo chato e repetitivo.Por isso, saiba como aumentar a conversão no E-mail Marketing.Pois é, usar essa ferramenta de modo ruim e errado pode acabar com seus planos de ter o respeito dos clientes e aumentar suas vendas. Por isso, vale a pena se atentar para não cometer esses equívocos que listamos.

Cuidados com e-mail marketing: evite esses erros

Concentrar-se apenas em vendas e promoções

Em vez de usar o e-mail marketing exclusivamente como uma ferramenta de vendas, tente aprimorá-lo como um meio para envolver seus clientes e aumentar a fidelidade do cliente. Mesmo que seu objetivo final seja promover e vender seu produto, para ver melhores resultados, concentre-se em envolver seus clientes com informações úteis em vez de bombardeá-los com conteúdo promocional. No final, os assinantes engajados se tornam os mais propensos a abrir e-mails que recebem de sua marca.

Ter uma linha de assunto confusa, enganosa ou chata

A linha de assunto é a primeira coisa que vemos em nossa caixa de entrada de e-mail e o que faz as pessoas clicar em sua mensagem. É por isso que é importante passar algum tempo pensando na elaboração de uma linha de assunto que vai realmente chamar a atenção dos seus leitores. Melhor ainda, teste diferentes linhas de assunto para ver qual funciona melhor.

Linhas de assunto chatas e sensacionalistas muitas vezes fazem os clientes excluírem o e-mail ou simplesmente ignorem para ir atrás de coisas mais importantes e interessantes. A grande jogada, nesse caso, é ter bom senso e se colocar no lugar do cliente. O equilíbrio é sempre a melhor forma de fazer um e-mail marketing de sucesso, sem estressar sua base de dados.

Sabia que as linhas de assunto diretas e esclarecedoras recebem mais cliques do que aquelas muito cativantes, enganosas ou confusas? Logo, é melhor ir divulgar sempre o conteúdo de modo íntegro, sem tentar enganar o cliente e usar estratégias que visam apenas a geração de cliques. Com o tempo, isso irritará seus parceiros de tal forma que todos podem te abandonar, pode ter certeza. Pense sempre em algo harmônico e verdadeiro.

Incorporar a mensagem em apenas uma imagem

Evite colocar todo o seu texto em imagens. Se houver um problema (de conexão, por exemplo) e as imagens não carregar por algum motivo, seu texto também não. É um caso óbvio que muita gente não se atenta, mas que faz toda a diferença.

A solução é equilibrar as imagens com texto claro e conciso no corpo do e-mail. Dessa forma, o texto sempre será legível e sua mensagem será lida por todos os contatos interessados. Como já dissemos, a harmonia e o bom senso contam muito em qualquer campanha de e-mail marketing. Caso a pessoa não tenha visto a imagem que não carregou, dificilmente voltará para verifica-la novamente.

Mensagem maçante e com muito texto

Hoje em dia, um e-mail só é aberto por alguns segundos, logo, deve ter em média 50 palavras, aquelas que vão capturar a atenção do leitor e farão com que ele entenda a mensagem que você deseja passar. Se você não conseguir convencer seu público a comprar seu produto durante esse período, suas taxas de conversão não aumentarão substancialmente.

Sendo assim, para ajudar a garantir que sua mensagem seja lida, é recomendado encurtar seu texto para tornar sua mensagem mais concisa, incluindo fotos atraentes e que farão a diferença no e-mail, além de um assunto claro e direto que dê ao leitor um gosto do que ele encontrará ao ler todo o conteúdo divulgado.

Abrir mão do call-to-action (chamada para a ação)

O ponto de um e-mail é conseguir que o usuário vá para outro lugar, seja abrindo uma página de produto, realizando uma compra ou simplesmente mandando uma mensagem para a empresa por um canal de atendimento. Logo, independente se o seu e-mail é rápido e direto ou um pouco mais descritivo e demorado, um botão de chamada para ação vai se destacar e permitir que o leitor navegue facilmente para a landing page, sabendo realmente qual caminho precisa seguir para dar de cara com tudo que lhe foi prometido na mensagem.

Enviar e-mail com muita frequência ou raramente

A maioria das empresas comete o erro de enviar muitos e-mails para os consumidores. Mas o oposto - enviar e-mails com pouca frequência - também é um erro. O e-mail marketing é ainda uma das ferramentas mais poderosas disponíveis, mas você tem que encontrar o ritmo certo. O envio de vários e-mails por dia pode ser exagerado, porém, mandar apenas um por mês pode não ser suficiente.

O ideal é ficar de olho em suas taxas clique, assim como nas assinaturas dos clientes (tanto os que saem quanto os que entram). Isto irá ajudá-lo a determinar uma frequência.  Você pode perceber que segmentos diferentes preferem e-mails em uma cadência distinta. Nesse caso, é ideal adaptar o volume de envio para cada um deles, seja de acordo com datas sazonais, faixa etária, região, entre diversos fatores que devem ser considerados.

Mandar e-mails para pessoas desconhecidas

A última coisa que você quer fazer em seu e-commerce é violar as práticas de envio de e-mail. Sabia que uma (ou várias) mensagens indesejadas, além de irem para Spam, podem ser denunciadas de acordo com leis de privacidade? Pois é, por isso não é indicado comprar listas de e-mail e nem tentar mandar a mensagem para pessoas que não se interessam espontaneamente pelos seus serviços/produtos.

Não estresse sua base

E-mail marketing é uma ótima ferramenta para mostrar os valores de sua loja virtual, por isso, deve ser usada com responsabilidade e respeito aos seus clientes e a toda a base de dados em si. Quando você perde a noção nas mensagens, pode estressá-los e gerar sérios problemas que atrapalharão todo seu trabalho. Tenha bom senso, evite esses erros e faça sempre o melhor. Boa sorte e até mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: