Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Como ser mais produtivo?

Como ser mais produtivo?

17/11/2016 às 08:17Novidades

Como ser mais produtivo?

 

Como ser mais produtivo no trabalho? O que fazer para otimizar o tempo e realizar todas as tarefas com eficiência, sobretudo aquelas propostas para o dia? Parece fácil, mas ainda é desafiador para muitas pessoas colocar em prática e, assim, cumprir as metas – e superá-las.

É claro que não precisa se tornar um robô para ir além das expectativas sempre. A ideia é ter bom senso para que, assim, dê para realizar tudo o que é pertinente e com equilíbrio, focando tanto nas obrigações quanto na qualidade de vida.  Quando se trata de um trabalho online, por exemplo, o desafio parece maior, justamente porque o que não faltam são distrações para prejudicar a execução de tarefas. Nisso, quando você percebe, está na conhecida procrastinação – aquele ato de fazer tudo, menos o que precisa ser feito. Você tem um trabalho para fazer, mas acaba assistindo vídeos, ficando em redes sociais, batendo papo com amigos, entre outras desculpas. 

Veja também nosso post: O que são métricas KPI’s   

Com o tempo, é óbvio que isso se torna um problema, ainda mais quem lida com prazos estabelecidos. Na hora do desespero, além de afetar a produção, ainda há chances de erros e falhas justamente porque não houve uma boa flexibilização do tempo para produzir. Assim, é impossível tornar-se um profissional focado e produtivo. 

Com certeza, há dias em que a preguiça ou o estresse toma conta, mas é necessário entender a importância de cada atividade para separar as coisas, e isso vale tanto para quem atua em um ambiente corporativo, em que o trabalho precisa ser feito em equipe, quanto para os indivíduos que trabalham remotamente ou home office. No fim, em todos os âmbitos, é primordial ter um bom planejamento, foco e disciplina para ser mais produtivo. 

 

Tempo é dinheiro!

Essa frase é clichê, mas está cada vez mais presente na vida dos profissionais, ainda mais nos tempos modernos – e de crise! Atualmente, não dá mais para ficar fazendo pausas desnecessárias quando você deveria realizar uma obrigação. Por isso, a otimização de todas as tarefas garante qualidade em todos os níveis: você consegue até trabalhar menos e apresentar resultados melhores!

Vários especialistas garantem que o foco e a eficiência são pontos fundamentais para conseguir uma melhoria total nas tarefas, equilibrando o tempo com todas as atividades. Vale lembrar que essas ‘’regras’’ valem tanto para o marketing digital quanto para qualquer área: no fim, todo profissional quer mostrar suas competências de modo eficaz, além de ter o gerenciamento de tudo em suas mãos. 

Bom, visto que essa situação, infelizmente, é comum para muitas pessoas e a maioria busca formas de como ser mais produtivo no dia a dia, preparamos algumas dicas que fazem a diferença e que você deve levar a sério se quiser tornar-se um profissional focado e com ótimos resultados. Comece já, pois a primeira lição é não deixar para depois o que você pode fazer agora – sem desculpas, ok?

 

Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

 

Não deixe o planejamento somente ‘’na cabeça’’

Aquela mania comum de que só deixar claro na cabeça o que precisa ser feito dificilmente funciona, já que muitas situações entrarão em conflito e, no fim, você acaba não fazendo nem metade de sua meta diária. Sim, isso é muito comum e, com certeza, muitas pessoas se identificam. A melhor coisa a fazer para evitar é materializar o planejamento: coloque tudo no papel, crie uma agenda personalizada, coloque avisos no celular, faça listas… isso faz muita diferença, ainda mais quando você risca a primeira tarefa. Dá uma sensação de satisfação incrível!

 

Deixe as distrações de lado

Essa dica vale principalmente para quem trabalha com internet. Na rede, há diversos atrativos que soam mais interessantes do que o trabalho em si, ainda mais se você está fazendo algo que necessita de foco e é considerado maçante. Daí, quando você percebe, já perdeu tempo em um site irrelevante ou procrastinando nas redes sociais, enquanto o trabalho está todo pendente. Por isso, vale um bloqueio temporário dessas mídias e de tudo que não acrescenta no momento. Às vezes, é preciso ‘’vivenciar’’ tal situação na prática para convencer a si mesmo de algo a ser feito. Acontece…

 

Faça uma lista de prioridades

Outra coisa que atrapalha na hora de aumentar a produtividade é ter várias tarefas conflitando entre si. Quem nunca passou um tempo tentando definir o que é ou não prioritário no momento, mas, no fim, acabou não fazendo nada. Péssimo, não é? Por isso, é essencial fazer uma lista de prioridades e determinar um tempo para que sejam entregues, por meio de um plano de ação que deve ser cumprido sempre!

 

Flexibilize seus horários

Um toque primordial para quem tem a possibilidade de gerenciar seus horários. Fazer uma flexibilização do que deve ser feito em determinado tempo ajuda a organizar as tarefas e manter a produtividade em alta. Desde que se tenha essa responsabilidade, você acaba colocando um peso maior naquilo que é importante. Mas também não se deve virar um ‘’escravo do trabalho’’. A ideia é ter tempo sadio tanto para as obrigações quanto para o relaxamento, afinal, ninguém é de ferro, não é?

 

Seja coerente e reconheça o valor de uma tarefa

É preciso ter bom senso e ser coerente para tornar-se mais produtivo no trabalho. Por isso que a organização é fundamental em todos os casos e setores, assim dá para fazer tudo com muita praticidade e sem sobrecarga. Mais que isso, é reconhecer o valor de uma tarefa, como uma recompensa para si mesmo: quando você cumpre com o planejamento, aproveitar o tempo livre para fazer o que mais gosta, sem pensar em trabalho, já que tudo referente ao trabalho está em dia – ou pelo menos, no plano estabelecido. 

Para tudo é necessário uma boa gestão e organização. Para ser mais produtivo, você não deve se auto sabotar, é preciso aprender a reconhecer os pontos fracos para tentar melhorá-los sempre. É um desafio, claro, mas, com o tempo e as necessidades, você aprende a lidar e gerenciar. Assim, começa a conquistar espaço e crescimento em sua área. Faça o teste, comece aos poucos e busque evoluir sempre!

Veja também: Passo a Passo para Criar um Blog   

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: