O que são métricas KPI’s?

O que são métricas KPI’s?

Categoria: Blog

26/08/2016 às 13:20

O que são métricas KPI’s?

 

Com certeza você já deve ter ouvido falar nestes termos, mas não deve saber exatamente do que se tratam. Métricas e KPI’s são essenciais no marketing digital para avaliar os resultados e garantir sucesso a sua loja virtual/site. Mas então, o que eles se referem exatamente? Acompanhe o artigo e saiba tudo!

Bom, a primeira coisa que precisa ficar clara é que ambos têm diferenças. Ainda há muita confusão acerca dos termos e muita gente acha que é a mesma coisa. Embora sejam, de certa forma, complementares, cada um tem suas características.

A proposta, como dito, é basicamente a mesma: mensurar dados e acompanhar resultados específicos e, a partir daí, fazer uma análise para melhorias e eventuais correções. Como se sabe, na internet tudo oscila bastante, por isso é essencial fazer essa análise sempre.

Leia também nosso Post "O que é remarketing?"

 

O que são métricas?

 

Métricas são a base de um indicador, medidas associadas ao comportamento do usuário, sem meta preliminar definida. Não há dados concretos, e sim números e informações a respeito do desempenho da aplicação/loja virtual.

Ou seja, com uma métrica você sabe o que está acontecendo. Um exemplo: o número de visitas, a taxa de rejeição, quantas pessoas compraram, entre muitos outros dados. Especialistas definem esse termo como uma referência inicial, com a toma de decisões e estratégias feitas no passo seguinte, a avaliação do KPI.

 

O que é KPI?

 

KPI significa Key Performance Indicador, na tradução livre, Método Indicador de Performance. O nome já diz basicamente do que se trata: avalia o negócio como um todo, considerando sempre as métricas. Um depende do outro para que seja feita uma boa análise, estudo e as alternativas que serão colocadas em prática para melhorar o negócio.

Logo, a proposta do KPI é atingir determinado resultado, avaliando o comportamento dos clientes e propondo uma série de medidas para mudar uma situação desfavorável. Quer um exemplo de KPI? Pense, então, na taxa de conversão de vendas ou no número de clientes que cadastraram o e-mail em sua loja virtual. Tanto um quanto ou outro derivam das métricas iniciais, por isso há esse complemento total entre um e outro.

 

 

Por que preciso considerar estes dados?

 

Por motivos óbvios. Pense que negócio nenhum sobrevive ‘na sorte’. É necessário considerar todos os detalhes, por mais pequenos que possam parecer. Com a enorme concorrência e o número cada vez mais alto de opções à disposição do cliente, avaliar o que está dando certo e o que é falha é primordial. Assim, você consegue melhorar e investir ainda mais no que faz sucesso, além de corrigir os erros e garantir que eles não ocorram com frequência ou sejam eliminados de uma vez por todas.

Muitas empresas possuem equipes e setores específicos para o acompanhamento de métricas e KPI’s, tanto pela importância que estes dados possuem quanto para uma ação rápida. Ou seja, se o número de cliques do seu site está caindo dia a dia, é preciso fazer um estudo para saber o que mudou e o que exatamente está causando esse evento. Será que não é falta de interação com as redes sociais? O conteúdo é bom? Há duplicidade ou palavras erradas no texto? São muitas alternativas, e tudo precisa ser visto!

Não é um trabalho fácil, ainda mais para uma única pessoa gerenciar, porém, é imprescindível ter esse controle e focar em medidas para melhorar seu negócio online. O que você precisa ter em mente é que é preciso acompanhar tanto o site quanto o plano em si. Dificuldades existem e vão acontecer, claro, mas só assim ele crescerá e ficará cada vez mais popular, gerando muito tráfego e lucro. Pense que nada é fácil e simples, mas com um bom gerenciamento, tudo fica mais interessante, prático e até divertido.

 

Quais métricas e KPI’s devo considerar?

 

Alguns dados precisam de muita atenção, seja para um site comum ou um e-commerce em ascensão. O acompanhamento diário rende tomadas de decisões rápidas, correções a tempo e até a criação de campanhas para alavancar sua plataforma. Saiba o que considerar:

 

Taxa de conversão

No caso da loja virtual, acontece muito dos clientes pesquisarem e chegarem até a colocar produtos no carrinho, mas, no fim, não fecham a compra. Se a taxa de conversão do seu e-commerce está baixa, você deve se atentar a este fato. Avalie os motivos para a desistência da compra: sistema lento, opções ruins de pagamento, frete alto, pouca informação… Tudo pode acontecer!

 

Ticket médio

É uma métrica que gera um KPI que pode ser melhorado. O ticket médio é a ‘média’ do valor comprado e, com isso, visa aumentar com a compra de mais produtos e com maior valor, claro. Uma boa opção para mantê-lo nas alturas é investir em promoções e campanhas sazonais (datas comemorativas). Um recurso que pode ajudar muito nesse caso é o e-mail marketing.

 

Custo de Aquisição de Cliente

O CAC é basicamente a avaliação dos seus investimentos junto ao número de clientes angariados. Exemplo: o que foi gasto em marketing e quanto isso foi importante para trazer mais consumidores a sua loja – e vendas, claro. É um ponto bem importante e que precisa de estratégias para ficar cada vez mais otimizado e gere muito lucro.

 

Lifetime Value (LTV)

É o tempo de vida do cliente dentro do seu negócio. Essa métrica tem a ver com a fidelização dos consumidores, se eles compraram uma vez por causa de uma promoção, por exemplo, ou se estão comprando sempre pelas boas condições gerais. Nisso, é primordial conferir caso a caso, afinal, todo cliente importa e muito!

Essas foram algumas informações gerais de como as métricas e os KPI’s são de grande valor para o marketing digital e sucesso de sua plataforma como um todo. Pense que, enquanto há boas alternativas, é preciso tirar o máximo proveito delas para deixar tudo mais eficiente e em constante crescimento.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário no post.

Até Mais!

Talvez você goste

Top